collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ligação de pc a futura fresa  (Lida 4065 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline silvan

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Ligação de pc a futura fresa
« em: 16 de Abril de 2013, 00:09 »
Boas, pessoal. Cá estou eu com duvidas no meu projecto de fresa. Estive a pesquisar na net e do que lí, o mais indicado é ligar o pc á fresa por porta paralela. No meu caso possuo um pc sem porta paralela, tem portas usb, porta sata/usb, porta hdmi e porta de expansão 3 (entre outras que de nada servem para este assunto :-[ ). Na vossa opinião qual será a porta que me aconselham a usar. Que tenho de fazer para conseguir fazer a ligação que pretendo?
Agradeço toda a vossa disponibilidade.

Offline filipe89

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 164
Re: Ligação de pc a futura fresa
« Responder #1 em: 16 de Abril de 2013, 01:25 »
podes sempre usar uma coisa destas http://www.ebay.com/itm/USB-zu-DSUB-25-parallel-LPT-Kabel-Adapter-/290483620372?pt=DE_Computing_USB_Kabel_Hubs_Adapter&hash=item43a22c4a14

com uma coisa dessas mas porta série tive um problema de delay com simuladores em tempo real com autómatos e o zenon

se não houver problemas isso é ideal

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Ligação de pc a futura fresa
« Responder #2 em: 16 de Abril de 2013, 02:01 »
Uma porta paralela através de usb não vai funcionar, apenas servem para se ligar impressoras, também já comprei um adaptador desses e não se tem acesso aos endereços como se faz numa porta normal.
Dei conta que esse problema não se passava só comigo.

Recomendo uma placa PCI com porta paralela, são baratas e não é tão grave queima-la em vez da motherboard, aliás, vou na 2ª que a 1ª deu o berro.
Depois para se ter acesso não é através do endereço normal 378, tem de se ir ao gestor de dispositivos, clicar na placa PCI-Parallel e verificar o endereço. (é necessário um dll na comunicação)

É rápida e funciona bem com cnc.

StarRider

  • Visitante
Re: Ligação de pc a futura fresa
« Responder #3 em: 16 de Abril de 2013, 12:08 »
Boas,

O "dropes" já disse praticamente tudo em relação aos adaptadores USB->LPT (fake LPT).

Não sei se já tens o hardware do controlador e drivers para a CNC/Fresa, se ainda não tens podes sempre optar por
hardware especifico para interface USB e usar o respectivo software.

De uma forma geral, os controladores de drivers para motores que usam comunicação LPT são substancialidade mais
em conta e existem numa muito maior variedade uma vez que o "realtime control" necessário é muito mais  simples
e eficaz de implementar.

Existem inúmeros interpretadores de G-code com interface LPT, sendo que o mais usado (e possivelmente o melhor
a nível de "freeware") é o Mach2/3, porem existem alguns para serem usados com interface USB, tais como o USBCNC.

De uma forma geral é sempre mais barato, mais fácil, e com melhores resultados, optar por uma interface LPT e comprar
um PC velho com porta paralela ou comprar uma placa LPT.

Abraços,
PA

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Ligação de pc a futura fresa
« Responder #4 em: 16 de Abril de 2013, 14:16 »
Boas,

O "dropes" já disse praticamente tudo em relação aos adaptadores USB->LPT (fake LPT).

Não sei se já tens o hardware do controlador e drivers para a CNC/Fresa, se ainda não tens podes sempre optar por
hardware especifico para interface USB e usar o respectivo software.

De uma forma geral, os controladores de drivers para motores que usam comunicação LPT são substancialidade mais
em conta e existem numa muito maior variedade uma vez que o "realtime control" necessário é muito mais  simples
e eficaz de implementar.

Existem inúmeros interpretadores de G-code com interface LPT, sendo que o mais usado (e possivelmente o melhor
a nível de "freeware") é o Mach2/3, porem existem alguns para serem usados com interface USB, tais como o USBCNC.

De uma forma geral é sempre mais barato, mais fácil, e com melhores resultados, optar por uma interface LPT e comprar
um PC velho com porta paralela ou comprar uma placa LPT.

Abraços,
PA


Boas


Também estou a fazer uma CNC e não tinha porta paralela no PC.
Comprei ESTA placa PCI por 14€, já experimentei girar os steppers e funcionou bem.

Depois cria um tópico na secção dos projectos.


Abraço ;)

Offline silvan

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Ligação de pc a futura fresa
« Responder #5 em: 16 de Abril de 2013, 23:31 »
Desde já agradeço as vossas sugestões e opiniões. Li alguns termos técnicos que me passam um pouco ao lado, vou googlar um pouco  ;) ;).

Boas,

O "dropes" já disse praticamente tudo em relação aos adaptadores USB->LPT (fake LPT).

Não sei se já tens o hardware do controlador e drivers para a CNC/Fresa, se ainda não tens podes sempre optar por
hardware especifico para interface USB e usar o respectivo software.

De uma forma geral, os controladores de drivers para motores que usam comunicação LPT são substancialidade mais
em conta e existem numa muito maior variedade uma vez que o "realtime control" necessário é muito mais  simples
e eficaz de implementar.

Existem inúmeros interpretadores de G-code com interface LPT, sendo que o mais usado (e possivelmente o melhor
a nível de "freeware") é o Mach2/3, porem existem alguns para serem usados com interface USB, tais como o USBCNC.

De uma forma geral é sempre mais barato, mais fácil, e com melhores resultados, optar por uma interface LPT e comprar
um PC velho com porta paralela ou comprar uma placa LPT.

Abraços,
PA
Boas. A unica coisa que tenho é um interpretador de G-code, o Mach 3.


Estou a começar por perceber como trabalham as coisas e como as fazer executar o que pretendo, só depois de saber mexer com os programas necessários é que vou partir para a fase da máquina.
Quero fazer coisas minhas, vou tentar evitar usar programas feitos por outras pessoas. Podem pensar que estou errado e que vou demorar muito tempo, mas prefiro fazer e saber como fazer do que ficar as aranhas se surgir algum erro e nem saber para onde olhar.
Quanto á máquina ainda não decidi totalmente se construo ou compro já feita, prefiro a primeira opção, mas estou muito limitado pois os meus conhecimentos são muito rudimentares  :-\.