collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlador de exaustor  (Lida 5172 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Controlador de exaustor
« em: 30 de Dezembro de 2016, 17:55 »
viva

tenho um exaustor com muito pouco uso, e se calhar por isso morreu... lolol

já estive a ver o condensador e esta ok, mesmo assim ainda experimentei colocar um novo, mas de qq fora ele directo funciona.

relativamente à controladora, nova custa uns meros 145€, por uma coisa que unicamente acende a luz, liga o motor em 3 ou 4 velocidades.

desmontei a mesma, e aquilo tem meia duzia de componentes simples, de facil analise, onde pensei eu que o que estava danificado eram os Triac's de saida para a lampada e do motor BT137, mas depois de os substituir o problema persiste...

aquilo tem também uma Epprom ST62T60C6, que não sendo dos triac's poderá, digo eu, ser disto...

como nao consigo arranjar um ST62T60C6 programado, acho que o melhor será mesmo partir para a execução de um circuito para fazer rodar o motor.

aqui começam as minhas duvidas, se eu quiser fazer a brincadeira com um microprocessador, qual a forma mais correcta de excitar um triac? para dar velocidades diferentes ao motor tenho de gerar um PWM na Gate do Triac como nos motores DC?

cumps

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Controlador de exaustor
« Responder #1 em: 30 de Dezembro de 2016, 22:50 »
Pergunta básica: de certeza que é da controladora? Já testaste o motor?
É mais habitual esses circuitos de controlo de potência falharem de forma catastrófica (componentes ou pistas queimados). Há motores que não gostam de estar muito tempo parados, podem ser afetados por 1001 maleitas.

Também não sei onde foste buscar que o  ST62T60C6 é uma EEPROM. Uma pesquisa simples na net e retorna o que seria de esperar: é microcontrolador (http://www.st.com/en/microcontrollers/st6260c.html). Tens de começar a pôr mais tabaco  8)
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2016, 22:54 por jm_araujo »

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Controlador de exaustor
« Responder #2 em: 31 de Dezembro de 2016, 08:53 »
viva

eeprom... lolol não sei o porque de escrever isso, estava a fazer outras coisas ao mesmo tempo lolol sim eu queria dizer micro, mas pronto.

relativamente ao motor eu por acaso nao o testei porque ele volta a meia anda... basta andar a carrega aleatoriamente nos botões que ele por vezes liga, ultimamente deixou...

eu experimentei colocar na saída onde ligo o motor uma lâmpada a também não funcionou..

penso que o mais simples é fazer um circuito, certamente que não ficar por cento e tal euros lolol nem que seja com um triac um potenciómetro :D

cumps

cumps

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Controlador de exaustor
« Responder #3 em: 31 de Dezembro de 2016, 13:05 »
se dizes que o motor, volta e meia anda, então não sera o proprio motor? se for monofasico pode ate mesmo ser o condensador..

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Controlador de exaustor
« Responder #4 em: 31 de Dezembro de 2016, 19:52 »
ja experimentei com um condensador novo e o problema continua... antes da placa morrer de vez é que ele arrancava às vezes, de qualquer maneira na 2f vou o ligar directo para ter a certeza que não é do motor...

de qualquer maneira, quando liguei as lampadas, sabendo que as mesmas não estão fundidas deviam ter ligado.

mas como dizia atrás, para controlar a velocidade do motor com um micro, usando um triac, preciso variar o que?

cumps

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Controlador de exaustor
« Responder #5 em: 02 de Janeiro de 2017, 11:37 »
mas como dizia atrás, para controlar a velocidade do motor com um micro, usando um triac, preciso variar o que?
Quando ligas um Triac ele mantém-se ligado até a tensão passar por zero.
Para controlar a potência tens de detetar a passagem por zero do AC. Depois tens 2 métodos de controlar as cargas: dás um atraso dentro do ciclo para ligar (quando mais esperas menos potência), ou então se a carga for lenta (mais usado em aquecimento), ligas alguns ciclos e deixas outros desligados.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Controlador de exaustor
« Responder #6 em: 02 de Janeiro de 2017, 11:55 »
Bom dia.
Se residires na zona de cascais ou oeiras posso reparar-te a placa por um preço bem mais baixo.
Ja reparei coisas dessas ha uns anos...

Num sistema desse genero a falha pode estar em qualquer componente que afecte a alimentaçao do circuito ou ate no proprio motor...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Controlador de exaustor
« Responder #7 em: 02 de Janeiro de 2017, 12:10 »
Podes adicionar uma foto com o esquema de ligações (pode ser uma fotografia editada) para percebermos onde ligam os restantes componentes.
Quantas ligações tem o motor?
Qual a tensão de alimentação que está a chegar ao ST62T60C6?
Já verificas-te os switch?

Qual a marca e modelo do exaustor?

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Controlador de exaustor
« Responder #8 em: 11 de Janeiro de 2017, 01:30 »
viva,

quase mas não esquecido...

quanto às ligações no motor, tenho 4 fios, dois para o condensador e dois para a alimentação que estavam ligados a esta mesma placa que está danificada.

já experimentei ligar 230V nos fios que estavam ligados à placa e funcionou direitinho.

relativamente ao esquema, está complicado fazer, pois na zona do processador, está lá uma embrulhada de pistas.

Penso que o melhor será mesmo fazer um pequeno circuito com uma processador e um triac a controlar a velocidade por meio de um potenciómetro.

a minha pergunta vai no sentido de saber que tipo de sinal tenho de aplicar na Gate do triac, é um sinal PWM?

cumps

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Controlador de exaustor
« Responder #9 em: 11 de Janeiro de 2017, 08:24 »

a minha pergunta vai no sentido de saber que tipo de sinal tenho de aplicar na Gate do triac, é um sinal PWM?

cumps

Já foi respondido, e não falta informação NET. Queres que usem o Google por ti?


Quando ligas um Triac ele mantém-se ligado até a tensão passar por zero.
Para controlar a potência tens de detetar a passagem por zero do AC. Depois tens 2 métodos de controlar as cargas: dás um atraso dentro do ciclo para ligar (quando mais esperas menos potência), ou então se a carga for lenta (mais usado em aquecimento), ligas alguns ciclos e deixas outros desligados.

Penso que o melhor será mesmo fazer um pequeno circuito com uma processador e um triac a controlar a velocidade por meio de um potenciómetro.
O que descreves é um dimmer "banal". Para é que precisas de um processador? Só vai complicar.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2017, 09:04 por jm_araujo »