collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Duvida de Curso  (Lida 15459 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Duvida de Curso
« Responder #30 em: 07 de Junho de 2011, 00:06 »
Eu simplesmente não gosto muito do tipo de ensino do IST, acho demasiado teórico, eu não estou num nem noutro, prefiro um ensino mais prático. Só isso, e acho que em certas áreas o IST vive mais da fama do que da verdadeira qualidade, mas não tenho nada contra, conheço muito bons engenheiros formados no técnico.

Mas em que é que baseias a tua opinião? Já lá estudaste?

Só agora vi este tópico, e aproveitando o teu "bitaite" vou tentar desmistificar um pouco o ensino no IST...

Eu sou aluno do IST, MEEC, tenho electrónica como área principal e, muito sinceramente, não sei de que forma o curso pudesse ser mais prático do que o que é. Tenho projectos a todas as disciplinas, passo os semestres completamente ocupado com projectos. FPGA, DSP's, microcontroladores, tudo isso e muito mais é explorado com intensidade significativa.

Vou-te dar alguns exemplos recentes. Este semestre tive a oportunidade de fazer um emissor e desmodulador de BPSK com um DSP da Texas Instruments, um sistema de monitorização de sensores com um microcontrolador PIC e com o RTOS eCos, um core SPI numa FPGA que comunica com um acelerómetro e apresenta os resultados num monitor VGA, cinemáticas inversa e directa de um braço robótico (real!), PCB com 4 camadas e com problemas de integridade de sinal. Tudo isto "feito de raíz", nada de "black boxes". Como é que isto pode ser "demasiada teoria"? Não pode, porque não é :)

Qualquer curso de engenharia que seja digno desse nome, tem teoria. A teoria é essencial em engenharia e apanha-se tanto numa universidade como num politécnico. No entanto, o mestrado, e pela minha experiência, é 99% de projectos. Isso também depende da área para onde se vai. Em Energia há (compreensivelmente) muito menos projectos. Em Controlo muitos trabalhos são feitos na base da simulação, MATLAB, etc...

Mas não me digam que o IST é "mais teórico" que outras universidades porque terei muita dificuldade em acreditar. O que conheço do ISEL (algumas pessoas amigas que lá estudam) dificilmente terá mais prática do que aquela que apanhei no IST. A começar pelo modelo de aulas: no ISEL são teorico-praticas e no IST há teoricas, praticas e laboratórios.
É claro que o IST e qualquer curso de engenharia será milhões de vezes mais teórico que um curso profissional, por exemplo. Mas essa comparação não faz sentido.

Por último, a fama do IST é justificada. Não é qualquer um que acaba um curso no IST e, se as empresas, pelo menos na zona de Lisboa, continuam a procurar preferencialmente alunos do IST (eu sei que algumas o fazem), é porque realmente vale a pena fazê-lo :) A própria exigência das instituições acaba por funcionar como um "filtro" e daí a reputação positiva dos que lá se formam. Isso obviamente que não acontece só com o IST. O IST tem 100 anos, é a universidade que mais tempo teve (acho eu) para mostrar isso. No entanto, a competição entre todas as universidades e politécnicos do país tem tratado de mostrar que tambem se consegue formar gente com muito boa qualidade noutros sítios do país. E isso já ha alguns anos que é visível.


Edit:
Mais PRÁTICA @IST  ;D
Formula Student

http://www.youtube.com/user/ProjectoFST
Este é já o 3º  carro construido inteiramente por alunos do IST, de diversos cursos (várias teses de mestrado contribuem para a construção do carro)
Sei que já estão a tratar de um 4º carro que vai ser o primeiro com motor eléctrico


« Última modificação: 07 de Junho de 2011, 00:44 por msr »

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Duvida de Curso
« Responder #31 em: 07 de Junho de 2011, 00:23 »
mas o IST forma gente para a pesquisa, sinceramente não acho que seja uma instituição assim tão boa em termos de EE ou EI, por exemplo, mas isto é a minha opinião.

Não resisto a comentar mais esta frase... (não leves nada disto como pessoal, eu sei que há muito mais gente com essa opinião e já que a aqui deixaste aproveito para a comentar)

Qual deverá ser a função de um Engenheiro Electrotécnico em Portugal? Será vender produtos da Siemens , da Huawei (os chamados engenheiros comerciais), trabalhar como consultor na Delloite ou ser gestor de um qualquer departamento técnico?
A meu ver, Portugal precisa é mesmo de engenheiros que pesquisem e que, essencialmente, desenvolvam (I&D). É daí que surgem as empresas. É aí que se pode fazer projecto em engenharia. Portanto ver o IST como "instituto que forma gente para a pesquisa" não pode ser visto de forma depreciativa. Haja €€€ para que se possa pesquisar, investigar e desenvolver.

O IST tem alguns exemplos de pessoas que começaram por pesquisaram e acabaram a desenvolver: http://tt.ist.utl.pt/inovacao-e-empreendedorismo/ist-spin-off/




Offline Mike

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
    • Robot Gecko
Re: Duvida de Curso
« Responder #32 em: 07 de Junho de 2011, 08:48 »
Sim o grande problema é que não 100/200 vagas para investigação/desenvolvimento por ano...
Depois esses engenheiros vão parar à industria e sabem 0 do que estão a fazer, e depois saem engenheiros, com um sindrome muito comum na engenharia, que é eu sei mais que os outros, o que é mentira, eu estou a acabar num politecnico, e de certeza que não sei mais que os outros, tenho bases para aprender o que vou fazer, mas não sei mais que os tecnicos e assim que já la estão.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Duvida de Curso
« Responder #33 em: 07 de Junho de 2011, 10:22 »
mike, isso parece-me que vai da formação e educação de cada um..
se n formos humildes e soubermos reconhecer o que sabemos ou não, a coisa corre mal.. mas não é na universidade que aprendes a ser humilde..

Offline Mike

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
    • Robot Gecko
Re: Duvida de Curso
« Responder #34 em: 07 de Junho de 2011, 11:22 »
Mas ha universidades em que te é encutido que és melhor que os outros.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Duvida de Curso
« Responder #35 em: 07 de Junho de 2011, 11:40 »
Mas ha universidades em que te é encutido que és melhor que os outros.

Eu ando numa melhores faculdade do país e não digo isto por causa dos professores ou das instalações(e se em relação a instalações até pode ser das melhores em relação aos professores há para todo o gosto LOL), digo isto porque cientificamente é assim avaliada. E em relação ao nos ser dito que somos melhores que os outros é verdade mas também é verdade que sempre que ouvi isso de professores nunca foi num sentido depreciativo em relação aos outros mas sim motivante para nós.
Eu ando na FEUP e a outra realidade que conheço é de alguns amigos que andam no ISEP e a verdade é que se eles podem sair mais preparados para o mercado de trabalho técnico os alunos da FEUP estão mais perto da definição original de engenheira na minha opinião.

Cada um tem que perceber bem o que quer, eu conheço pessoas que acabaram por ir para o ISEP e outros que depois de entrarem no ISEP acabaram por vir para a FEUP.

Uma ser melhor que a outra depende do que cada um quer, depois dentro do que ser quer, ou mais investigação ou algo mais pratico, ai sim é possível distinguir as faculdade quer através de artigos científicos, quer através do numero de alunos que as empresas empregam, etc, etc.

Para alem disto concordo totalmente com o que o msr disse:
Qual deverá ser a função de um Engenheiro Electrotécnico em Portugal? Será vender produtos da Siemens , da Huawei (os chamados engenheiros comerciais), trabalhar como consultor na Delloite ou ser gestor de um qualquer departamento técnico?
A meu ver, Portugal precisa é mesmo de engenheiros que pesquisem e que, essencialmente, desenvolvam (I&D). É daí que surgem as empresas. É aí que se pode fazer projecto em engenharia. Portanto ver o IST como "instituto que forma gente para a pesquisa" não pode ser visto de forma depreciativa. Haja €€€ para que se possa pesquisar, investigar e desenvolver.

O IST tem alguns exemplos de pessoas que começaram por pesquisaram e acabaram a desenvolver: http://tt.ist.utl.pt/inovacao-e-empreendedorismo/ist-spin-off/

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Duvida de Curso
« Responder #36 em: 07 de Junho de 2011, 12:04 »
Boas!
Já n venho cá há algum tempo escrever nada, apesar de vir diariamente ver o que se passa por cá, mas vi este post e resolvi deixar tb o meu bitaite. Na minha opinião aquilo que se faz e aprende depende mais da nossa própria vontade do que da universidade em que estamos. Não podemos ficar parados à espera que a universidade nos ensine tudo o que queremos ou gostaríamos de saber porque isso não vai acontecer.. nem no IST, nem na FEUP, nem na UAlg, nem no MIT... É verdade que universidades como o IST e a FEUP têm mais fama junto dos meios de comunicação e das empresas e formam engenheiros de qualidade, mas isso não quer dizer que sejam as únicas a fazê-lo. Seja qual for a universidade que escolheres, vires a ser um bom engenheiro depende mais de ti do que da universidade em que estás. No meu caso estudo na UAlg, acabei o mestrado na terça feira passada e devo continuar para doutoramento, se tudo correr bem. Posso dizer que fiquei satisfeito com o meu curso, tem o seu equilíbrio entre teoria e prática e bons professores que se preocupam se os alunos aprendem ou não.

Não vou dizer k é melhor ou pior que a universidade X ou Y porque não estudei nas outras e como disse, o que aprendes depende mais de ti próprio do que da universidade. Ainda há 2 ou 3 semanas fomos à competição nacional de engenharia do BEST que decorreu na FEUP e em que participaram equipas do IST, da Universidade Nova de Lisboa, de Coimbra, de Aveiro, da FEUP e da UAlg e saímos de lá vencedores.. no entanto isso não demonstra que a UAlg é melhor ou pior.. demonstra que houve um grupo de alunos que era mais "curioso" que os outros grupos e como tal já tinha mais experiência com materiais e construções.. Digam o que disserem.. uma grande parte da aprendizagem da engenharia tem que ser feita em casa.. pesquisando.. experimentando.. montando.. testando.. a universidade só serve para aprender as bases.. e para isso todas servem. Vê bem os currículos dos cursos e escolhe aquela em que te imagines a estudar e a viver durante 5 ou 6 anos ;)

Btw, durante o mestrado tive oportunidade de dar aulas como docente convidado na UAlg e tive uns quantos alunos a fazer-me perguntas quanto ao IST ou outras universidades e vou dizer-te o mesmo k lhes disse a eles: "podes ir para uma universidade boa e viver da fama que outros criaram (e talvez contribuir para essa fama) e tornares-te um bom profissional.. ou podes esforçar-te, criar a tua própria fama noutro sítio qualquer e seres um bom profissional na mesma.. só depende de ti". Tenho também colegas do ramo de Sistemas de Energia e Controlo que decidiram ir fazer o Mestrado no IST e têm feito as cadeiras todas com boas notas (algumas com 16.. 17..). Apesar das diferenças de fama de umas universidades para as outras, o ensino universitário nacional é bastante uniforme a nível do que os alunos aprendem.


Boa sorte no curso que escolheres e não te esqueças de fazer sempre "os trabalhos de casa" ;)
« Última modificação: 07 de Junho de 2011, 12:11 por msaleiro »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Duvida de Curso
« Responder #37 em: 07 de Junho de 2011, 20:59 »
Citar
Sim o grande problema é que não 100/200 vagas para investigação/desenvolvimento por ano...

Mas, por ano, não há 100/200 alunos a acabar o curso :) Pelo caminho há muitas desistências, ha outros que se demoram mais do que o previsto ou que, alem disso, escolhem ramos de especialização diferentes.

Depois esses engenheiros vão parar à industria e sabem 0 do que estão a fazer, e depois saem engenheiros, com um sindrome muito comum na engenharia, que é eu sei mais que os outros, o que é mentira, eu estou a acabar num politecnico, e de certeza que não sei mais que os ouratros, tenho bases para aprender o que vou fazer, mas não sei mais que os tecnicos e assim que já la estão.

Há de tudo e em todo o lado. Tambem ha o caso oposto dos técnicos que acham que sabem tanto ou mais do que um engenheiro. Há gente competente e incompetente em ambos os lados. Todos, engenheiros e técnicos, são precisos.

De resto, é como o msaleiro disse. O que o estabelecimento de ensino te pode dar são professores, materiais, condições e oportunidades de trabalho. Cabe a cada um saber tirar o melhor proveito disso. Se há os que acabam os cursos (seja qual ele for) sem saber grande coisa, porque só estiveram interessados em receber o canubo, há tambem os que durante o seu percurso se interessaram e procuraram aprender mais. A meu ver é a exigência das instituições que permite de certa forma "filtrar" alguma dessa "nata".

Citar
Mas ha universidades em que te é encutido que és melhor que os outros.

...cheira-me a bitaite ;D

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Duvida de Curso
« Responder #38 em: 22 de Junho de 2011, 00:25 »
Ora aqui está a apresentação do carro eléctrico que falei num post acima: FST4e

http://videos.sapo.pt/160EmAMETcZ6O63VDYSr

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Duvida de Curso
« Responder #39 em: 22 de Junho de 2011, 00:56 »
Já agora tb quero dizer qq coisa... :P

Concordo 99% com o que disse o msr. Eu conheço bem o IST... é uma grande casa! Assim como existem outras...

A minha idade deve andar ligeiramente acima da media aqui do forum, por isso permitam-me dizer que independentemente do curso que tirem, lutem e aprendam por voces. O curso é apenas um empurrão... as bases, os conhecimentos iniciais, e algo mais... Mas 15 anos (tanto?!) depois de estarem no mercado de trabalho a média/curso/univerdade que tiraram é quase irrelevante... É a experiência, a dedicação, a vontade de aprender e dar o litro que os vais diferenciar dos outros. Mas isto nao é sinonimo de trabalhar até as 23h para dar boa impressão...

Claro que as pessoas inteligentes e que sabem do seu valor se põem a andar daqui para fora num abrir e fechar de olhos porque cá em PT isto já não dá nada... Entao em electronica conta-se pelos dedos...

Bom, já me estou a afastar no assunto.

Abraços.

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: Duvida de Curso
« Responder #40 em: 29 de Setembro de 2011, 13:07 »
Obrigado pessoal... O posso retirar daqui é que, o mérito não será nos dado de bandeja, não será a universidade, essa da-nos as melhores infratesturas, cada coisa ao nosso gosto para que nos sintamos em casa, ela da-nos "o empurrão"... o resto tudo depende de nós.

Acham que foi só a Universidade que fez o Bill Gates, o Bill Gates, e  Steve Jobs, o Steve Jobs... não ! eles nem acabaram os seus cursos ;)


Obrigado pela atenção :P
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt