collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Escolha de baterias li-ion  (Lida 8915 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Escolha de baterias li-ion
« em: 02 de Janeiro de 2015, 17:37 »
Boas. Tenho aqui um projecto em que uso um monte de nós wireless, alimentados por baterias AA NI-MH... Ando agora a fazer a versão 2.0 da coisa, e queria fazer um upgrade para baterias li-ion. Mandei vir algumas também em formato AA do ebay, mas pelo que tenho visto as capacidades das baterias são altamente aldrabadas!
Isto leva-me então às minhas questões:

1 - Que sítios de confiança há na Europa para comprar baterias com uma boa relação qualidade/preço?

1 - Visto que não estou preso ao formato AA, há algum formato alternativo que seja bastante usado que possa usar? O formato não tem de ser cilindrico, o lado mais comprido não pode é ser maior que as AA (tem de ser <5cm).

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Escolha de baterias li-ion
« Responder #1 em: 02 de Janeiro de 2015, 18:04 »
1 - Visto que não estou preso ao formato AA, há algum formato alternativo que seja bastante usado que possa usar? O formato não tem de ser cilindrico, o lado mais comprido não pode é ser maior que as AA (tem de ser <5cm).

O mais popular de todos é o 18650, mas é mais comprido um bocado que as AA.
Mais vulgares dentro do tamanho que me lembre são as 14500 que são do formato de uma AA e as R123 do tamanho das CR123.

Mas tens outros tamanhos, dá uma vista neste site de reviews: http://lygte-info.dk/review/batteries2012/CommonSmallSummary%20UK.html que para além do tamanho também tem capacidades e outros testes.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Escolha de baterias li-ion
« Responder #2 em: 02 de Janeiro de 2015, 21:11 »
Pois eu recentemente encomendei precisamente packs desses dois tamanhos do ebay (18650 e 14500) para testes... Mas depois tive a ler testes a baterias tudo com resultados horríveis a nível de capacidade (a maioria nos 10-20% da capacidade anunciada). :s Dai estar à procura não só de um formato novo (se houver melhor) como de um sitio que fosse +- de confiança, porque ainda preciso de comprar um monde de baterias. :)

Vou digerir a informação do site este fds, obrigado jm_araujo :)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Escolha de baterias li-ion
« Responder #3 em: 03 de Janeiro de 2015, 00:14 »
Sites para comprar fidedignos encontras nos fóruns de lanternas, os gajos são do mais exigente :)
Tens o  http://www.candlepowerforums.com e o http://budgetlightforum.com , por lá encontras várias recomendações certamente.

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: Escolha de baterias li-ion
« Responder #4 em: 03 de Janeiro de 2015, 09:58 »
Em relação às baterias do eBay, houve alguém que se deu ao trabalho de comprar uma data delas e de testar a respectiva capacidade.... http://www.ebay.com/gds/18650-Battery-Buying-Guide-test-on-all-from-eBay-below-3-/10000000178020340/g.html

Já se sabe, baterias e SD card's devem ser das coisas mais alduteradas no eBay.

De qualquer forma mandei também vir uns power banks usb com 16850, não do eBay, mas da Banggood (sim, nome esquisito como o caraças, mas são de confiança), com capacidade de 2600mAh, já sabendo que a capacidade não deve andar lá perto.

É que 18650 com capacidades reais ronda os 7€ ou mais para os 2600mAh por pilha.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Escolha de baterias li-ion
« Responder #5 em: 03 de Janeiro de 2015, 13:18 »
Compra Eneloops da Panasonic e não tens mais de te preocupar se a capacidade anunciada é real ou não, o problema é que querem qualidade por 50 centimos..
http://www.panasonic-eneloop.eu/eneloop-products/eneloop-batteries.html
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Escolha de baterias li-ion
« Responder #6 em: 03 de Janeiro de 2015, 14:20 »
Essas Enelop não são só NI-MH? Eu estou à procura apenas de li-ion...
Sei que a qualidade tem de se pagar, mas tambem tem de ficar dentro do orçamento... :) Uma vez que preciso de umas boas dezenas de pilhas, não queria ir muito alem dos 2€ por cada uma.

Offline brunofunchas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re: Escolha de baterias li-ion
« Responder #7 em: 03 de Janeiro de 2015, 21:22 »
Viva!

A Farnell e a mouser tb podem ter uma solução para o pretendido.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Escolha de baterias li-ion
« Responder #8 em: 04 de Janeiro de 2015, 15:36 »
Nessas (farnell e mouser) já tinha visto e não achei nada :s

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Escolha de baterias li-ion
« Responder #9 em: 04 de Janeiro de 2015, 22:36 »
É preferivel evitar compras de baterias que venham fora da UE, por causa das restrições, a mouser tem qualquer coisa, mas a escolha é reduzida e o preço é estupidamente elevado nas poucas que o têm marcado:
http://pt.mouser.com/Power/Batteries/Battery-Packs/_/N-5gbm?P=1z0y6z5
Avr fanboy

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Escolha de baterias li-ion
« Responder #10 em: 05 de Janeiro de 2015, 16:31 »
para ajudar podias por a voltagem que queres, a capacidade que precisas, e o espaço que tens disponivel  ;)

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Escolha de baterias li-ion
« Responder #11 em: 05 de Janeiro de 2015, 16:44 »
para ajudar podias por a voltagem que queres, a capacidade que precisas, e o espaço que tens disponivel  ;)

Quero uma single cell, por isso na voltagem não há muita escolha... :) Os limites de tamanho já tinha referido, estava a apontar para algo estilo uma pilha AA, poderia ser mais largo, desde que não fosse mais comprido (tipo uma 18650 já é comprida demais). Queria uma capacidade acima dos 400-500mA, a partir daí é tudo uma questão de preços...

Tenho andado a ver umas "Turnigy nano-tech" na HobbyKing, foi o melhor que vi até agora (tirando as dos chineses no ebay). Alguem conhece estas? São baratas em relacao ao resto que tenho visto, mas já li várias reviews com opiniões opostas...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Escolha de baterias li-ion
« Responder #12 em: 06 de Janeiro de 2015, 12:02 »
Tenho duas 3S Nanotech, com 3-4 cargas de uso, uma está boa,a outra inchou com a carga de storage e por enquanto está descarregada mas nem sei que lhe faça.
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Escolha de baterias li-ion
« Responder #13 em: 06 de Janeiro de 2015, 12:08 »
Onde eu tenho visto mais coisas sobre baterias tem sido em forums de modelismo... A ideia que eu tenho é que muitas vezes elas estragam-se quando se carrega ou puxa muita corrente... Isto está correcto? Por exemplo, no meu caso eu vou puxar pouca corrente (50-80mA), e carregar também com pouca corrente tb (200-300mA) max. Isto assim é o melhor para as baterias certo?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Escolha de baterias li-ion
« Responder #14 em: 06 de Janeiro de 2015, 14:06 »
Além disso o que mais "estraga" mais as baterias é fazer ciclos demasiados profundos (descarregar demais antes de voltar a carregar). Se fizerem descargas pouco profundas  conseguem muitos mais ciclos.