collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Arca Frigorífica  (Lida 5340 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Arca Frigorífica
« em: 13 de Junho de 2020, 09:41 »
Para quem perceba de Frio  :-\

Hoje deparei-me com a Arca Congeladora desligada e os alimentos todos a descongelar  ::)

É uma FAGOR CFV 200R (Vertical). Estava tudo desligado, motor parado..sem luzes..nada.

Desliguei\liguei a ficha, abri a tampinha do motor e havia corrente nos terminais. Abri depois a parte do termostato e não vi nada queimado tb..,  rodei o botão até ao máx. e começou a trabalhar..

Depois testei rodar o botão até ao mínimo\Stop e parou e nunca mais voltou a funcionar a não ser que a desligue da ficha, espere um bocado e volte a ligar.

Na primeira vez que testei assim (STOP e depois parou de vez), o motor parecia bloqueado, tipo um barulhinho de fundo mas não estava a funcionar. Desliguei a ficha, esperei um pouco, voltei a ligar e já funcionou. Será mesmo o termostato?

Se for, é fácil mudar? Sei que é apenas necessário tirar 1 e colocar outro igual, mas a parte onde ele está 'colado' à parede da arca é algum vedante especial?





Isto é um vedante ou apenas uma borracha que se pode tirar e voltar a colocar?



Já é um pouco antiga, mas nunca deu qualquer problema. Isto é daquelas coisas que.. e agora? Onde há um técnico?! Será que compre uma nova? Ah.... :-\

No entanto agora està a trabalhar.. mas não tenho confiança para a deixar ficar sem perceber o que aconteceu
« Última modificação: 13 de Junho de 2020, 10:01 por almamater »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Arca Frigorífica
« Responder #1 em: 13 de Junho de 2020, 16:31 »
Até agora só troquei uma vez um termóstato de um combinável, é bastante fácil e não estava colado em lado nenhum, a sonda estava apenas entre paredes do frigorifico através de um orifício.

Se for realmente o problema do termóstato, eles são bastante baratos.

Por vezes o compressor até trabalha, aquece um bocado mas não gera qualquer frio, aí pode ser mesmo do compressor ou o circuito ter fugas...

Pelo que dizes, não tinha sequer luzes, então o problema será mesmo eléctrico, talvez o termóstato do motor (fica dentro de uma caixinha preso ao próprio motor) que é activado caso aqueça demasiado.
Seja como for, o esquema eléctrico ajuda a diagnosticar ;)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Arca Frigorífica
« Responder #2 em: 13 de Junho de 2020, 16:55 »
Olha.. não sei o que faça  :o

Desde manhã que tem estado a trabalhar e a fazer gelo, o motor está um pouco quente, a parte mais quente da carcaça está entre os ~70-80ºC, deve ser normal digo eu..

Este termostato entra mesmo para dentro do compartimento da arca e deve ser vedado de alguma forma, para o frio não sair para fora..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Arca Frigorífica
« Responder #3 em: 14 de Junho de 2020, 15:39 »
Até agora só troquei uma vez um termóstato de um combinável, é bastante fácil e não estava colado em lado nenhum, a sonda estava apenas entre paredes do frigorifico através de um orifício.

Se for realmente o problema do termóstato, eles são bastante baratos.

Essa também é a minha experiência.

Se ligares o compressor directamente sem passar pelo termóstato e ele trabalha o suficiente para congelar o conteúdo, eu diria deve ser um problema do termostato.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Arca Frigorífica
« Responder #4 em: 14 de Junho de 2020, 19:55 »
 :o Sinceramente não sei mesmo se é do motor ou do termostato. Se calhar está a acusar os 25anos e a pedir uma nova!  :-\

Ela tem 2 sintomas diferentes, primeiro pensei que fosse mesmo o termostato por isto:

- Quando pára e deixa mesmo de fazer gelo, o motor não tem corrente, ou seja, indiferentemente da temperatura o termostato não ativa o motor! Ok, seria assim do termostato.

No entanto, depois de ver isso, fiz um teste:

- Para ela voltar a trabalhar, tenho de rodar o termostato até ao máximo (SUPER Congelação) e só assim ativa o motor, fiz isto e logo a seguir desliguei a ficha da tomada... passado uns segundos voltei a ligar e adivinhem?:  Não funcionou, mas o sintoma agora era outro:

  • Motor com corrente! 220V ativos, mas estava tipo como que bloqueado, fazia tentativas de se ligar mas não ligava e ouvia-se um 'hummm' depois parava, e passado uns segundos voltava ao mesmo...
Posto isto, pode ser do automático\bobine (não sei como se chama) do motor, mediante este 2º sintoma, mas se for pelo 1º sintoma parece que é do termostato! Raios pá..


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Arca Frigorífica
« Responder #5 em: 14 de Junho de 2020, 23:07 »
Tem lá calma, o motor não começa logo a trabalhar mal se coloca no máximo o termostato, a histerese é bem grande e por vezes é necessário esperar um bom tempo, 20..30min.

Sempre podes fazer o que o Njay sugeriu, uma ligação directa ao motor e verificar se faz frio, não muitas horas ou acaba por queimar.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arca Frigorífica
« Responder #6 em: 15 de Junho de 2020, 09:40 »
Ou como meteste isso no máximo e desligaste da ficha o motor ficou com gás em fase liquida dentro e estava hidro-locked(bloqueio hidraulico em português, acho eu..).

Dai ele parecer em esforço, liquido não comprime, dai só ter funcionado passado um bocado.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Arca Frigorífica
« Responder #7 em: 17 de Junho de 2020, 16:24 »
Bom.. parece mesmo ser o termostato, pedi entretanto a 1 senhor para vir ver e.. por enquanto ainda se anda à procura de um termostato equivalente, já que o que ele meteu ("universal") também não funciona, demora muito tempo a ligar e entretanto começa a descongelar.. enfim, uma saga que espero estar perto do fim  ::)  Entre frangos a descongelar e acordar durante a noite para ir  ligando a arca e desligar passado um bocado..

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Arca Frigorífica
« Responder #8 em: 19 de Junho de 2020, 15:25 »
Já agora, uma pergunta parva, com o novo termostato tive de desativar a placa com as 3 luzes de presença da Arca, uma estava fundida e a placa interferia com o termostado.

Desta forma, quero colocar 2 LEDs, 1 a fazer de luz de presença e outro luz de alarme.  Posso usar este esquema ou terei de adicionar mais alguma coisa?


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Arca Frigorífica
« Responder #9 em: 21 de Junho de 2020, 21:10 »
O diodo D2 não está a fazer absolutamente nada, resistência de 1W, e colocaria um condensador em paralelo com o LED (evita a cintilação).