collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Ajuda] Arduino Duemilanove e o Sensor Ultrasónico  (Lida 4841 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
[Ajuda] Arduino Duemilanove e o Sensor Ultrasónico
« em: 10 de Julho de 2009, 15:22 »
Boas..

Dois sensores ultrasonicos, um receptor um transmissor, se possivel gostava que me dessem uma ajuda num circuito para estes dois sensores ultrasónicos, para utilizar no Arduino Duelminove.
http://aliatron.com/loja/catalog/product_info.php?cPath=30&products_id=560
http://aliatron.com/loja/catalog/product_info.php?cPath=30&products_id=559

Espero pela vossa ajuda.

« Última modificação: 21 de Julho de 2009, 21:51 por metRo_ »
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:[Ajuda] Arduino Duemilanove e o Sensor Ultrasónico
« Responder #1 em: 10 de Julho de 2009, 15:56 »
Prepara-te para muitas horas de trabalho... e não vai ser fácil fazer em linguagem arduino, certamente terá que ser em assembler. Vais ter que enviar ondas em frequências diferentes, estar a ouvir o reflexo e depois fazer o calculo da diferença de tempo da onda enviada para a sua recepção, de seguida ver a frequência a que era para calculares a distancia a que o objecto está. O melhor é googlares por datasheet desses sensores e ver se já existe algum projecto feito que te simplifique a vida! Ultrasons, mais vale soluções feitas, caso contrario, só se o objectivo for investigar e desenvolver tecnologias para melhorar a sua precisão.
« Última modificação: 21 de Julho de 2009, 21:51 por metRo_ »

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:[Ajuda] Arduino Duemilanove e o Sensor Ultrasónico
« Responder #2 em: 10 de Julho de 2009, 15:58 »
Quanto aos circuitos se procurares na net encontras alguns projectos com isso. No entanto para já posso dar-te uma grande ajuda no aspecto de que isso na leiritronica é muuuuuito mais barato.

http://www.leiritronica.com/electronica/product_info.php?products_id=42569

Basicamente na leiritronica compras o emissor e o receptor a 10,66€ já com portes e se fosses comprar isso na aliatron custava-te prai 33 euros com portes.. Ainda é uma diferença grandinha..mas se tiveres disposto a gastar prai 33 euros podes comprar ja feito noutros sitios como a comprobotics: http://loja.comprobotics.com/product_info.php?cPath=40_98&products_id=129

No entanto, tal como o TigPT disse.. isso não é pêra doce.. tem muito que saber e se queres fazer isso como deve ser convém ter um osciloscópio para analisares os sinais analógicos..
« Última modificação: 21 de Julho de 2009, 21:51 por metRo_ »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re:[Ajuda] Arduino Duemilanove e o Sensor Ultrasónico
« Responder #3 em: 10 de Julho de 2009, 21:07 »
Prepara-te para muitas horas de trabalho... e não vai ser fácil fazer em linguagem arduino, certamente terá que ser em assembler. Vais ter que enviar ondas em frequências diferentes, estar a ouvir o reflexo e depois fazer o calculo da diferença de tempo da onda enviada para a sua recepção, de seguida ver a frequência a que era para calculares a distancia a que o objecto está. O melhor é googlares por datasheet desses sensores e ver se já existe algum projecto feito que te simplifique a vida! Ultrasons, mais vale soluções feitas, caso contrario, só se o objectivo for investigar e desenvolver tecnologias para melhorar a sua precisão.


Pois .. acho que vai ser um trabalho duloroso... vou googlar e depois fazer a minha maneira ... sempre aprendo algo novo.

Obrigado
« Última modificação: 21 de Julho de 2009, 21:52 por metRo_ »
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re:[Ajuda] Arduino Duemilanove e o Sensor Ultrasónico
« Responder #4 em: 10 de Julho de 2009, 21:19 »
Quanto aos circuitos se procurares na net encontras alguns projectos com isso. No entanto para já posso dar-te uma grande ajuda no aspecto de que isso na leiritronica é muuuuuito mais barato.

http://www.leiritronica.com/electronica/product_info.php?products_id=42569

Basicamente na leiritronica compras o emissor e o receptor a 10,66€ já com portes e se fosses comprar isso na aliatron custava-te prai 33 euros com portes.. Ainda é uma diferença grandinha..mas se tiveres disposto a gastar prai 33 euros podes comprar ja feito noutros sitios como a comprobotics: http://loja.comprobotics.com/product_info.php?cPath=40_98&products_id=129

No entanto, tal como o TigPT disse.. isso não é pêra doce.. tem muito que saber e se queres fazer isso como deve ser convém ter um osciloscópio para analisares os sinais analógicos..


Conheço ambas as lojas ... a leritronica é mesmo espectacular..  n vivo muito longe do seu ponto-loja (onde se fazem ecomendas e também têm la material. )

Talvez devo mudar o sensores ultrasónicos para medidores de distância... quando adquerir novos conhecimentos (so tou no 11º) :D

Obrigado
« Última modificação: 21 de Julho de 2009, 21:52 por metRo_ »
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:[Ajuda] Arduino Duemilanove e o Sensor Ultrasónico
« Responder #5 em: 11 de Julho de 2009, 01:38 »
Eu aconselho-te a soluções chave na mão, ao menos não vão falhar e desmotivar-te da robótica. Não vale a pena reinventar a roda!
« Última modificação: 21 de Julho de 2009, 21:52 por metRo_ »

Offline Zav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re:[Ajuda] Arduino Duelminove e o Sensor Ultrasónico
« Responder #6 em: 11 de Julho de 2009, 22:26 »
Eu aconselho-te a soluções chave na mão, ao menos não vão falhar e desmotivar-te da robótica. Não vale a pena reinventar a roda!

Desmotivação ...(bem as vezes perco a paciência) ...no entanto nasci com a robotica. Sim não vale a pena reinventar a roda, e é por isso que depois de ver o maior filme Transformers Retaliação surgiu-me umas novas ideias. Estou no momento a  avaliar o projecto. Depois apresento.

Conheces alguma loja que tenha a venda varios servos, quase especializada?,(a pombalmodel.com têm alguns mas é como a aliatron)


Fica bem :D
« Última modificação: 11 de Julho de 2009, 23:55 por Zav »
"O Futuro pertencem a aqueles que acreditam na Beleza dos  seus sonhos" Eleanor roosevelt

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:[Ajuda] Arduino Duemilanove e o Sensor Ultrasónico
« Responder #7 em: 12 de Julho de 2009, 01:09 »
Servos é mais fácil encontrares numa loja de modelismo ;)
« Última modificação: 21 de Julho de 2009, 21:54 por metRo_ »