collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Primeiro robot???  (Lida 8598 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Primeiro robot???
« em: 06 de Abril de 2009, 17:40 »
Boas...

Apos o meu aniversário, de onde veem sempre alguns €€€, vou iniciar-me no mundo da robotica... A minha ideia é começar com algo telecomandado e aos poucos passar a robot, mas é ai que começam as questoes...

Construir algo a partir de peças soltas, ou comprar um kit?

Para locomoção quero usar lagartas, pq é algo que gosto bastante...

Para a placa de controlo aconselham alguma em especifico? queria uma simples, mas que ao mesmo tempo me permitisse ir adicionando modulos/sensores...

Gostei muito do que vi na lynxmotion, http://www.lynxmotion.com/Category.aspx?CategoryID=109 isto ´para mim é algo fantastico, mas o preço é um tanto ou quanto elevado :-[ Ha algo semelhante, mas com preços mais em conta?


Um abraço e Obrigado

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Primeiro robot???
« Responder #1 em: 06 de Abril de 2009, 17:55 »
Olá jorge_rc e bem-vindo.

Realmente existe uma vasta gama de opções mas para te poder aconselhar dava jeito mais algumas informações... principalmente, qual é o teu tipo de experiência com electrónica, assim como programação, se já utilizaste alguma linguagem antes, e quais.

Existem muitas qualidades tanto nos kits como nas construções do zero, eu normalmente aconselho pessoas que nunca experimentaram nada do género antes a optar por kits pois dão resultados mais rapidamente e permitem depois uma aprendizagem mais fácil com o tempo, evitando assim algum desespero e possível desistência.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re:Primeiro robot???
« Responder #2 em: 06 de Abril de 2009, 17:58 »
De electronica sem apenas algumas coisas basicas. em programaçao é que estou a ZERO, por isso pensei em começar com algo telecomanddado e ir modificando para se tornar autonomo...

A nivel de kits de preferencia com lagartas, aconselhas alguns? (atençao aos preços :P)


Um abraço

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Primeiro robot???
« Responder #3 em: 06 de Abril de 2009, 18:12 »
Se estás a zero de programação deveria de começar com Picaxe (linguagem Basic) ou Arduino (linguagem C).

Podes começar por ver estes tutoriais de Arduino para saberes se achas complicado para ti, se não for aconselho-te Arduino pelas suas capacidades de expansão quando comparado com picaxe.

http://lusorobotica.com/index.php/topic,22.0.html

Quando a lagartas, tinha em ideia estas que estão neste kit, mas não se se as podes comprar em separado (sem a electrónica toda), acho que o ricardo reis te pode aconselhar melhor em relação a lagartas ;)

http://aliatron.com/loja/catalog/product_info.php?cPath=22&products_id=475

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re:Primeiro robot???
« Responder #4 em: 06 de Abril de 2009, 18:22 »
Boas pelo video que vi na parte dos "3leds", embora algumas partes nao perceba, para uma primeira vez, nao me pareceu nada de transcendente... Ou seja.. na programaçao, temos algo que está presente, e indicamos que, quando isso se verificar, uma determinada acção é realizada, nao é assim?


Outra coisa... com o Arduino, depois posso controlar motores e servos?


Obrigado

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Primeiro robot???
« Responder #5 em: 06 de Abril de 2009, 18:32 »
Sim, o principio é sempre o mesmo, teste de condição --> acção.

Arduino permite-te ligar Servos, motores e todo o tipo de sensores, tem a vantagem da facilidade de programação e de ser bastante expansível, para teres uma ideia, existem modulos de GSM para mandar SMSs, rede para fazer dele servidor de páginas de web, Xbee para comunicar por wireless, toutch screens e ecrans LCD a cores para interface.

Diria que quando o Arduino não conseguir fazer o que pretendes, é porque já sabes bastante disto!

Ficas aqui com um exemplo fresqueinho de um robot feito com Arduino da workshop k o nosso colega guibot deu agora:

http://lab.guilhermemartins.net/?p=737

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re:Primeiro robot???
« Responder #6 em: 06 de Abril de 2009, 18:37 »
entao, acho que vou começar pelo Arduino.. por um lado parece-me simples para começar, mas ao mesmo tempo com muitas possibilidades de evoluçao... Agora estou mesmo a precisar de ajuda é para a parte das lagartas... Quero umas resistentes, que me permitam andar no exterior, mas ao mesmo tempo robustas...

Quem aqui do forum é que ja utilizou lagartas para um robot "exterior"?


Um abraço

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Primeiro robot???
« Responder #7 em: 06 de Abril de 2009, 18:47 »
Bem-vindo jorge ;D

Caso comeces com o arduino (que é uma excelente base para se começar), vais ver que tens uma "ferramenta" simples e ao mesmo tempo complexa....Encontras na internet varios exemplos de programaçao do arduino que te podem ajudar :)

Como tu és um homem de RC's provavelmente tens para aí parados uns servos "fracos". Digo fracos para rcs, mas para robotica sao bons :) Por exemplo uns S3003 :) Podes ligá-los diretamente ao arduino e depois é só programar :)

Rodas arranjas em qualquer sitio, mas como tu queres lagartas aí já nao é comigo pois nunca usei e nao te quero aconselhar umas erradas :D podes sempre usar rodas da savage com uns adaptadores :D

Não sei como estás a pensar controla-lo remotamente, mas provavelmente os xbee sao uma opçao...no entanto, penso que tens um dx3 certo? (acho que acertei no nome) nao sei se com ele consegues controlar o robo....

ps:passa no post dos hobbies e mete umas fotos da savage ;D

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re:Primeiro robot???
« Responder #8 em: 06 de Abril de 2009, 18:53 »
A parte dos RCs, para mim é mais simples.. é preciso é nitro..

Com o arduino já está visto que vou começar...

Alguém me aconselhou um arduino http://www.inmotion.pt/store/product_info.php?cPath=10&products_id=56&osCsid=4f2cb86d872518f7708fe12d04139b3c e dois módulos xbee...

eu, pessoalmente prefiro gastar mais algum dinheiro, mas ficar com um conjunto que me permita evoluçao durante bastante tempo...

O que dizem? o orçamento está nos 100€ "para a electrónica da robótica", mas quanto menos melhor :P


Um abraço

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Primeiro robot???
« Responder #9 em: 06 de Abril de 2009, 19:17 »
Xbee vai-te ficar caro...

Tens que de qualquer das formas arranjar um microcontrolador, e se o Arduino for a opção, podes controla-lo remotamente de diversas formas, entre elas por IR com o comando da televisão para ires experimentando e não estares a gastar dinheiro numa coisa que não tem depois utilização no futuro.

Um simples receptor de IR de 50cent chega-te.

Se já tiveres um carro RC, podes aproveitar o comando e receptor deste para o teu robot.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Primeiro robot???
« Responder #10 em: 06 de Abril de 2009, 19:24 »
sim, pode aproveitar o comando....mas é um pouco complicado (digo eu)

vai ter de ler os dados recebidos pelo receptor (provavelmente pwm) e converte-los....nada que nao se faça :D

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re:Primeiro robot???
« Responder #11 em: 06 de Abril de 2009, 19:29 »
Hum.. pelo receptor era mesmo o ideal, uma vez que ate tenho ca um receptor a mais...

Nao sei se ajuda, mas o radio que tenho é este: http://www.spektrumrc.com/Articles/Article.aspx?ArticleID=1839

entao, assim sendo, para começçar em permitir evoluçao, com menos de 100€ que conjunto compravam? quando tiverem um tempinho, façam ai a lista do material que aconselham a comprar com este orçamento...


Um abraço

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Primeiro robot???
« Responder #12 em: 06 de Abril de 2009, 19:30 »
sim, pode aproveitar o comando....mas é um pouco complicado (digo eu)

vai ter de ler os dados recebidos pelo receptor (provavelmente pwm) e converte-los....nada que nao se faça :D
http://www.arduino.cc/en/Reference/PulseIn
http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1204020386/156#156

Estes dois links tem tudo o que é preciso para ligares o receptor de RC ao Arduino.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Primeiro robot???
« Responder #13 em: 06 de Abril de 2009, 19:38 »
uma vez tentei ligar o meu ao arduino com o PulseIn e nao consegui :P mas amanha testo outra vez :D

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re:Primeiro robot???
« Responder #14 em: 06 de Abril de 2009, 20:15 »
Desculpem la ser tao chato :-[

quando puderem façam ai uma lista de compras que fique abaixo do limite do orçamento (100€) :P


Um abraço