collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Sensor RCWL-0516  (Lida 4615 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Sensor RCWL-0516
« em: 30 de Junho de 2020, 17:54 »
Olá,

Por acaso alguém já testou este sensor? Trata-se de um sensor Microondas para detetar movimento. Info

Pensei que estes sensores funcionassem muito bem e de forma melhor que os PIR tradicionais, pois esses detectam tudo e mais alguma coisa e supostamente este RCWL apenas pessoas.

O objectivo era colocá-lo no exterior (jardim) onde há vento e plantas que se movem por isso, seria o sensor ideal, pois queria saber quando é que uma pessoa passava por ali.

Ao testar isto hoje, reparo que em ambientes fechados, dentro de casa, funciona muito bem, mas na rua, por exemplo numa pequena varanda, já não. Detecta movimento mas se estiver apenas muito muito perto.. o que invalida assim o propósito da coisa  :-X



A ideia era colocar 2 sensores destes junto ao chão, mas acho que não funcionam muito bem na rua.. parece-me.

A alternativa julgo que tem de ser aqueles Emissores\Receptores infravermelhos tipo dos portões das garagens.. mas a logística para esses é totalmente diferente..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor RCWL-0516
« Responder #1 em: 30 de Junho de 2020, 22:46 »
Camera térmica "baratucha"?

Flir Lepton 80x60 pixeis
AMG8833 8x8
MLX90640 32x24

O MLX da Melexis tens uma breakout/dev board da seeed por ligeiramente menos que 50€, o que o torna bastante interessante dada a resolução do mesmo.

O Lepton da Flir é o que te oferece maior resolução, mas são sempre 100€ para o módulo, mais uns 5€ para o socket para o encaixar..

O AMG, por 50€ tens um módulo com display pronto a utilizar:
https://pt.banggood.com/AMG8833-MLX90640-IR-Infrared-Thermal-Imager-Array-Temperature-Measurement-IR-Thermal-Imaging-2_4-Inch-24x32-Resolution-Display-Module-p-1665985.html?cur_warehouse=CN

O módulo micro-ondas precisa das reflexões criadas nas paredes para ter sinal de retorno, no ar livre não tem retorno/reflexão do sinal, logo fica "cego".

Ou então, mais que um PIR e dar-lhes alguma filtragem mais inteligente.
Avr fanboy

Offline fergas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 159
Re: Sensor RCWL-0516
« Responder #2 em: 01 de Julho de 2020, 10:25 »
Então porque não usar um raspberry a detectar pessoas? https://www.bouvet.no/bouvet-deler/utbrudd/building-a-motion-activated-security-camera-with-the-raspberry-pi-zero
Um raspberry zero por 10€ e uma camera por 4€ (mais alguns acessórios) fica em conta, e traz bastantes funcionalidades.
« Última modificação: 01 de Julho de 2020, 10:30 por fergas »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Sensor RCWL-0516
« Responder #3 em: 02 de Julho de 2020, 19:56 »
Obrigado pelas dicas, confesso que a camera pode ser a melhor solução..

ao pesquisar as cameras indicadas apareceu-me as 'wyze cam' e coisas como isto

Será que com uma solução dessas (apenas porque é mais prático para colocar no exterior) seria depois possível comunicar via USB ou algo assim e saber quando é que detecta pessoas?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor RCWL-0516
« Responder #4 em: 02 de Julho de 2020, 22:15 »
Mais facil usar um RPi e uma camera, essas tretas compradas que falam com servidores externos só estão a expor a tua segurança e privacidade..
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Sensor RCWL-0516
« Responder #5 em: 03 de Julho de 2020, 10:14 »
Ok, a longo prazo vou pensar numa camera, por enquanto, e para ser mais rápido queria colocar apenas sensores\sonar etc.

Não é para servir de nenhum mega alarme, é apenas para me accionar um circuito sempre que é detetcado movimento (pessoa a passar), a camera seria o ideal sim mas para já, e mediante os recursos\logística, tenho de implementar com sensores.

Como é para colocar na rua os tradicionais HC-SR04 não podem ser, no entanto encontrei a versão waterproff: JSN-SR04 que vai dos 20cm aos 6m.. não precisava de 6m, até 2 metros seria suficiente.

Desta forma, pergunto se os sensores de estacionamento que se encontram à venda por ~15€ não serão iguais a estes? é que por 15€ fico com 4 e a única diferença é que a distância do sensor deve ser mais baixa.. até aos ~1\1.5m (depende do modelo), ou seja, será que os sensores que vêm nestes Kits detectam apenas até aos 1.5m ou é a placa controladora que avisa aos 1.5m mas o sensor possivelmente detecta para lá dos >1.5m?

Existe em várias lojas estes sensores de estacionamento, mas uns dizem que é até 1.5 outros 2m e outros 2.5m, a mim interessavam-me mais os de 2.5m.. mas estou na dúvida se os que dizem 1.5m (pq existem numa loja mais perto de mim) não serão iguais aos de 2.5m (a nível de sensor)..
« Última modificação: 03 de Julho de 2020, 11:17 por almamater »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Sensor RCWL-0516
« Responder #6 em: 21 de Julho de 2020, 02:18 »
Esse sensor 'e uma maravilha pelo preco que custa! Fiquei admirado com as caracteristicas do mesmo quando o recebi e fui pesquisar mais sobre o modulo.

Existe alguma pesquisa sobre como alterar a sensibilidade e melhorar a deteccao. Agora nao tenho aqui os links, mas numa pesquisa no google vais encontrar muita informacao (basicamente envolve adicionar condensadores/resistencias)

Quanto 'a fiabilidade, os sensores de microondas nao sao os mais fiaveis devido aos falsos alarmes, e este pelo preco que custa nao se pode pedir muito... mas ha alguns melhores que sao mais caros