collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Display 8 segmentos - Dúvida  (Lida 3316 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tiago_24

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Display 8 segmentos - Dúvida
« em: 10 de Junho de 2011, 19:11 »
Olá pessoal!

Após ter recebido a minha placa, comecei a fazer alguns tutoriais e deu para me dar uma bases da placa!  ::)

Mas tentei construir um circuito para um display de 7 segmentos e parece-me que funciona. Contudo, o display é de anodo comum. E as informações que tenho encontrado sobre isso, é de displays de cátodo comum!

Por isso gostaria de esclarecer algumas dúvidas!

1- Após ler o Datasheet, vi que a voltagem máxima é 6V  e a corrente máxima são 30mA (por segm). Logo, liguei ambos os ânodos à saída de 5V da placa, mas com resistências de 200 Ohm, para garantir que a corrente é inferior ao máximo. Isto tá bem?

2- Depois liguei cada um dos cátodos às saídas digitais da placa (liguei directamente) e quando na placa sai o valor lógico 1 (corresponde a 5V, se não me engano), o segmento não acende e quando sai 0 o segmento respectivo acende! Queria saber, se posso ligar isto assim directamente às saídas digitais da placa, ou se deveria ter utilizado alguma resistência? E se sim, porque?

(Espero estar na secção correcta!)

Obrigado  ;D

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Display 8 segmentos - Dúvida
« Responder #1 em: 10 de Junho de 2011, 19:29 »
ola tiago_24

se bem percebi colocaste uma resistência no anodo e dps ligaste directamente os catodos as saidas (do arduino???)

bem a forma mais correcta de ligares esse display seria assim deste género:

ao ligares como fizeste e se so acenderes um segmento a corrente que o atravessara é igual a (5V-Vled)/200=Iled

no entanto, a medida que acendes mais segmentos, a corrente começa-se a dividir Iled/nsegmentos (logo o brilho do led baixa por cada segmento que ligues).

Então o mais correcto é ter uma resistência por cada cátodo como ilustra a figura.

para calcular os valores da mesma é usar a seguinte equacao

valor_resistencia=(Tensao_alimentacao-Tensao_led)/Corrente_do_led

Lembra-te de usar sempre unidades coerentes, para 5V valores entre 200 e 470 ohms são normais.

Offline Tiago_24

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Display 8 segmentos - Dúvida
« Responder #2 em: 10 de Junho de 2011, 19:47 »
Sim Mauro, liguei directamente  ::)

Como tinha ido tirar uma foto, para explicar melhor, meto-a à mesma, apesar de já não ser necessário!



Sá há uma coisa (penso eu) que não percebi. O Vled é o que? Eu diria que seriam 5V, os 5V que meto no circuito, mas olhando para a fórmula, é lógico que não é isso. Olhei agora para o Datasheet e fala lá da umas características do diodo. E aparece-me 2V. Será isso?  :-\

Obrigado pela resposta  ;)




Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Display 8 segmentos - Dúvida
« Responder #3 em: 10 de Junho de 2011, 20:04 »
Viva Tiago,

Sim o Vled é a queda de tensão do led, esse valor costuma ser na ordem dos 2V sim, por isso deve estar correcto.

um led consome tipicamente 20mA

logo (5-2)/0.02=150 Ohms mas qq coisa dai para cima funciona, 300 ou 470 sao valores normais e como é para ligar ao micro nao convem puxar mta corrente dos pinos de I/O assim sendo eu iria para os 470 Ohms.

Cumps Mauro.

Offline Tiago_24

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Display 8 segmentos - Dúvida
« Responder #4 em: 10 de Junho de 2011, 20:07 »
Ok, penso que tá percebido  ;D

Thanks  ;)