collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Compilador C  (Lida 7939 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Compilador C
« Responder #15 em: 03 de Março de 2021, 22:41 »
A coisa nesta altura vai a bom ritmo. Dei um passo bem dado entrando na programação por classes (Arduino) e ganhei rapidamente o tempo pedido no processo.

A coisa que mais me tem feito fumegar é a programação para Windows. Aceder às propriedade e eventos é mais ou menos fácil (há uns anos fiz uma coisa um bocado complicada em Access e o mecanismo é similar), perceber, naquele labirinto, onde estão ou aparecem as coisa demora um pouco mais, mas chato como a potassa é saber que coisa invocar para fazer algo que não esteja relacionada com os objectos que se colocam na form. Mas o IDE parece bem feito. Ainda por cima a versão anterior do Visual Studio tinha umas pancadas e gostava de arrancar sem abrir as janelas da praxe. Acabei por me habituar, abrindo-as à pata, e nessa altura saiu uma actualização de mais um batatal de mega que parece ter resolvido o problema.

Enfim, na borrasca fazem-se buscas e ajuda não falta.

Destro de algum tempo hei-de abordar o CRC mas para já continuo no processo principal apenas com checksums de XORs e pura soma aproveitando os 8 bits menos significativos (os dois métodos). Está feito, funciona, não deve ser grande coisa mas, para já, tenho que tratar da funcionalidade. Não me posso meter nas guerras todas ao mesmo tempo. Careca já eu sou.

No Arduino continuo com o IDE clássico, tosco mas sem espinhas. Também não vou nesta altura procurar alternativa.

Amanhã irei recomeçar. Ontem tive que ir buscar mantimentos e hoje fiquei de papo para o ar.
« Última modificação: 05 de Março de 2021, 20:17 por SerraCabo »

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Compilador C
« Responder #16 em: 03 de Março de 2021, 23:01 »
viva

aproveirando aqui o post a falar de programação, eu ainda sou do tempo da programação de micro´s em assembly e C com linux CCSPic Compiler em windows.

agora depois de bastantes anos fora deste mundo, estou a organizar forma de voltar a acordar esse vicio em mim :D

A minha pergunta é, o que é que a malta agora utiliza para programar micro's tipo PICs? Ou já só se utiliza arduinos e raspberry?

Raspberry também tenho aqui o 4 dentro da caixa "lol" porque nunca vi phython à minha frente, mas essa será a segunda etapa, primeiro mesmo era pegar nos PICs e fazer o "Olá Mundo" e o "Pisca Leds"

cumps

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Compilador C
« Responder #17 em: 04 de Março de 2021, 00:11 »
As PIC não morreram, mas hoje em dia o mais comum é Arduinos(com atmega),ESP8266, ESP32 e depois tens todo o universo ARM Cortex Mx
As maiores vantagens é que tens clones chineses muito baratos de diversos formatos, e são programáveis por USB sem precisares de programadores especiais (mão no ar quem fez um JDM para PICs e depois era uma luta a procura de uma RS232 que tivesse voltagem suficiente).
Se estás a recomeçar, dá uma espreitadela ao "IDE" do Arduíno, mas depois de safares um "Hello world" muda-te para VSCode com Platformio que não te arrependes de certeza.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Compilador C
« Responder #18 em: 04 de Março de 2021, 23:06 »
Esta coisa parece falar daquilo que JM_Araujo fala:

https://lusorobotica.com/index.php?topic=9765.msg107655;topicseen#new

SC

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Compilador C
« Responder #19 em: 08 de Março de 2021, 00:30 »
As PIC não morreram, mas hoje em dia o mais comum é Arduinos(com atmega),ESP8266, ESP32 e depois tens todo o universo ARM Cortex Mx
As maiores vantagens é que tens clones chineses muito baratos de diversos formatos, e são programáveis por USB sem precisares de programadores especiais (mão no ar quem fez um JDM para PICs e depois era uma luta a procura de uma RS232 que tivesse voltagem suficiente).
Se estás a recomeçar, dá uma espreitadela ao "IDE" do Arduíno, mas depois de safares um "Hello world" muda-te para VSCode com Platformio que não te arrependes de certeza.

Euuuu!!!!!!!!  :P :P :P bons tempos...

Depois dessa era, comecei a trabalhar(area diferente), casei, filho, lá se foi a eletrónica...

Mas como o bixinho nunca morre, foi comprando umas coisas que estão aqui nas caixinhas como novas, e que agora prendo começar a dar uso, entre elas dois arduinos, dois raspbery e um ESP32, tudo para fazer alguma coisa que nunca soube bem o quê por falta de tempo.

VSCode nunca ouvi falar, mas ainda sei ler, por isso, vamos lá a uma aventura...