collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: UPS sempre ligada?  (Lida 2879 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
UPS sempre ligada?
« em: 09 de Fevereiro de 2021, 10:40 »
Olá a todos.

Recentemente e devido a uns cortes de energia da EDP fui buscar uma UPS que nunca usei e que já não tinha as baterias boas, uma APC 1100 VA

Comprei 2 baterias e liguei-a, tudo Ok. Agora apercebi-me que ela está sempre a consumir, mesmo desligada, ou seja, ela tem 2 modos, OFF e OnLine (ligada).

Ligada à tomada ela consome:

OFF: ~13.5W \ ~0.106A
ONLINE:  ~21W \ ~0.115A

(durante a noite desligo tudo da tomada)

Ora, o kWh na minha fatura está em 0.1573€

Por mês a UPS, estimativa de 8h por dia, mesmo em OFF, custa-me uns ~50 cêntimos e uns ~80 em ON.

Não é muito mas fiquei a pensar se realmente preciso da UPS, tudo bem que se existir um pico ou algo assim protege, em todo o caso já tenho tomadas com essa proteção. Na realidade apenas está a precaver um corte de energia, que entretanto pararam porque o frio também acalmou (e nunca tinha tido problemas com isso antes).

3 Perguntas:

  • Vocês utilizariam a UPS nesta situação? Tenho apenas o PC Desktop e o monitor ligados nela.
  • Ela mesmo desligada está sempre a carregar as baterias? e o consumo vem daí?
  • Tenho uma impressora 3D, seria mais útil colocá-la aí?
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2021, 10:47 por almamater »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: UPS sempre ligada?
« Responder #1 em: 09 de Fevereiro de 2021, 11:43 »
No manual da apc não recomendam ligar por exemplo a impressoras de toner. A impressora 3d se nao tiver grande picos de consumo pode utilizar com a ups.

No entanto sempre tive uma ups mustek no meu pc+monitor+ colunas. Das vezes que faltou a luz em casa e tinha o pc ligado as  baterias estavam mortas.

Agora nunca reparei no consumo on e off, apenas noto um ligeiro zumbido quando está em off.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2021, 11:49 por dio123 »

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: UPS sempre ligada?
« Responder #2 em: 09 de Fevereiro de 2021, 16:48 »
Ora, o kWh na minha fatura está em 0.1573€
Acredito que esteja, mas esse não é o preço do kWh ;)
Aos 0,1573€ tens de somar 0,001€ do ISPE, e esse total mais 23% de IVA.
Assim sendo, os 0,1573€/kWh "na fatura" são na realidade 0,1947€/kWh a esvoaçar da carteira. E em cima disso tens os custos fixos:  potência contratada + CAV + DGEG

Quanto a UPS, já deixei de usar há tempos, as baterias acabavam por estragar-se ao fim de uns anos (algumas até deramaram), e na minha zona felizmente não tenho muitos cortes de energia acaba-se por não justificar a despesa. A acumular, com o passar o tempo os PCs cá de casa evoluiram todos para portáteis e cada um traz a sua própria UPS interna ;)

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: UPS sempre ligada?
« Responder #3 em: 09 de Fevereiro de 2021, 22:04 »
Viva,

Eu tenho atualmente uma UPS 850VA com 2 impressoras 3d ligadas a ela.

Na 1a semana de Janeiro tive a infelicidade de queimar as 2 com um corte de energia cá na zona, na semana asseguir la mandei vir uns diodos e os step-downs para substituir e comprei uma UPS, até agora 0 problemas.

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: UPS sempre ligada?
« Responder #4 em: 09 de Fevereiro de 2021, 22:47 »
Em zonas com a rede eléctrica instável se calhar a UPS dá jeito, mas se for apenas para bloquear os picos de corrente diria que uma extensão de 10€ faz o mesmo.

As impressoras estragaram-se porque quando voltou a energia veio em grande 'força' ?

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: UPS sempre ligada?
« Responder #5 em: 11 de Fevereiro de 2021, 09:51 »
Viva,

Honestamente não sei dizer o que se passou se foi quando caiu a rede ou quando voltou.

Eu tenho uma extensão considerada "boa" e tinha as 2 impressoras ligadas nela, 1 das impressoras (Ultimaker 2+) estava a trabalhar mas estavam num "escritorio" que tenho, e não me encontrava perto delas.

A luz foi abaixo e eu pensei "la se foi a impressão que estava a fazer", fui lá passado meia hora +- para liga-la e colocar novamente a imprimir e ela não deu sinal de vida, não havia luzes, nada, e eu pensei "pronto queimou a fonte de alimentação", mas não, estive a ver a fonte de alimentação e aparentemente fornecia-me os 24v que era suposto.

Depois de a desmontar reparei num componente com um "ponto" andei a ver na internet e havia mais pessoas que se queixaram que esse "step-down" para 5v queimava, alem de um diodo tb, la mandei vir isso da farnell e troquei e ela voltou a vida.

Entretanto, tenho uma Zortrax que na altura estava desligada e liguei-a passado uns dias, coloquei-a a imprimir e passado 5m a aquecer a heatbed ela dava-me um erro de "heat bed too hot", e realmente nem lhe conseguia encostar a mão, lá mandei email para eles que tem um suporte 5* por acaso e eles disseram-me que devido a maquina já ter muitos anos (2013) o "flat cable" que vem a heatbed podia-se ter danificado ou então a própria heatbed..

La mandei vir o flatcable troquei todo contente, e no fim, exatamente a mesma coisa, la fui eu então comprar a heatbed, e passado +1 semana, exatamente o mesmo, a diferença é que quando liguei a nova heatbed comecou-me a cheirar a queimado.

Então comecei a desmontar novamente tudo e la reparei que o mosfet que liga a heatbed foi a vida..

Resumindo, algo se passou nesse corte de energia que deu-me cabo das 2 main boards..

Deixo aqui o video do "debug" do stepdown a aquecer antes de queimar um bocadinho :)


E em anexo segue as fotos do que foi a vida nas 2 impressoras..

Cumps,
André.












Cumprimentos,
André Carvalho.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: UPS sempre ligada?
« Responder #6 em: 11 de Fevereiro de 2021, 14:06 »
Causalidade e correlação são diferentes.

Se fosse algo nos 230V o que sofria eram as fontes de alimentação, não consigo ver um cenário em que deixa passar um pico ou falhar na regulação, e no processo afetar apenas um dos vários componentes que ligam depois dessa fonte.
Ainda por cima o que te queimou são pontos de falha conhecidos.

Eu voto em correlação sem causalidade, AKA coincidências do *#!@*#!@

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: UPS sempre ligada?
« Responder #7 em: 11 de Fevereiro de 2021, 14:26 »
 ;D  lol   o que é certo é que o zordlyon teve mesmo um azar daqueles! Provocado ou não pela falha de energia..  possa, logo as duas.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: UPS sempre ligada?
« Responder #8 em: 11 de Fevereiro de 2021, 15:24 »
Sim é verdade, mas o que é certo é que aconteceu, nunca me tinha acontecido semelhante..

Cumprimentos,
André Carvalho.