collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Estação de soldadura "caseira"  (Lida 11492 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #15 em: 21 de Agosto de 2015, 22:33 »
Mas são usados para desenvolvimento, obviamente que não soldas um BGA com um ferro de soldar, mas soldas bem muita coisa á mão, a board tambem não te vai fugir debaixo da mão se for grande, quanto muito até é melhor porque é mais facil de segurar, segurar uma pcb de 8mm por 12mm para lhe soldar um microfone é uma aventura muito mais interessante.
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #16 em: 21 de Agosto de 2015, 23:19 »
Para mim o que me chamou a atenção foram as possibilidades de personalização e o facto de, segundo o autor, o ferro ser idêntico em tudo ao original.
É claro que não espero que um ferro de 10 euros ou menos aguente 2 horas de soldadura contínua diária, mas para o uso que lhe conto dar penso que poderia ser suficiente

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #17 em: 21 de Agosto de 2015, 23:23 »


54 páginas:
http://dangerousprototypes.com/forum/viewtopic.php?f=56&t=2457

Muita informação no que toca a ferros.
Qualquer estação digna desse nome usa ferros com fichas

Obrigado pelo link senso, já comecei a ler mas 54 páginas ainda vai demorar lol...
Porquê a referência a fichas, o projecto que indiquei usa uma ficha no ferro, apesar de n ser compatível com a hakko original

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #18 em: 21 de Agosto de 2015, 23:25 »
Faz um bocado impressão estar com tanto trabalho para depois meter um ferro de imitação Hakko de menos de 10€.

Sendo os ferros (junto com as ponteiras) uma das partes mais (relativamente) baratas dos ferros de marca, acho que num projecto desse género valia o investimento.

Acho que vi há  tempos um tipo a desenvolver uma estação para ferros de indução por RF (?Weller?, googlem que agora estou limitado), que respeitava o preceito acima.
Qual o preço de um ferro hakko ou similar original?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #19 em: 21 de Agosto de 2015, 23:39 »
Obrigado pelo link senso, já comecei a ler mas 54 páginas ainda vai demorar lol...
Porquê a referência a fichas, o projecto que indiquei usa uma ficha no ferro, apesar de n ser compatível com a hakko original
as fichas ha diferentes, pois senao tinhas uma estaçao xpto e qdo quisesses trocar o ferro, obrigarem-te a comprar da marca.. e mm que sejam iguais, penso que tb pode haver problemas no pinout e estragar o ferro ou a electronica da estaçao (digo eu n sei)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #20 em: 22 de Agosto de 2015, 01:42 »
Ainda não compreendo lá muito bem a necessidade de uma estação de soldar...
Para uso Normal = Antex 25W, SMDs = JBC 11W, Calhaus = Chinês 60W
Podem-me dizer que um ferro dá para tudo, pois, mas as pontas são diferentes e colocar uma ponta fina para dessoldar dissipadores não é nada bonito, e para grandes potências as pontas também sofrem maior desgaste, daí ter um ferro para cada função.
Demoram a aquecer, realmente o de 11W ainda são uns valentes minutos mas a temperatura é muito porreira para SMDs.

Já trabalhei com 2 estações da JBC uma era para dessoldar, é o que sinto mais falta, quanto ao resto não tenho por que me queixar, talvez devesse ter um fluxo de melhor qualidade mas desenrasca.

No Leroy Merlin já vendem álcool isopropílico, já não era sem tempo.
Quanto às soldaduras, o resultado depende mais do soldador do que do ferro e tenho apanhado "coisas lindas" quanto a isso,
apesar de já ter soldado com um prego e isqueiro (desenrascanço), creio que ficou bem melhor do que muitas das soldaduras que já encontrei...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #21 em: 22 de Agosto de 2015, 02:27 »
Qual o preço de um ferro hakko ou similar original?
É só usar a net...
Estação Hakko FX888D na Amazon.com $95 (http://www.amazon.com/Hakko-FX888D-23BY-Digital-Soldering-FX-888D/dp/B00ANZRT4M/ref=sr_1_1?s=hi&ie=UTF8&qid=1440206589&sr=1-1&keywords=fx888d)
Ferro Hakko FX8801 para essa estação na Amazon.com $20 (http://www.amazon.com/Replacement-Soldering-FX-8801-FX-888D-Station/dp/B00WSAXBQ0/ref=sr_1_5?s=hi&ie=UTF8&qid=1440206625&sr=1-5&keywords=fx8801)
esquece, este é imitação.
O ferro hakko é este :http://www.amazon.com/Hakko-FX8801-02-ESD-Safe-Soldering-Station/dp/B004P3D9MY/ref=sr_1_28?s=hi&ie=UTF8&qid=1440206959&sr=1-28&keywords=fx8801, e o preço até doi: $78

Se os preços da Amazon forem dea referência, pelos vistos estava bem enganado... oooops  :P
« Última modificação: 22 de Agosto de 2015, 02:35 por jm_araujo »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #22 em: 22 de Agosto de 2015, 08:08 »
Pois não sei se compensa o trabalho todo, eu comprei  hakko 938 original por 10 ou 15euros,só estação agora falta o ferro que ainda são umas valentes croas, mas no entanto comprei  10euros ferro e pontas nos chineses e até agora estou satisfeito. 
O JBC antigo demora aquecer mas de pois e uma maravilhas soldar.
Agora que estiver atento ao mercado tem aparecido estações de marca a preços mais em conta.

Depois tem haver com a experiência e a exigência pode ou não exigir bom ferro

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #23 em: 22 de Agosto de 2015, 08:52 »
E estações para dessoldar? Que opções sugerem para um uso normal? Algo com uma boa relação preço qualidade.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #24 em: 22 de Agosto de 2015, 10:03 »
No Leroy Merlin já vendem álcool isopropílico, já não era sem tempo.

Nas farmacias podes encomendar em garrafas de 1l

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #25 em: 22 de Agosto de 2015, 13:45 »
No Leroy Merlin já vendem álcool isopropílico, já não era sem tempo.

Nas farmacias podes encomendar em garrafas de 1l
em papelarias tb se costuma encontrar..

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #26 em: 23 de Agosto de 2015, 22:52 »
No Leroy Merlin já vendem álcool isopropílico, já não era sem tempo.
A minha casa já chegou a uns 4 anos :)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #27 em: 24 de Agosto de 2015, 16:24 »
No Leroy Merlin já vendem álcool isopropílico, já não era sem tempo.
A minha casa já chegou a uns 4 anos :)
Pois, na minha chegou quando coloquei aqui o post :P
Sempre usei diluente celuloso para limpezas, seja a fazer reparações no trabalho ou em casa,
infelizmente é demasiado agressivo para os plásticos, mas continuo a usar em muitas aplicações.
Este álcool isopropílico tem um cheiro completamente diferente do etílico, não é tão intenso e dá moca.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #28 em: 24 de Agosto de 2015, 18:32 »
Para limpar e desengordurar não gosto de usar diluente, é muito agressivo, só uso em material de pintura, e mesmo assim há plásticos atacados (rolos de espuma e proteções para as bandejas).

Para esse fim usava acetona, mas também é lixado para os plásticos, e mais recentemente benzina, mas aqueles vapores apesar de serem agradáveis acho que não são muito bons.

Mas isopropílico parece-me que deve ser o mais apropriado, são boas notícias agora se vender no Leroy (antes só em farmácia de grau clínico, ou fora em bidões grandes ou latinhas demasiado pequenas, todas as soluções para o carotas)

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #29 em: 24 de Agosto de 2015, 19:47 »
Álcool isopropílico arranjei na farmácia ao lado de casa, 1 litro menos de 5 euros n acho nada caro. Tive de encomendar mas passados 2 dias já tinha chegado, o facto de o farmacêutico ser meu amigo deve ter ajudado a não haver perguntas quanto à finalidade do mesmo mas não ao preço...