collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Motor Portão de Garagem  (Lida 22556 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Motor Portão de Garagem
« em: 30 de Julho de 2013, 11:36 »
Olá,

Adquiri recentemente um apartamento com box (garagem) e queria colocar um motor de portão de garagem.

Não existem grandes requisitos já que é bastante tradicional, mas segue a imagem da box (o carro não é o meu, é do anterior proprietário).


Embora mais tarde possa pensar em o hackear, para já não é um requisito, estava mais interessado em saber se conhecem estes produtos, prós e contras, boas e más experiências para ter em consideração e analisar antes de comprar e claro, boas promoções como aquelas que por vezes encontramos em Lidl, Aki, ou leroymerlin.

PS - Hugo, homem das promoções, sabes de alguma coisa? :P

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Motor Portão de Garagem
« Responder #1 em: 30 de Julho de 2013, 13:28 »
Tiago a gente coloca motores em portões aqui com a serralharia, se quiseres orçamento manda PM que peço aqui para fazerem um orçamento...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Motor Portão de Garagem
« Responder #2 em: 30 de Julho de 2013, 13:49 »
Tiago a gente coloca motores em portões aqui com a serralharia, se quiseres orçamento manda PM que peço aqui para fazerem um orçamento...

Zona de Lisboa?

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Motor Portão de Garagem
« Responder #3 em: 30 de Julho de 2013, 15:45 »
O meu vizinho comprou no leroy merlin mas era o  motor  de  abrir e fechar portao de correr da Extel  e aquilo só lhe trouxe problemas .
Em menos de 2 anos trocaram-lhe uma 7 ou 8 vezes a placa central ao abrigo da garantia. Aquilo do nada parava de trabalhar e depois do nada volta a trabalhar.

A electronica daquilo é muito basica,  O microcontrolador  é AT89s, o receptor é igualzinho aquele que se manda vir do ebay por 2€. Não tem eeprom externa, logo suponho que usava a interna. O mais estranho é que nao usava mosfets, nem relays.
 

Se queres um concelho, dá uma volta pelas redondezas e verifica os preços, porque o meu vizinho comprou este novo numa loja no Estoril e ficou 40€ mais caro e a placa nao tem nada a haver.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Motor Portão de Garagem
« Responder #4 em: 30 de Julho de 2013, 15:48 »
Sabes a marca desse novo?

Dá quase vontade de fazer um :P

Pelo que pesquisei, www.hormann.pt são bons, mas acredito que sejam caros.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Motor Portão de Garagem
« Responder #5 em: 30 de Julho de 2013, 15:53 »
O mais chato ainda é a calha para o prender lol, de resto é um motor dc, com um pinhão, e uns botões de fim de curso, done.
Avr fanboy

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Motor Portão de Garagem
« Responder #6 em: 30 de Julho de 2013, 15:54 »
"compra-se motor de garagem avariado" haha

Estas coisas prefiro não inventar, não é a minha praia.

Mas a nordic até tem uns comandos fixes :P

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Motor Portão de Garagem
« Responder #7 em: 30 de Julho de 2013, 16:22 »
O mais chato ainda é a calha para o prender lol, de resto é um motor dc, com um pinhão, e uns botões de fim de curso, done.

O que tem "avariado" na minha garagem é mesmo a calha, ou melhor a fixação da mesma ao tecto. Não sei dizer quantas vezes é que a mesma já caiu.

O motor e os comandos ja estao no activo ha 10 anos e ainda nem a pilha mudei, e uso todos os dias pelo menos 2x.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Motor Portão de Garagem
« Responder #8 em: 30 de Julho de 2013, 16:24 »
O mais chato ainda é a calha para o prender lol, de resto é um motor dc, com um pinhão, e uns botões de fim de curso, done.

O que tem "avariado" na minha garagem é mesmo a calha, ou melhor a fixação da mesma ao tecto. Não sei dizer quantas vezes é que a mesma já caiu.

O motor e os comandos ja estao no activo ha 10 anos e ainda nem a pilha mudei, e uso todos os dias pelo menos 2x.

Tens que meter umas boas buchas de ferro que isso com a força do motor + inércia do portão deve de abanar bem.

Vou ter que ter o mesmo cuidado quando aplicar o meu, que vai estar um pouco longe do tecto.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Motor Portão de Garagem
« Responder #9 em: 30 de Julho de 2013, 18:07 »
O motor é este http://www.automateasy.es/corredera-motor-corredizo-porton-puerta-automateasy-/103-kit-scor-5-top-500-ol-3m-cr4-1-.html

A empressa é esta http://electromatic.pai.pt, não sei se te fica perto ou longe. Em Lisboa é ires vendo motores e como percebes de electrónica olhando para uma placa percebes se bom ou não.


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Motor Portão de Garagem
« Responder #10 em: 30 de Julho de 2013, 18:11 »
O que procuro é dos de abertura vertical, mas vou ver o que eles tem. Obrigado.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Motor Portão de Garagem
« Responder #11 em: 30 de Julho de 2013, 19:38 »
@tigpt: qual é o problema do motor? queres substituir só o motor ou o conjunto moto-redutor? pk n mandas rebobinar o motor, se este tiver queimado? ou entao vê estes motoredutores:
http://www.clickplus.pt/pt/product/show_details/29908/Kit-Motorredutor-Portoes-de-Batente-100-W-V2

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Motor Portão de Garagem
« Responder #12 em: 30 de Julho de 2013, 20:52 »
Vê-se que só lês as coisas a meio olho..
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Motor Portão de Garagem
« Responder #13 em: 31 de Julho de 2013, 00:33 »
Vê-se que só lês as coisas a meio olho..
um bocado lol
o portao é manual é isso e querias meter um motor para usar um telecomando?
Se o portao é manual, quer dizer k n tem suporte nem sistemas pra ser automatico, logo é preciso mta coisa pra alem do motor!..
Tens de controlar o trinco do portao, ter um sistema que empurre/puxe o portao, ou uma carreto com corrente ou um uma especie de carril com servo motor a empurrar e a puxar o portao..
Por isso mais vale entregar o trabalho a alguem que saiba automatizar os portoes de garagens, porque nao mtas coisas e vai requerer algum trabalho de serrelharia.

Eu n sei co é por dentro o tal portao...mas um sistema do estilo motorredutor-carril podia ser uma soluçao fixe se o portao nao der mta resistencia ao recuo.

Later Edited:
(acho que alguem daqui do forum, ia fazer um sistema destes, pra reposicionar uma tv lcd da parede pro tecto...n sei quem é o moço e se fez algo, mas ele que se acuse! :P)

se arranjares um set destes motorredutores, acho que só precisas de furar a parede e aparfusar o conjunto no tecto!

(acho k no lidl às vezes aparecem coisos destes pra portoes de garagem...mas estas coisas no lidl, sabe-se la qdo aparecem novamente!)
« Última modificação: 31 de Julho de 2013, 01:33 por Hugu »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Motor Portão de Garagem
« Responder #14 em: 31 de Julho de 2013, 00:42 »
Existem milhares de pessoas a automatizar portões todos os dias, existem kits para o fazer que se montam em 1 a 2h, a questão é o preço / qualidade.

Acho que já tenho uma solução boa, encontrei num site de classificados uma empresa que ficou com 3 hormann a mais e estão a vender ao desbarato. Vou repensar mas possivelmente vou comprar 1 desses.

Obrigado por todo o feedback malta, depois posto a decisão final e resultado se comprar e montar.