collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Duvida sobre engrenagens  (Lida 6226 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Duvida sobre engrenagens
« em: 14 de Abril de 2016, 02:07 »
Olá pessoal, estou com uma dúvida, eu comprei uma impressora 3D a alguns dias, e agora me deu uma vontade de fazer uma caixa de redução para fazer um pequeno robô, mas a pergunta é como é feito uma engrenagem ? Tentei desenhar no SolidWorks mas não deu certo os encaixes, existe uma maneira certa de fazer mas todas informações que acho vem seguida de muitas outras coisas e realmente muitas eu não entendo por isso estou perguntando tem alguma forma de desenhar no SolidWorks ou no AutoCad ou até mesmo na mão pois se eu souber desenhar no papel eu me viro depois no solidworks mas precisava saber quais as regras usadas para desenhar engrenagens de dentes retos.

Obrigado a todos.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Duvida sobre engrenagens
« Responder #1 em: 14 de Abril de 2016, 08:50 »
Podes procurar por "involute gears". Tens muitos recursos online.
Por exemplo este site: http://hessmer.org/gears/InvoluteSpurGearBuilder.html gera-te um DXF com as rodas com os teus parâmetros que podes importar para fazer as tuas próprias rodas dentadas.

Como tu próprio já descobriste, "as regras usadas para desenhar engrenagens" "vem seguida de muitas outras coisas" , pelo que o melhor é usar um programa para gerar as mesmas.

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Duvida sobre engrenagens
« Responder #2 em: 15 de Abril de 2016, 00:13 »
Olá pessoal, estou com uma dúvida, eu comprei uma impressora 3D a alguns dias, e agora me deu uma vontade de fazer uma caixa de redução para fazer um pequeno robô, mas a pergunta é como é feito uma engrenagem ? Tentei desenhar no SolidWorks mas não deu certo os encaixes, existe uma maneira certa de fazer mas todas informações que acho vem seguida de muitas outras coisas e realmente muitas eu não entendo por isso estou perguntando tem alguma forma de desenhar no SolidWorks ou no AutoCad ou até mesmo na mão pois se eu souber desenhar no papel eu me viro depois no solidworks mas precisava saber quais as regras usadas para desenhar engrenagens de dentes retos.

Obrigado a todos.

O dimensionamento de engrenagens não é pêra doce. A geometria do dentado obedece a uma forma complexa e com imensas variáveis. Podes procurar por involuta, correcção de dentado, ângulo de pressão, razão de condução, raio primitivo, raio dedendum e raio adendum.

Existe tanta oferta no mercado que não compensa desenhar uma engrenagem. Se quiseres um conselho: procura engrenagens nos diâmetros que queiras (ou aproximadamente) e tenta copiar as geometrias aproximadas.

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Duvida sobre engrenagens
« Responder #3 em: 15 de Abril de 2016, 08:34 »
Boas :)
Freecad tem uma opção para engrenagens podes  definir o numero de dentes e o ângulo de pressão ;)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Duvida sobre engrenagens
« Responder #4 em: 16 de Abril de 2016, 20:31 »
O dimensionamento de engrenagens não é pêra doce. A geometria do dentado obedece a uma forma complexa e com imensas variáveis. Podes procurar por involuta, correcção de dentado, ângulo de pressão, razão de condução, raio primitivo, raio dedendum e raio adendum.

Existe tanta oferta no mercado que não compensa desenhar uma engrenagem. Se quiseres um conselho: procura engrenagens nos diâmetros que queiras (ou aproximadamente) e tenta copiar as geometrias aproximadas.
nao estou a implicar ou apenas ser do contra, mas o que disseste é um exagero.
o moço só pediu a forma como desenhar as engrenagens, nao pediu dimensionamento das mesmas, nem em correções, de sobrecarga, escorregamento ou de folgas dos dentados (90% das engrenagens nao teem qq correção do dentado) claro que os dentados n sao feitas de qq maneira, mas as formulas nao sao assim tao complexas e ja ha mil e um programas e scripts que te desenham as engrenagens em qq formato, programa só dizendo 3 ou 4 variáveis. Eu proprio fiz um script em autolisp para desenhar rodas dentadas dizendo 2 ou 3 variaveis.. e numa folha de excell tinha uma tabela para fazer a correção de dentado recto/conico/obliquo e respectivo dimensionamento de rodas dentadas para qualquer caracteristica do material.
Ainda para mais quando é pra imprimir numa 3D Printer e em plastico.. é mais certo ja haver modelos desenhados onde basta sacar o modelo e mandar imprimir logo (bastando editar os pormenores da roda)

Se usas o solidworks, então podes desenhar rodas de engrenagens automaticamente com o toolbox ou bibliotecas online:

mas se queres ter o gozo em desenhar tu mesmo uma roda dentada, basta seguir este tutorial ou comprar o livro do simoes morais:



Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Duvida sobre engrenagens
« Responder #5 em: 16 de Abril de 2016, 21:22 »
Com o Inventor também as podes criar automaticamente, mas como é claro tens de saber o módulo que vai utilizar, se é preciso correcção de dentado ou não (por exemplo, uma roda dentada com menos de 17 dentes, se for dentado recto, precisa sempre de correcção), etc.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Duvida sobre engrenagens
« Responder #6 em: 16 de Abril de 2016, 21:59 »
Com o Inventor também as podes criar automaticamente, mas como é claro tens de saber o módulo que vai utilizar, se é preciso correcção de dentado ou não (por exemplo, uma roda dentada com menos de 17 dentes, se for dentado recto, precisa sempre de correcção), etc.
falei no solidworks por ser o programa onde o luis está a usar e quer tentar desenhar as rodas, porque actualmente qq CAD tem scripts/features/opções/bibliotecas automaticas para desenhar rodas dentadas, ja para nao falar nas dezenas de ferramentas online que ha por aí

Apresentação que explica bem o calculo e desenhos das rodas dentadas, para alem dos valores/variaveis standards mais usadas:
http://www.enautica.pt/publico/professores/vfranco/Org_Maq_Engrenagens.pdf

p.s.: Qto às rodas de 17 dentes, se nao me falha a memória, é para rodas com 17 dentes em que nao é preciso fazer qq correção.. porque o factor de correção pra rodas varia pra menos de 1 e para mais de 1, a partir dos 17 dentes.. mas como ja foi à muitos anos que estudei isso, os que teem a matéria mais fresca ou andam a estudar ou a leccionar isto é que podem esclarecer isto..

A correção de dentado nao é obrigatoriedade para as rodas dentadas "funcionarem", a correção de dentado é para maximizar a transmissao do movimento e evitar escorregamentos entre dentes (atritos e desgastes que fazem baixar em muito o tempo de vida/funcionamento delas), assim como a norma de um dente só deixar de ter contacto qdo um segundo ja estar "engatado", rodas dentadas nao corrigidas sao ruidosas, mas nao é a corrigir dentados rectos que se tira o ruido, por isso é que se usam rodas dentadas helicoidais para que a superficie de contacto sejam o mais suave possivel (menos esforços sobre os dentes, menos ruido, menos atrito, menos perdas).
E acho que para rodas dentadas impressas numa 3D printer, este tipo de correções é o menor dos problemas :)
« Última modificação: 16 de Abril de 2016, 22:23 por Hugu »

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Duvida sobre engrenagens
« Responder #7 em: 18 de Abril de 2016, 16:18 »

p.s.: Qto às rodas de 17 dentes, se nao me falha a memória, é para rodas com 17 dentes em que nao é preciso fazer qq correção.. porque o factor de correção pra rodas varia pra menos de 1 e para mais de 1, a partir dos 17 dentes.. mas como ja foi à muitos anos que estudei isso, os que teem a matéria mais fresca ou andam a estudar ou a leccionar isto é que podem esclarecer isto..

A correção de dentado nao é obrigatoriedade para as rodas dentadas "funcionarem", a correção de dentado é para maximizar a transmissao do movimento e evitar escorregamentos entre dentes (atritos e desgastes que fazem baixar em muito o tempo de vida/funcionamento delas), assim como a norma de um dente só deixar de ter contacto qdo um segundo ja estar "engatado", rodas dentadas nao corrigidas sao ruidosas, mas nao é a corrigir dentados rectos que se tira o ruido, por isso é que se usam rodas dentadas helicoidais para que a superficie de contacto sejam o mais suave possivel (menos esforços sobre os dentes, menos ruido, menos atrito, menos perdas).
E acho que para rodas dentadas impressas numa 3D printer, este tipo de correções é o menor dos problemas :)

Não é bem assim. Uma roda de dentado recto acima de 17 dentes, desde que esteja engrenada com outra roda de dentado recto com mais de 17 dentes (alguns autores apenas consideram 14, também depende do módulo utilizado e da geometria - ângulo do dente - o valor de 17 é para 20º, se não me engano para 14.5 - que ja nao e muito utilizado - sao abaixo de 24 e para 22.5 sao 13 - estou a dizer os valores de cor e por alto, não me lembro bem disso), não precisa de correção. A correção neste caso é apenas utilizada para aumentar a velocidade de escorregamento e o contacto entre os dentes. Nestes casos, a correção acaba sempre por ser com variação de entre-eixo, costuma se fazer sem variação de entre-eixo se a soma das duas rodas forem menor que 34 (2x o numero menor de rodas que a engrenagem possa ter).

No caso de não se fazer correção do dentado numa roda com menos de 17 dentes (outra vez, para 20º e dentado recto), o que acontece e que o os circulos primitivos de ambas as rodas não estão no local certo, estando um mais para dentro do outro. O que acontece neste caso, e que a zona do circulo da coroa (ou seja, os dentes - estou a tentar utilizar os termos do link que postaste hugu) irão raspar no círculo da raíz, o que irá causar um maior gasto nas rodas (tanto numa como a outra), podendo, mesmo, os dentes, partirem-se. Claro que isto é importante se não quiseres estar sempre a fazer/mandar fazer rodas dentadas, sendo que uma de metal, modulo 0.5 e 48 dentes (24mm de diametro) pode chegar a custar 30eur ;)

Se não me engano, o link que postaste usa tabelas deste livro: http://www.slideshare.net/deli0258/shigleys-mechanical-engineering-design-9th-edition-39557351 - que recomendo totalmente dares uma vista de olhos se quiseres fazer um design mais a sério.
« Última modificação: 18 de Abril de 2016, 16:20 por TheDeadLives »

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Duvida sobre engrenagens
« Responder #8 em: 01 de Maio de 2016, 06:44 »
Olá agradeço a todos por me ajudarem, depois de ter lido todas respostas, começei a entender um pouco mais sobre o assunto, após ter lido percebi que existem milhares de ferramentas online que fazem isso por mim, mas sou um pouco teimoso então queria usar o solidworks, como hugu havia falado existe o toolbox mas o problema é que em meu solidworks não funciona não sei porque mas da erro, então comecei a pesquisar como no brasil o conteúdo é muito escasso demorei bastante tempo até achar alguns cálculos e desenhos e criei uma pequena tabela no excel para calcular tudo que é necessário vou disponibilizar ela em anexo.

Então obrigado a todos que me ajudaram neste tópico.
« Última modificação: 01 de Maio de 2016, 06:49 por luisjustin »