collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Que material usar para começar um projecto simples?  (Lida 18964 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #15 em: 07 de Maio de 2013, 23:30 »
epa, você não, que não vale a pena  :P

não é dificil alterar e alterado ou não acho que é quase o mesmo preço. Eu acho que paguei so mais 1.50€ por cada.

de ferramentas podes sempre pedir coisas nas loja online. Como vais so usar breadboards ou placas feitas acho que precisas pouco.

Se fizeres as bases do robo em PVC (tipo as placas onde assenta tudo, o chasis) precisas de um X-ato apenas e tambem uma broca para fazer os furos dos parafusos, à mao ou com máquina é indiferente, o PVC é muito facil de trabalhar. Normalmente usa-se parafuso M3-M4 3mm-4mm, pelo menos os servos precisam desses para fixar.
Alicate para segurar as porcas e chave de fendas para os parafusos (seguras a porca e apertas com a chave de fendas como um parafuso normal)
Fios como é claro, para prototipagem usa-se fios jumper, macho ou fêmea, conforma a necessidade. Penso que os arduinos normalmente têm pins fêmea, pelo que precisas de um fio com jumper macho para isso. Confirma quais os que o teu arduino tras, e se trás ja de todo. Convem já trazer a não ser que queiras soldar. Para soldar é necessário no minimo: um ferro de soldar, solda, pipete para chupar a solda
« Última modificação: 07 de Maio de 2013, 23:36 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #16 em: 08 de Maio de 2013, 19:56 »
epa, você não, que não vale a pena  :P
Não foi intencional xD

Então tudo leva a uma outra pergunta: Qual o melhor arduino a comprar?

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #17 em: 08 de Maio de 2013, 22:50 »
Eu aconselho o UNO porque se queimar pode-se trocar facilmente o microcontrolador. Claro se nada mais se queimar.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #18 em: 08 de Maio de 2013, 23:51 »
Eu aconselho o UNO porque se queimar pode-se trocar facilmente o microcontrolador. Claro se nada mais se queimar.
Ok, muito obrigado!
Achas que era abusar pedir para me indicares os servos mais adequados? É que não percebo mesmo nada disso e não quero tar a comprar algo que não é bem o que quero.
Nas lojas online de electrónica e afins também venderão uma roda tipo aquela dos carrinhos de compra? Pois se for usar apenas dois servos (para duas rodas) preciso de uma terceira para o robot nao tombar, certo? xD


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #19 em: 08 de Maio de 2013, 23:55 »
Eu aconselho o UNO porque se queimar pode-se trocar facilmente o microcontrolador. Claro se nada mais se queimar.
Ok, muito obrigado!
Achas que era abusar pedir para me indicares os servos mais adequados? É que não percebo mesmo nada disso e não quero tar a comprar algo que não é bem o que quero.
Nas lojas online de electrónica e afins também venderão uma roda tipo aquela dos carrinhos de compra? Pois se for usar apenas dois servos (para duas rodas) preciso de uma terceira para o robot nao tombar, certo? xD

se n for indiscriçao, tens que idade e que tipo de escolaridade? a electronica é um hobby antigo ou recente?

E qto estás disposto a gastar em material e ferramentas? Se quiseres, faço-te um orçamento mais ou menos pra ti, consoante o valor que pretendas gastar e deixo-te a lista pra veres que te interessa ou se queres trocar ou adicionar algum comp/ferramenta em especial! Aceitas?

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #20 em: 09 de Maio de 2013, 00:43 »
se n for indiscriçao, tens que idade e que tipo de escolaridade? a electronica é um hobby antigo ou recente?
Não é indiscrição nenhuma, tenho 21 e estou na faculdade. Electrónica é um hobby recente, embora tenha alguns conhecimentos na area da electrónica, são mais teóricos que outra coisa. Quero com isto dizer que nomes de ICs e afins passa-me tudo ao lado :/

E qto estás disposto a gastar em material e ferramentas? Se quiseres, faço-te um orçamento mais ou menos pra ti, consoante o valor que pretendas gastar e deixo-te a lista pra veres que te interessa ou se queres trocar ou adicionar algum comp/ferramenta em especial! Aceitas?
Bem, isso seria espectacular! Eu gostava de não gastar mais de 100€, mas não sei "até onde" consigo ir com este orçamento, pelo que se for necessário aumentar um bocado, talvez consiga. Acho que mais vale gastar um bocado mais agora e ficar já "preparado" para muita coisa do que depois estar sempre em falta de algo. xD

Obrigado desde já pessoal ;)
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, 01:04 por nvoltex »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #21 em: 09 de Maio de 2013, 01:34 »
Com "tanta preparação" tá-se mesmo a ver onde vai dar... nunca vais fazer nada :p

Onde arranjas rodas... procura aqui no fórum o tópico do concurso de fazer rodas.

Compra um arduino, uma matriz de contactos (solderless breadboard) de 390-400 pontos, 1 par de potenciómetros de 10K, um par de LDRs, um par de resistências de 10K, meia dúzia de LEDs redondos de 5mm (os "normais") verde vermelho e amarelo, meia dúzia de resistências de 220 Ohm e um par de micro-switches. Isto tudo deve ficar por menos de 30€.
Depois aprende a programar no arduino, acende LEDs, com efeitos, a ler de pots e LDRs e a fazer coisas com isso, a comunicar com o PC, a ler botões, etc. Tens aí muito com que te entreter a aprender.
Depois ja terás uma ideia muito mais clara do que fazer aos restantes 70€ ;) (se entretanto "o bichinho" ficar :p)
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, 01:38 por Njay »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #22 em: 09 de Maio de 2013, 02:04 »
A única coisa que posso recomendar é comprar ferramentas de qualidade (nada de chineses), acabam por compensar ao longo do tempo sem dar chatices.
Multímetro, ferro de soldar, fonte de alimentação, conjunto de chaves e alicates para electrónica... etc

Até 100€ é mesmo para brincar e com sorte um multímetro, essencial para tudo.
A breadboard também é importante, não vás para as mais baratas (brancas).

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #23 em: 09 de Maio de 2013, 09:06 »
Com "tanta preparação" tá-se mesmo a ver onde vai dar... nunca vais fazer nada :p
Epah espero mesmo que não seja assim xP O meu objectivo é mesmo conseguir ter uma boa lista de compras criada com a vossa ajuda e comprar o mais rapido possível. Uma vez que tenha o material não é dificil começar a "brincar" e a aprender. Sei programar em C (um bocado enferrujado de momento) e tenho bases de electrónica, pelo que dúvido que seja isso a "parar-me". Portanto estou confiante que vá a algum lado xD

Ah! também fui ao post que indicaste, mas infelizmente as imagens do vencedor estão com problemas :/

A única coisa que posso recomendar é comprar ferramentas de qualidade (nada de chineses), acabam por compensar ao longo do tempo sem dar chatices.
Multímetro, ferro de soldar, fonte de alimentação, conjunto de chaves e alicates para electrónica... etc

Até 100€ é mesmo para brincar e com sorte um multímetro, essencial para tudo.
A breadboard também é importante, não vás para as mais baratas (brancas).
Pois eu também estava com medo que 100€ fosse apertado, daí dizer que se fosse preciso subir um bocado para garantir que ficaria melhor equipado, eu tentaria faze-lo. Da "lista" de ferramentas que criaste ja tenho multimetro e até tenho um transformador com regulador para diferentes tenções (não sei se era este tipo de coisa que te referias quando disseste fonte de alimentação), de resto é que estou mesmo a zeros xD
« Última modificação: 09 de Maio de 2013, 09:10 por nvoltex »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #24 em: 09 de Maio de 2013, 14:54 »
Ah! também fui ao post que indicaste, mas infelizmente as imagens do vencedor estão com problemas :/

nao sao links colocados pelo njay..isso são palavras chave que o proprio forum link para dicionarios ou produtos do amazon... tb n acho piada nenhuma a estas linkagens... eu aconselhava o TigPT a desactivar essas linkagens pra evitar confusoes com links verdadeiros colocados pelos proprios users!..

@ja te estou a fazer uma lista e orçamento para um kit de iniciaçao...depois envio-te por email ou por pm!

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #25 em: 09 de Maio de 2013, 15:11 »
Ah! também fui ao post que indicaste, mas infelizmente as imagens do vencedor estão com problemas :/

nao sao links colocados pelo njay..isso são palavras chave que o proprio forum link para dicionarios ou produtos do amazon... tb n acho piada nenhuma a estas linkagens... eu aconselhava o TigPT a desactivar essas linkagens pra evitar confusoes com links verdadeiros colocados pelos proprios users!..
Não não, eu fui ao post que ele falou e o post do vencedor do dito concurso está com as imagens "down" xD

@ja te estou a fazer uma lista e orçamento para um kit de iniciaçao...depois envio-te por email ou por pm!
Ok ;) Obrigado desde já!


Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #26 em: 09 de Maio de 2013, 17:54 »
Se quiseres um arduino leonardo tenho cá um que raramente uso.
 Agora uso quase so texas.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #27 em: 09 de Maio de 2013, 20:19 »
Bem lembrei-me de algo bastante importante que talvez devesse ter referido no inicio! o.O
Eu uso um mac, isso não vai trazer quaisquer problemas de compatibilidade com a placa ou vai?

Fiz uma breve pesquisa e tudo indica que não há problema, mas já agora decidi perguntar.
Em ultimo caso também trabalhava em ambiente windows, pois tenho dualboot.

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #28 em: 12 de Maio de 2013, 10:59 »
Enquanto espero pela lista que Hugu propôs em fazer andei a ver ainda mais coisas e provavelmente  o robô mais facil para fazer para começar é um seguidor de linha, certo?

Para além disse devido à minha falta de ferramentas andei a pensar em algumas possibilidades. Talvez fosse bom ter uma mini-drill, não? E qual a melhor qualidade/preço que aí anda?
Talvez também preciso de uma maquina de soldar e então levanta-se a mesma questão: qual a melhor qualidade/preço que aí anda?
Acham importante ter estas duas peças ou não são assim tão necessárias quanto isso e vão aumentar exponencialmente o gasto total?

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Que material usar para começar um projecto simples?
« Responder #29 em: 12 de Maio de 2013, 11:12 »
O de linha acho que é o mais facil sim.

Eu tenho um broca manual de 3mm. Peguei numa cabo de uma grosa e meti-lhe a broca com araldite.

Isso da maquina de soldar eu uso um ferro de soldar para cabos electricos que tinha por aqui e serve. Se queres pensar à frente se calhar uma com temperatura ajustavel era boa ideia.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/