collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como guardar componentes SMD ?  (Lida 6443 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Como guardar componentes SMD ?
« em: 28 de Janeiro de 2018, 13:27 »
Bom dia,

Uma perguntinha simples, qual é a maneira correta de guardar componentes SMD ?
Deixar na fita até serem necessários ou comprar daquelas caixinhas com tampa que dá para encaixar tipo lego. Por exemplo https://www.ebay.com/itm/332206088448

Isto facilita a arrumação mas não sei se não poderá acabar por causar problemas de oxidação com a humidade.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #1 em: 28 de Janeiro de 2018, 13:44 »
Eu deixo-os como vêm. Se vem em fitas não os retiro, se em sacas idem. E depois meto em organizador de gavetinhas.
A oxidação não é problema para hobby, só para processos automatizados (pick&place). No limite é adicionar mais um bocado de fluxo ao soldar.
Se fosse mudar de sistema, acho mais piada aos organizadores em pastas do que aos de caixinhas: https://www.ebay.com/itm/322511496048

« Última modificação: 28 de Janeiro de 2018, 13:51 por jm_araujo »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #2 em: 28 de Janeiro de 2018, 15:05 »
E fica tudo na fita é só cortar ao tamanho certo. Clever!

tks
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #3 em: 28 de Janeiro de 2018, 20:57 »
Eu ja experimentei comprar gamas (de resistências e condensadores) SMD e foi asneira..
o melhor para mim é comprar os valores quando se precisam e deixar tal como vem, nao organizar nada em caixinhas que só dão trabalho

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #4 em: 28 de Janeiro de 2018, 23:15 »
se ainda estiveram nas fitas, é deixar estar porque sempre estao isoladas do ambiente.

Esses organizadores das fitas sao giros mas caros..ja agora alguem tem algum? qual é o comprimento maximo da fita   e aquilo entra pelos lados ou por cima como nos organizadores de selos?

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #5 em: 28 de Janeiro de 2018, 23:36 »
Esses organizadores das fitas sao giros mas caros..ja agora alguem tem algum? qual é o comprimento maximo da fita   e aquilo entra pelos lados ou por cima como nos organizadores de selos?

Não tenho aqui comigo mas tenho um que mandei vir do ebay com resistências e condensadores. E pelo que pesquisei é melhor negócio comprar um dossier desses com componentes do que vazio.

As fitas entram de lado, mas como não o tenho aqui não te sei dizer o comprimento...
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #6 em: 28 de Janeiro de 2018, 23:52 »
Eu deixo tudo como veio.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #7 em: 29 de Janeiro de 2018, 13:26 »
Como ainda tenho poucos componentes SMD não preciso de os organizar muito bem. Mas tipicamente deixo-os nas fitas de origem dentro de umas caixas.
No caso dos componentes Through-hole a forma mais económica (€€) e compacta que encontrei de organizar os componentes por valor, foi através de pequenos ziplock bags:
Há um armazenamento hermético (mais ou menos)
Facilmente vejo o conteúdo de cada saco
Dá para facilmente adicionar uma etiqueta aos sacos com a descrição e alguns pontos principais da datasheet do componente
Muito económico (1 conjunto de 100 sacos custa pouco mais de 1 euro)
Facilmente transportável (posso só levar da caixa as saquetas que vou precisar no momento)

No entanto, se a pessoa tiver possibilidades de conseguir ter um organizador gigante com gavetinhas para cada componente, ganha muito tempo e é mais prático para organizar.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #8 em: 29 de Janeiro de 2018, 13:49 »
Exemplo de uma das várias caixas que fiz para organizar os componentes ("poor man's way")
Para componentes mais diversificados (não compensa separar por valores ou têm dimensões maiores) tenho de usar os típicos organizadores com gavetas

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #9 em: 29 de Janeiro de 2018, 17:55 »
Gavetas cheias de tralha, caixotes de Mouser cheios de sacos, uma caixa com fitas de smd's mais comuns, no inicio comprei montes de caixas.

Não vale a pena, resistências vai tudo para o mesmo sitio que uso só praticamente SMD's, as PTH estão em sacos com o valor, condensadores igual, o resto, está cada um no seu saco.

Só meia duzia de coisas tipo v-regs ou cristais é que tenho algumas gavetas..
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #10 em: 29 de Janeiro de 2018, 21:06 »
O samc tem tudo arrumadinho e bem à maneira... no meu caso, como no caso do senso, tenho montes e montes de componentes (tenho uma loja) e é impossível ter tudo em gavetas por falta de espaço e principalmente porque, quando é em quantidade, até os componentes mais pequenos nos seus pacotes de quantidade podem ocupar um espaço muito maior do que o disponível numa gaveta grande. Tenho uma mala grandota só com resistências TH. Ao longo dos anos comprei diferentes estilos de caixas e ainda não encontrei um estilo em que consiga abrigar tudo. Mantenho tudo o mais possível nos pacotes originais, que assim têm lá a informação exacta do que são e estão o mais protegidos possível (e ainda vou mantendo a humidade relativa do ar sob controle).

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #11 em: 30 de Janeiro de 2018, 09:21 »
Quanto aos componentes TH, resistências e díodos vão para envelopes de papel pequenos, arrumados por ordem numa caixa de sapatos. O resto vai para caixas de plástico com divisórias que vou comprando ou no chinês ou quando aparecem no LIDL ou no Aldi.

Mas em SMD não dá jeito nenhum, as fitas só ficariam bem num dossier, e estar a tirar das fitas para por em caixinhas é uma trabalheira. Não tenho muita coisa em SMD, pelo que talvez acabe por mandar vir um dossier com vários valores de resistências e condensadores e eventualmente uns diodos e um transistor ou outro.

Mas a minha duvida inicial era se componentes SMD como os condensadores não seriam afetados pela humidade quando tirados das fitas.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #12 em: 30 de Janeiro de 2018, 09:25 »
Mas a minha duvida inicial era se componentes SMD como os condensadores não seriam afetados pela humidade quando tirados das fitas.

São afectados, quando mais tempo ao ar livre, mais ficam oxidados. Nas fitas tambem (a fita é de papel) mas mais lentamente.
Mas se tiveres num sitio guardado com pouca humidade é o melhor que se arranja..

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #13 em: 30 de Janeiro de 2018, 10:13 »
Pois, em minha casa talvez haja um pouco menos humidade que no Oceanário... :-(
Vou mandar vir pacotinhos de silica gel...
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Como guardar componentes SMD ?
« Responder #14 em: 30 de Janeiro de 2018, 10:21 »
Como já tinha dito:
A oxidação não é problema para hobby, só para processos automatizados (pick&place). No limite é adicionar mais um bocado de fluxo ao soldar.
Essa oxidação é superfícial, e ao soldar com ferro de soldar não é problema porque a ação mecânica da ponta quebra a camada de oxido que se possa ter formado. O problema é quando se faz reflow, que a pasta de soldar pode não "humedecer" o contacto do componente  ("wetting" em inglês). O problema é maior quanto mais pequeno o contacto dos componentes, para BGAs de alta densidade (tipo FPGAs) o tempo de vida das bolas de solda é de dois anos, senão as falhas de soldadura aumentam muito em produção e obrigam a fazer rework das placas ou reballing antes os montar, ambos dispendiosos num ambiente de produção: http://www.circuitnet.com/experts/87700.html

Edit:
Se mesmo assim forem paranoicos com a humidade, a sílica mais barata do mercado é a que é usada como areia dos gatos, 2kg por 5€: https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=4198211 . É exatamente a mesma sílica que dos saquinhos, e se for só para humidade dá para reutilizar indefinidamente secando-a do forno quando tiver saturado (mas só humidade, se for usada para fins sanitários não convém meter no forno ;D )
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2018, 10:27 por jm_araujo »