collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Circuito básico do 7805  (Lida 11888 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Circuito básico do 7805
« em: 04 de Outubro de 2018, 18:46 »
Boa tarde,

Deparei-me com um circuito do 7805 que para além dos condensadores de entrada e de saída tem um díodo 1N4007 no lado da saída.
Não encontrei explicação na página que apresentava o circuito e não consta nada semelhante na datasheet.
Estou curioso, podem dizer-me para que serve (ou melhor, para que serve deve ser para estabilizar a saída), é mais para saber se é útil ou não.

« Última modificação: 04 de Outubro de 2018, 18:49 por vasco »
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Circuito básico do 7805
« Responder #1 em: 04 de Outubro de 2018, 19:42 »
In many cases, a regulator powers a load that is not connected to ground but, instead, is connected to a voltage
source of opposite polarity (e.g., operational amplifiers, level-shifting circuits, etc.). In these cases, a clamp
diode should be connected to the regulator output as shown in Figure 6. This protects the regulator from output
polarity reversals during startup and short-circuit operation.

Daqui:
https://www.sparkfun.com/datasheets/Components/LM7805.pdf

As antigas datasheets desses IC's tinham muito mais informação que as actuais.

O díodo protege até certo ponto a saída.
Avr fanboy

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Circuito básico do 7805
« Responder #2 em: 04 de Outubro de 2018, 21:29 »
Ok, vi a datasheet da Fairchild e uma outra que até tinha um aspeto bastante antigo, mas não a da TI.

obrigado
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Circuito básico do 7805
« Responder #3 em: 05 de Outubro de 2018, 06:06 »
E agora uma pergunta para ti, Vasco: como é que o díodo "... protects the regulator from output
polarity reversals
..." ?

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Circuito básico do 7805
« Responder #4 em: 05 de Outubro de 2018, 09:11 »
E agora uma pergunta para ti, Vasco: como é que o díodo "... protects the regulator from output
polarity reversals
..." ?

Se tivermos um curto após o díodo ele protege até um certo ponto, até ao ponto de ruptura do díodo aquando inversamente polarizado. (penso eu!) Agora não percebo como o circuito que está para trás do díodo vai estar protegido....estou a falar do condensador e do regulador nos pinos 2 e 3. Pois tendo um curto aos terminais do díodo teremos os pinos 2 e 3 ligados entre si.

Nota: enfim, não vou dizer mais nada senão vem já os sangues puros deste forum acusar-me de que estou a atirar barro à parede! Interessante como a malta se esqueçe que quando começou também só dizia m*e*r*d*a*!

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Circuito básico do 7805
« Responder #5 em: 05 de Outubro de 2018, 12:19 »
E agora uma pergunta para ti, Vasco: como é que o díodo "... protects the regulator from output
polarity reversals
..." ?

Gostava de saber responder com certeza, até porque na esmagadora maioria dos casos o circuito que está para além do regulador é normalmente bem mais "valioso" que o regulador e dois condensadores.
Mas há uma situação que deve estar relacionada e que sempre me fez confusão, temos um arduino (nano por exemplo) numa montagem que está alimentada, e ligamos o usb para reprogramar mas esquecendo de desligar a alimentação da montagem, não tenho bem a certeza o que isto pode causar mas não me parece boa ideia. Este díodo poderia resolver esta situação ? Estou a fazer uma montagem dessas e inclui o diodo exactamente por esta razão, mas se estiver errado nada que um alicate de corte não resolva... :-)

@edeweld, o 1N4001 que está referido na datasheet é fraquinho, mas na pagina onde vi o circuito usam um 1N4007 que tem uma reverse voltage de 1000V, tinha que ser um curto-circuito e peras... :-) penso eu de que... Mas acho que a situação referida na datasheet não é simplesmente de curto, é quando tens no startup uma voltagem negativa.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Circuito básico do 7805
« Responder #6 em: 05 de Outubro de 2018, 17:09 »
Mas há uma situação que deve estar relacionada e que sempre me fez confusão, temos um arduino (nano por exemplo) numa montagem que está alimentada, e ligamos o usb para reprogramar mas esquecendo de desligar a alimentação da montagem, não tenho bem a certeza o que isto pode causar mas não me parece boa ideia. Este díodo poderia resolver esta situação ?

Não resolve.
O que tens nessa situação é uma luta de forças. O USB (fonte de tensão) quer empurrar electrões para o resto do circuito, e a outra fonte que alimenta a montagem também quer empurrar electrões para o resto do circuito. Quem ganha? Quem tem mais força, ou seja, tensão. O que acontece exactamente depende do que são e de como estão construídas as 2 fontes de tensão e a sua impedância de saída, pode ser mau ou não acontecer nada.

Citação de: vasco
@edeweld, o 1N4001 que está referido na datasheet é fraquinho, mas na pagina onde vi o circuito usam um 1N4007 que tem uma reverse voltage de 1000V, tinha que ser um curto-circuito e peras... :-) penso eu de que...

"Curto circuito" e "reverse voltage de xxx V" não têm nada a ver uma coisa com a outra.

Citar
Mas acho que a situação referida na datasheet não é simplesmente de curto, é quando tens no startup uma voltagem negativa.

O caso em questão é quando é aplicada uma tensão negativa à saída do regulador (chip), ou seja, uma tensão negativa entre a sua saída e GND, sem que haja ainda tensão à entrada do regulador. O díodo nessa posição vai conduzir, limitando a tensão a um valor negativo baixo, -0.6V ou por aí. Com uma tensão negativa destas entre a saída e o GND do regulador ele não pifa, em particular sendo por um período de tempo muito curto (tipicamente << 1s).


p.s.: Se tivermos um curto após o díodo, o díodo não está lá a fazer nada (o díodo ou qualquer outro componente que não seja uma fonte de tensão ou corrente). Se fizermos um curto às patas de um componente de 2 patas, estamos basicamente a "removê-lo" do circuito.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2018, 17:10 por Njay »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Circuito básico do 7805
« Responder #7 em: 06 de Outubro de 2018, 09:22 »
Não resolve.
O que tens nessa situação é uma luta de forças. O USB (fonte de tensão) quer empurrar electrões para o resto do circuito, e a outra fonte que alimenta a montagem também quer empurrar electrões para o resto do circuito. Quem ganha? Quem tem mais força, ou seja, tensão. O que acontece exactamente depende do que são e de como estão construídas as 2 fontes de tensão e a sua impedância de saída, pode ser mau ou não acontecer nada.

A tensão deve ser aproximadamente a mesma, um 7805 de um lado e um USB do outro. Há alguma maneira de garantir que é o 7805 que 'perde' ? Gostava de manter o USB... :-) E eu sei que me vou esquecer... :-(
Tenho o output do 7805 ligado no 5V do Nano, não no VIN (ou seja, não passa no regulador integrado), parece-me haver potencial para haver asneira.

Citar
O caso em questão é quando é aplicada uma tensão negativa à saída do regulador (chip), ou seja, uma tensão negativa entre a sua saída e GND, sem que haja ainda tensão à entrada do regulador. O díodo nessa posição vai conduzir, limitando a tensão a um valor negativo baixo, -0.6V ou por aí. Com uma tensão negativa destas entre a saída e o GND do regulador ele não pifa, em particular sendo por um período de tempo muito curto (tipicamente << 1s).

Com esta explicação fico com a ideia que não deve ser uma situação muito frequente. Fico a pensar porque é que incluíram isto numa pagina que aparenta ser info genérica de como ligar um 7805. - https://www.electronicshub.org/understanding-7805-ic-voltage-regulator/
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Circuito básico do 7805
« Responder #8 em: 06 de Outubro de 2018, 12:27 »
A tensão deve ser aproximadamente a mesma, um 7805 de um lado e um USB do outro. Há alguma maneira de garantir que é o 7805 que 'perde' ? Gostava de manter o USB... :-) E eu sei que me vou esquecer... :-(

Este caso é um daqueles poucos que em electrónica não se pode ir lá com "aproximadamente". De um lado podes ter 5.0V e do outro 5.1V, mas se a impedância de saída de ambos forem 0.1 Ohm, a corrente que potencialmente pode passar de um para o outro é (5.1 - 5) / (0.1 + 0.1) = 0.5A, e 0.5A a entrar (se é que ele deixa, os reguladores e interacções são mais complexas do que parece) por um regulador a dentro (um regulador tem tudo preparado para ter a corrente a sair pelo + e não a entrar) causa estrago quase na certa.

Não vejo nenhuma forma simples que possa ser aplicada ao teu caso. Se as tensões não fossem já reguladas, 1 díodo em série com o + de cada fonte resolvia; como já tens a tensão regulada, o díodo vai causar uma queda superior ao que seria tolerado pelo circuito (bom, podes sempre tentar schotkys, como a tensão inversa é baixa... embora eu testasse 1º por causa da maior fuga que os shotkys têm).
É preciso um circuito que "leia" ambas as entradas de tensão e actue um comutador que seleccione a fonte. Se não estou em erro o Arduino uno tem um esquema desse tipo (vê a zona do esquema que tem um LM358).

Citar
Com esta explicação fico com a ideia que não deve ser uma situação muito frequente. Fico a pensar porque é que incluíram isto numa pagina que aparenta ser info genérica de como ligar um 7805. - https://www.electronicshub.org/understanding-7805-ic-voltage-regulator/

Tinhas que perguntar ao gajo :) . Pode ter sido por várias razões, desde simplesmente ter copiado um esquema ao calhas da DS até ter tentado adicionar alguma protecção extra (sabendo ou não o que está a fazer) sabendo que é um artigo para iniciantes. De qualquer forma é um site qualquer, um artigo básico que pode ter sido feito só a copiar cenas de outros sítios... já sabes que na net nem tudo o brilha é ouro.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Circuito básico do 7805
« Responder #9 em: 06 de Outubro de 2018, 22:54 »
Se não estou em erro o Arduino uno tem um esquema desse tipo (vê a zona do esquema que tem um LM358).

Compara metade do VIN com 3.3V e enfia o resultado na gate de um mosfet que vai ligar/desligar o VCCUSB (interpretação livre ;-)
Não percebo porquê VIN/2 e 3.3, não fazia mais sentido comparar com o GND ?

A ideia de base deve ser garantir que os 5V do USB só 'passam' se não houver nada no VIN.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito básico do 7805
« Responder #10 em: 07 de Outubro de 2018, 09:49 »
Provavelmente 3.3V porque já estavam disponíveis(senão era mais componentes, o habitual TL431 e resistências) , e Vin/2 para dar comutar aos 6.6V e dar margem para a queda de tensão mínima do regulador.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Circuito básico do 7805
« Responder #11 em: 07 de Outubro de 2018, 13:03 »
Porque é que faria mais sentido comparar com GND?

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Circuito básico do 7805
« Responder #12 em: 08 de Outubro de 2018, 17:30 »
Porque é que faria mais sentido comparar com GND?

Porque o que quero saber é se tenho 5V no VIN ? Porquê comparar uma voltagem com outra em vez de com o GND ?
O facto de dividir o input por 2 com um divisor é para garantir uma voltagem aceitável pelo opamp ? Talvez, na datasheet diz que o LMV358 funca de 2.7 a 5.5V...

@jm_araujo, de onde vêm os 6.6V de que falas ?
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito básico do 7805
« Responder #13 em: 08 de Outubro de 2018, 18:16 »
Não podes comparar com o GND porque é a referência. É "sobre" ela que estás a dividir, por muito que dividas nunca o Vin se podia comparar ao GND (a menos que queiras só detetar a sua presença, mas nesse caso nem precisas dividir).

Se comparas Vin/2 com 3.3V , é só trabalhar a equação: Vin/2=3.3V <=> Vin=2*3.3V <=> Vin=6.6V
« Última modificação: 08 de Outubro de 2018, 18:18 por jm_araujo »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Circuito básico do 7805
« Responder #14 em: 09 de Outubro de 2018, 00:21 »
Não podes comparar com o GND porque é a referência. É "sobre" ela que estás a dividir, por muito que dividas nunca o Vin se podia comparar ao GND (a menos que queiras só detetar a sua presença, mas nesse caso nem precisas dividir).

Pensei que era essa a ideia, só ligar o VCCUSB se Vin=0

Citar
Se comparas Vin/2 com 3.3V , é só trabalhar a equação: Vin/2=3.3V <=> Vin=2*3.3V <=> Vin=6.6V

Ah! nunca me ocorreu tratar isso como uma equação, tens razão, é claro...
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.