collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: User Interface para Robô KuKa  (Lida 7415 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline iDio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
  • All glory to the hypnotoad!
User Interface para Robô KuKa
« em: 11 de Fevereiro de 2016, 12:30 »
Boas!

Ainda estou muito verde em termos de robótica, até porque o único contacto que tive até ao momento com robôs foi na faculdade, num robô ABB para simular pick and place.

Actualmente na empresa temos um robô Kuka e deram-me a oportunidade de brincar com o bicho, já me safo bastante bem, consigo definir pontos, movimentos, loops e afins ( o manual ajuda ). No entanto, visto que prefiro programar em frente a um teclado, tive uma ideia que pode ajudar bastante na empresa.

E aqui entra a comunidade Luso Robótica: já alguém fez algum projecto semelhante a uma user interface para actualizar pontos específicos da trajéctoria?
i.e., imaginem:
my_prog
ptp p1
lin p2
ptp p3
lin p4
lin p5
ptp p6

em que na UI aparecem as variáveis p1,p3 e p6, em que quando seleccionava uma delas, seria possível mover o robô para outro ponto e fazer uma actualização tipo touch-up? e qual a linguagem que me aconselham a usar? Sinto-me mais confortável em visual basic e C.
Obrigado desde já!

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: User Interface para Robô KuKa
« Responder #1 em: 11 de Fevereiro de 2016, 12:48 »
Eu ja "trabalhei" a fazer uma investigacao para um sistema pick&place com um ABB

Nao estou dentro dos detalhes que descreves (== nao entendi nada do que perguntaste)

O que sugiro e pelo que sei / entendo e' que arranges maneira do robot ter um interface (ex: via serie) com um PC
O programa no robot so tem de interpretar comandos de acordo com o que for para fazer mas de modo a deixar as coisas bastante flexiveis para que na aplicacao do PC possas entao desenvolver mais complexiddade de algoritmos e movimento.

Pelo que me apercebi na altura, os robots industriais o interface de programacao que trazem (eg pela consola) e' mais indicado para programar movimentos fixos e repetitivos..
para sair desta "filosofia" tens de arranjar maneira de colocar uma flexibilidade controlada, definir o ambito dessa flexibilidade (== o que ele se vais mexer .. como.. que dados precisa.. etc) para que tudo seja controlado externamente.


Offline iDio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
  • All glory to the hypnotoad!
Re: User Interface para Robô KuKa
« Responder #2 em: 11 de Fevereiro de 2016, 14:30 »
Eu ja "trabalhei" a fazer uma investigacao para um sistema pick&place com um ABB

Nao estou dentro dos detalhes que descreves (== nao entendi nada do que perguntaste)

O que sugiro e pelo que sei / entendo e' que arranges maneira do robot ter um interface (ex: via serie) com um PC
O programa no robot so tem de interpretar comandos de acordo com o que for para fazer mas de modo a deixar as coisas bastante flexiveis para que na aplicacao do PC possas entao desenvolver mais complexiddade de algoritmos e movimento.

Pelo que me apercebi na altura, os robots industriais o interface de programacao que trazem (eg pela consola) e' mais indicado para programar movimentos fixos e repetitivos..
para sair desta "filosofia" tens de arranjar maneira de colocar uma flexibilidade controlada, definir o ambito dessa flexibilidade (== o que ele se vais mexer .. como.. que dados precisa.. etc) para que tudo seja controlado externamente.

pelo material e características, ethernet parece-me o mais indicado.

o objectivo é criar um programa que me deixe actualizar certos pontos, em que os de trajectória já estão definidos. Ou seja, o operador vai configurar um novo "movimento", portanto pega na consola, define os novos pontos, mete o robô em automático e vai à vidinha dele.

Em anexo vai um print de como estou a pensar fazer a UI ( em modo grosso, claro ) . apenas tenciono operar em X,Y,Z pois os ângulos vão ser sempre rectos ( pra não complicar ). Acho que me fiz explicar melhor agora