collapse

* Posts Recentes

Meu novo robô por josecarlos
[Hoje às 18:30]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Gerador de faiscas  (Lida 7891 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Gerador de faiscas
« em: 25 de Agosto de 2015, 20:27 »
Boas
Andei a pesquisar sobre como fazer um gerador eléctrico de faíscas.
Ou seja tensão alta, e um auto triger.

A questão é que pouco ou nada consegui encontrar.
Sem ser este video:


Este funciona a 1.5V, e tinha intenção de ter um a funcionar a 5V mas como não sei o circuito não sei que modificações tenho de fazer.

O que eu pretendo é algo como os isqueiros dos fogões.

Será que alguem sabe como fazer isto, ou se existe ja algo feito que possa usar (sem ser desfazer isqueiros dos do video)

EDIT: Descubro isto e salto de alegria: https://www.sparkfun.com/products/retired/11218
E depois dou conta de que já não é produzido :(
« Última modificação: 25 de Agosto de 2015, 20:52 por Kristey »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Gerador de faiscas
« Responder #2 em: 28 de Agosto de 2015, 05:47 »
Tinha esbarrado nisso por High voltage generator...
Depois ate me tinha esquecido de vir aqui.

Mas muito obrigado Senso.

Gostava de perceber o circuito.
Ja agora eu entendo como se faz a parte de transformar baixa0 tensão em alta tenção.
Ainda não percebi é como funciona aquele "auto trigger".
Alguem me pode explicar? Poderia usar um 555?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Gerador de faiscas
« Responder #3 em: 28 de Agosto de 2015, 08:42 »
Se precisares de inventar / desenhar um novo, podes procurar por circutos de "tesla coil generators". Sao circuitos para criar varios Kv

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Gerador de faiscas
« Responder #4 em: 28 de Agosto de 2015, 10:58 »
Precisas quase sempre de um transformador (há maneiras sem um, mas não compensam a complexidade)
A forma mais clássica é com um topologia de flyback que funciona por pulsos:

É a topologia que era usada na ignição dos automóveis antigos, em que um platinado controlado por um excêntrico tomava o lugar do MOSFET. Ao contrário do que pode parecer, o pulso de alta tensão é gerado quando o elemento controlador (mosfet/transistor/platinado) deixa de conduzir:


Depois tens osciladores, que normalmente funcionam com um enrolamento extra de feedback. Tens com drive "single side":

Ou push-pull:


Muitas vezes a tensão no secundário pode não ser suficiente para o pretendido. Como nem sempre se pode aumentar o tamanho do enrolamento (complexidade, tamanho ou porque aumentando tensão diminuis corrente), o que se pode fazer é colocar um multiplicador de tensão "Cockcroft_Walton" que pode ter vários andares até obter a tensão pretendida, era muito usado em CRTs (e é o que fazem os 2 condensadores e 2 díodos no penúltimo esquema):


Ou então acrescentas um segundo andar flyback, mas como já estás a falar de tensões elevadas o que se faz é rectificar e acumular a carga do primeiro andar num condensador, e usa-se um spark-gap como comutador para quando a tensão no mesmo atingir um valor elevado fazer o dump da carga todo na primário:

(é o circuito a começar no secundário do 1º transformador)
Um spark-gap é simplesmente 2 condutores próximos um do outro o suficiente para saltar uma faisca :D. Também se pode usar um tiristor, mas não tem tanta piada :D


Já aqui falaram nas tesla coils. Não é mais que um topologia flyback em que no primário e no secundário é adicionada uma capacidade para formar um circuito ressonante e em que a energia em vez de se dissipar após cada pulso vai alimentando a oscilação ressonante até a tensão atingir valores enormes.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Gerador de faiscas
« Responder #5 em: 28 de Agosto de 2015, 14:01 »
Já agora, tens o esquema do gerador do vídeo original neste outro vídeo:

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Gerador de faiscas
« Responder #6 em: 28 de Agosto de 2015, 14:10 »
Há tanta informação na net que uma pessoa se perde ao procurar um circuito tão simples como esse...
Fiz um parecido para uma cerca eléctrica, tem lá o 555 retirado de um artigo da Elektor, com algumas alterações como trocar um mosfet por uma configuração IGBT depois de queimar alguns mosfets + um snubber.
http://pdropes.blogspot.pt/search/label/Cerca%20El%C3%A9ctrica
Entretanto o cliente desistiu da ideia e ainda o tenho em casa para o que vier...  :-\