collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Carregador USB Portátil com pilhas AA  (Lida 3767 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Carregador USB Portátil com pilhas AA
« em: 04 de Agosto de 2013, 21:28 »
Boas pessoal,

Quero fazer um carregador USB portátil, com pilhas AA para oferecer como prenda. No entanto, apesar das centenas de projectos já existentes na net, ainda não encontrei um com as características que quero. Muito resumidamente procuro algo que caiba numa caixa de Altoids (grande inovação neste tipo de coisas, eu sei) e que funcione com pilhas AA. Dentro destes pontos encontro logo duas ramificações nos projectos que encontro:

Ou usam 2 pilhas ou 4 pilhas. Até aqui tudo bem. O meu problema está em que só encontro projectos que ou usam pilhas recarregáveis OU usam pilhas não recarregáveis. Eu gostava que fosse possível usar de ambos os tipos.

Já vi malta a usar projectos semelhantes ao MintyBoost. O próprio mintyboost é um excelente projecto mas pareceu-me que fica um bocado caro. Tenho de ver os preços das peças em separado para ver se me safo. Depois, encontrei alguns step-up's no eBay (que é no fundo o que o MintyBoost é), a preços bastante acessíveis. No entanto, funcionam com uma input voltage mínima de 2,5V o que já é demasiado baixo para 2*1,2V. Isto resolvia-se ligando as 4 pilhas em série mas o circuito em si não permite uma voltagem superior aos 5V no output, que invalida logo a opção de usar 4 pilhas não recarregáveis.

No fundo, o que eu queroa era algo tão simples quanto isto: 4 pilhas AA ligadas em série. Caso fossem não recarregáveis, tenho de ter um limitador de corrente nos 5V. Caso sejam recarregáveis, nem se coloca esse problema. Além disto preciso de ter algo que impeça que seja o telemóvel a carregar as pilhas (um díodo, talvez? ). Desta minha solução, tenho apenas uma grande dúvida: caso a voltagem seja inferior aos 5V, o regulador de voltagem deixa passar corrente na mesma ou não? Caso não deixe, esta solução não serve.

Talvez isto não seja possível e por isso mesmo é que ainda não encontrei nenhum projecto com estas características nas dezenas que já vi hoje.

Obrigado!
Tiago Ferreira.

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Carregador USB Portátil com pilhas AA
« Responder #1 em: 04 de Agosto de 2013, 22:28 »
Acho que entretanto encontrei algo quase que perfeito para o que quero. Resta saber se o consigo arranjar em tempo útil.

http://www.pololu.com/catalog/product/2119

Preço acessível, boa eficiência, protecção térmica e dá quer para voltagens acima de 5V e abaixo. Perfeito! Além disso, dá uma boa corrente!

Agora, continuo com uma dúvida: como impeço que a corrente volte do telemóvel para as baterias? Eu sei que, à partida, o telemóvel tem um circuito que faz isso mesmo mas não tenho a certeza absoluta e prefiro jogar pelo seguro. Lembrei-me de ligar um LED em série só que isso "come" logo ~3V. Não percebo nada de diodos mas sei que a solução passa por ai.

Um diodo zener é o caminho, correcto?

Tiago.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Carregador USB Portátil com pilhas AA
« Responder #2 em: 04 de Agosto de 2013, 23:34 »
Não sei se percebi o que queres fazer... Queres "substituir" o transformador que carrega o telemóvel por pilhas certo?
Penso que tudo o que necessitarás é de obter uma fonte de 5v de forma a substituir o transformador.
O telemóvel tem um circuito que se encarrega de carregar a bateria, os 5v servem para alimentar esse circuito, não para diretamente carregar a bateria. Mas penso que o díodo seria bom para evitar problemas caso te enganes a colocar as pilhas.

Encontrei este site com um esquema, pode ser um ponto de partida...
http://electronicdesign.com/power/adapters-charge-cell-phones-using-standard-aa-batteries

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Carregador USB Portátil com pilhas AA
« Responder #3 em: 04 de Agosto de 2013, 23:38 »
Um diodo schotky seria mais inteligente, mas melhor ainda que não tem queda de tensão é um mosfet configurado como diodo..

O que tu queres é raro porque conforme a voltagem, tens de fazer ou buck(acima dos 5v do usb) ou boost(abaixo dos 5v do usb), logo precisas de um ic mais inteligente, depois tens a coisa chata de que fazer buck ou boost de voltagens de entrada próximas da voltagem de saida precisas de um chip capaz de funcionar com duty cycles muito pequenos, coisa que nem todos gostam.

Se é essencial funcionar com pilhas normais e recerregaveis, porque não usar só duas pilhas?
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Carregador USB Portátil com pilhas AA
« Responder #4 em: 04 de Agosto de 2013, 23:46 »
Existem uns carregadores de emergência que até vendem nos chineses por 5€.
Já comprei dois e funcionam com uma pilha AA, NI-MH ou alcalina.
A corrente de carregamento anda pelos 2A se não me engano, conseguindo fazer um carregamento rápido.


"emergency phone charger"

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Carregador USB Portátil com pilhas AA
« Responder #5 em: 05 de Agosto de 2013, 13:04 »
Boas malta!
Obrigado pelas respostas.

rglove: sim, quero ter um carregador portátil para usar ocasionalmente. Vi esse link que mandaste e o que é feito é no fundo um MintyBoost (que cheira-me que é o que vou acabar por fazer, no final de contas).

Senso: Vou pesquisar sobre como ligar MOSFET's como diodos. Usar só duas pilhas vai ser o futuro, sim. No entanto, acabei de ligar para algumas lojas de electrónica aqui na região e nenhuma tem o IC necessário para fazer o boost.

dropes: eu queria algo homemade, porque é uma prenda.

Entretanto e para efeitos gerais, é possível fazer o que vou descrever?
Tenho as 4 pilhas ligadas em série e uso os MOSFET's como diodo e um limitador de tensão de 5V. Caso se usem pilhas não recarregáveis e a tensão for acima de 5V, só passam 5. Caso sejam menos do que 5V, passa tudo. É isto? Se fosse era espectacular, simplificava-me o circuito como tudo e dava para o que preciso, numa primeira fase.

Tiago.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Carregador USB Portátil com pilhas AA
« Responder #6 em: 05 de Agosto de 2013, 13:07 »
Aqui está como usar mosfets como diodos:
http://rs20.mine.nu/w/2013/02/using-mosfets-as-blocking-diodes-reverse-polarity-protection/
Agora parece estar down mas podes ver a cache
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Carregador USB Portátil com pilhas AA
« Responder #7 em: 05 de Agosto de 2013, 13:36 »
Pois, o que tu queres garantidamente que não há cá chips em Portugal, e nem te escapas de SMD's.
Avr fanboy

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Carregador USB Portátil com pilhas AA
« Responder #8 em: 05 de Agosto de 2013, 15:03 »
Eu estou a fazer um, mas nao utlizia pilhas AA mas sim 18650 ( celula de li-ion) e tem um bost converter para 5v e uma saida usb

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Carregador USB Portátil com pilhas AA
« Responder #9 em: 05 de Agosto de 2013, 18:53 »


ou
http://www.instructables.com/id/MintyBoost!---Small-battery-powered-USB-charger/