collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Philips BT7900 - Falhas  (Lida 6203 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Philips BT7900 - Falhas
« em: 11 de Agosto de 2023, 18:57 »
Ando aqui às voltas com esta coluna Bluetooth, é da minha irmã e deixou-a cair, da mesa até ao chão, supostamente seria resistente mas ficou com falhas audio\recepção e não percebo o motivo.

Está intermitente mas não há um padrão, pode estar 5 minutos a dar e do nada começa a falhar..

Descobri como se abre mas não vejo nada de relevante na placa, aliás minto, havia um mini componente que me parecia estar ligeiramente torto e ao tocar-lhe saltou logo, resultado: desapareceu para a 5ª dimensão. Não cheguei a perceber o que era, se um condensador se uma resistência:


Estava junto deste 'Optek OTK5272s'.

De qualquer forma não afetou o comportamento, ou era aquele componente a provocar isto ou então é outra coisa e não faz grande falta  :P

Quando falha parece-me que se carregar no módulo Bluetooth que volta, mas também já aconteceu carregar e não voltar a dar.. por isso não chego a nenhuma conclusão.

Já apliquei um pouco de calor no módulo Bluetooth mas é indiferente.. a bateria está ligada permanentemente, para fazer algo mais avançado teria de a dessoldar da board para não haver nenhum curto.

Agora, acham que este módulo Bluetooth está disponível por aí? Seria possível trocá-lo sem perder a comunicação com o restante IC circuito\controlador?



Já pesquisei pelo manual (de serviço) disto e para ver se conseguia saber que componente era aquele que desapareceu, mas não encontro nada.

Por isso não sei o que lhe faça..



 
« Última modificação: 11 de Agosto de 2023, 18:59 por almamater »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Philips BT7900 - Falhas
« Responder #1 em: 11 de Agosto de 2023, 22:05 »
Olá :)

Queria agradecer-te pelas fotos, estão 5 estrelas, não é comum ver fotos decentes das pcbs.
Pelo sintoma iria mais para um mau contacto, a uma avaria, verifica se a ligação do altifalante está boa, e mesmo o altifalante em si.

Pelo vídeo, quando o som falha, não dá nenhum sinal de perda de Bluetooth, apenas fica sem som.
O componente que saltou não faço a mínima, o Optek trata-se de um processador, também não encontrei nenhum manual de serviço, mesmo com ele acho que seria complicado descobrir a avaria, intermitências é o pior que um técnico pode ter para reparar.

Dar-lhe calor não ajuda nos aparelhos de baixo consumo, penso eu... as soldaduras aguentam-se bem.

Abr.


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Philips BT7900 - Falhas
« Responder #2 em: 18 de Setembro de 2023, 09:37 »
Bom, ainda não percebi qual o problema, pois faz o emparelhamento sem problema e depois perde sinal, depois volta a ganhar.. e é capaz de ficar um tempo sem falhar mas depois volta a falhar..  :o

No espaço do tal componente que 'saltou' para o espaço, testei inventar e soldei dois fios e experimentei ligar uma resistência e depois um condensador mas não fez diferença alguma..

Entretanto lembrei-me se seria possível substituir o módulo bluetooth.. ("OBT-RF010 Bluetooth module chip RDA5876 OPTEK"), caso o consiga arranjar, acham que depois haverá algum problema de comunicação do novo módulo para os restantes ICs (seria preciso fazer um alteração qualquer de firmware)?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Philips BT7900 - Falhas
« Responder #3 em: 19 de Setembro de 2023, 19:49 »
Chegaste a verificar as soldaduras do modulo BT à placa principal?

Em princípio não será necessário fazer qualquer operação depois da troca deste módulo, o preço é simpático.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Philips BT7900 - Falhas
« Responder #4 em: 20 de Setembro de 2023, 14:37 »
Sim verifiquei as soldaduras..

Como o preço parece ser acessível estava numa de ver se dava para o comprar e depois substituía-o..