collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Voltera - Circuit Board Prototyping Machine  (Lida 12377 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Voltera - Circuit Board Prototyping Machine
« em: 13 de Fevereiro de 2015, 16:23 »
Não me lembro de ter visto isto por aqui, não sei se já alguém reparou mas este projecto na plataforma kickstarter parece-me muito interessante. 

Voltera V-One é uma impressora que irá permitir imprimir placas de circuito impresso, nada que não se faça já hoje em dia mas com facilidade e qualidade que parece existir no produto final penso que estamos a ir por um bom caminho :) (para os hobistas com algum €).


https://d2pq0u4uni88oo.cloudfront.net/projects/1607708/video-496130-h264_high.mp4

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Voltera - Circuit Board Prototyping Machine
« Responder #1 em: 13 de Fevereiro de 2015, 16:35 »
Já tinha visto, e apesar de engraçado por ser diferente, não me entusiasma.
Não sei se "algum €€" chega. Com "tintas" proprietárias tás sempre agarrado a eles, substratos também deve ser pelo mesmo caminho, e depois com pistas feitas em tinta falta saber como envelhecem e a sua condutividade (correntes mais elevadas deve ser para esquecer).
E depois como tudo hoje em dia não basta o HW. O segredo da coisa vais estar no sw, facilidade de utilização, erros, implementação de features (como parece que ainda falta a 2ª camada apesar de já estar na pub).
E sendo um startup pior ainda, depois de entregues as maquinas (se entregarem) podem desaparecer e sem "tintas" ficas com um pisa papeis bem caro.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Voltera - Circuit Board Prototyping Machine
« Responder #2 em: 13 de Fevereiro de 2015, 16:41 »
Sim tens razão, ainda está tudo no início mas mesmo que esta ideia deles não seja concretizada acho que pode abrir portas para outras empresas terem ideias semelhantes e até apostarem nisto e fazer algo com alguma durabilidade e credibilidade.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Voltera - Circuit Board Prototyping Machine
« Responder #3 em: 13 de Fevereiro de 2015, 16:42 »
E sendo um startup pior ainda, depois de entregues as maquinas (se entregarem) podem desaparecer e sem "tintas" ficas com um pisa papeis bem caro.
Nao quero acreditar nisto.

O meu maior problema e a limitação a nivel de tamanho de pads e entre pads, tinha que passar a usar packages suportados o que em muitos casos nao sao os packages mais baratos e fazer prototipo com um package e versão final com outro fica mais caro que mandar fazer a pcb fora!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Voltera - Circuit Board Prototyping Machine
« Responder #4 em: 13 de Fevereiro de 2015, 18:03 »
E se mudas componentes do protótipo para o "final", o final continua a ser protótipo, nada garante que não mandas uma argolada e trocas 2 pinos num dos footprints e lá se foi o "final".

Outra parte importante a ter em conta é que as "duas" faces são na verdade uma, uma delas é um mirror, se queres metes componentes nas duas faces da pcb, com isso tens de inverter tudo, mais uma vez, tens de ajustar o layout á máquina e nunca é consistente com fabricação de pcb's a sério.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Voltera - Circuit Board Prototyping Machine
« Responder #5 em: 13 de Fevereiro de 2015, 18:07 »
E se mudas componentes do protótipo para o "final", o final continua a ser protótipo, nada garante que não mandas uma argolada e trocas 2 pinos num dos footprints e lá se foi o "final".
exacto!

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Voltera - Circuit Board Prototyping Machine
« Responder #6 em: 13 de Fevereiro de 2015, 19:07 »
Pensei ao inicio tratar-se de uma fresadora, até que tinha o seu interesse, mas depois de ver o vídeo fiquei desapontado.
Se tivesse uma seria a 1ª coisa a fazer, tirar a seringa e colocar-lhe uma spindle.

A tinta condutora deve ser caríssima (já não falo das placas), hesito na durabilidade de tal circuito ao longo do tempo, e furação, ficou esquecido, sim é para um prototipo mas fichas presas (ou soldadas) à tinta não me convence...

Prontos, cá fica a minha critica "construtiva", gostei da máquina em si  ;D

Veroboards is the best way for these guys, "engineers" who can not make their own boards or wait two weeks for them.

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: Voltera - Circuit Board Prototyping Machine
« Responder #7 em: 14 de Fevereiro de 2015, 11:44 »
Mas não é possível fazer etching com laser?  Devemos estar a falar de alguns watts para vaporizar o cobre, mas pelo menos usava placas PCB "normais"?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Voltera - Circuit Board Prototyping Machine
« Responder #8 em: 14 de Fevereiro de 2015, 15:55 »
O problema é que "uns watts" são umas centenas de watts. O cobre dissipa muito bem o calor, há muitos exemplos de pessoal a fazer testes na net com máquinas de 40W e nem "arranha".

E os vapores de cobre devem ser naaaasty.

Era bom, mas o melhor método continua a ser por corrosão química ou por ação mecânica (fresas)

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: Voltera - Circuit Board Prototyping Machine
« Responder #9 em: 14 de Fevereiro de 2015, 20:14 »
O problema é que "uns watts" são umas centenas de watts. O cobre dissipa muito bem o calor, há muitos exemplos de pessoal a fazer testes na net com máquinas de 40W e nem "arranha".

E os vapores de cobre devem ser naaaasty.

Era bom, mas o melhor método continua a ser por corrosão química ou por ação mecânica (fresas)

Ahhhh, pois.... Quem não sabe é como quem não vê.  Também suponha que seriam necessários várias centenas de Watts....

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Voltera - Circuit Board Prototyping Machine
« Responder #10 em: 14 de Fevereiro de 2015, 21:31 »
Essas máquinas de 40w quase de certeza que usam lasers de CO2, ou seja, espectro de emissão na gama do IR, o que se não estou em erro está um bocado no lado errado para o cortar com laser.
Avr fanboy