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Autor Tópico: Printer 3D barata  (Lida 71210 vezes)

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Offline KammutierSpule

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Re: Printer 3D barata
« Responder #225 em: 16 de Janeiro de 2018, 16:37 »
Para perceber porque não se deve soldar "coisas que são para cravar", dou um exemplo que vi ao vivo:
um MOSFET (?não me lembro ao certo o que era) de tao alta potencia, que estava soldado num PCB que (durante o desenvolvimento) atingia temperaturas que o faziam desoldar e cair ao chão.
Ele não se aleijava, voltava-se a soldar e trabalhava.

O mesmo pode passar em cabos, que podem atingir tao altas temperaturas que podem colocar a solda liquida e por razoes de segurança é preferivel que continem presos do que se soltarem.

Offline Njay

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Re: Printer 3D barata
« Responder #226 em: 16 de Janeiro de 2018, 16:56 »
Até porque a solda liquida também conduz bem (acho) ;D

Offline samc

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Re: Printer 3D barata
« Responder #227 em: 17 de Janeiro de 2018, 12:04 »
Um dos problemas associados à solda de um fio a um conector é que a solda irá alterar a flexibilidade do condutor (vai-lhe) conferir maior rigidez e isso pode ser crítico em ambientes sujeitos a vibração.
Outro problema, são as chamadas solda frias e o problema que foi indicado anteriormente em situações que o condutor atinge temperaturas mais elevadas.

No entanto, confesso que num ambiente doméstico e nas minhas aplicações simples, uso muito a solda após cravar o conector  :-[ isto porque:
Não preciso de grande fiabilidade nas minhas aplicações domésticas de baixa corrente, normalmente não tenho o conector de tamanho adequado para o calibre do fio, e mais importante, não tenho um alicate de jeito para cravar.


Offline Hugu

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Re: Printer 3D barata
« Responder #228 em: 18 de Janeiro de 2018, 21:02 »
Estes conectores\terminais ficam justos, para os tirar tenho de fazer alguma força, e até agora não tive qualquer problema. Diria que podes continuar a usá-los ou trocar por outros que aches mais seguros, mas deixar o terminal de origem é que não. Há quem deixe ficar o terminal de origem e imprima uma peça de encaixe que faz com que não existam tantas vibrações nos terminais e evitar assim fogo de artifício, mas pelo sim pelo não, é substituir o terminal.

sao dificeis de tirar porque esses terminais possuem um entalhe no conector macho e um furinho ou uns rasgos no conector femea pra evitar que se soltem por vibrações ou que se soltem com alguma facilidade. E pra os desprender é preciso dar um jeito e sai bem sem grandes esforços...se estás a usar muita força pra os desprenderes entao nao estás a fazer bem, e podes estar a dar cabo dos conectores ou mesmo a estroncar os cabos dos conectores caso estejes tb a puxar pelos cabos. Até porque existem varias versoes destes conectores, e algumas vezes basta meter a ponta duma chave de fendas a empurrar o entalhe ou dar um jeit/inclinação à conecção pra desprender-se do engate.

https://pt.mouser.com/Search/Refine.aspx?Keyword=Non-insulated+female+flat+push-on+terminals&Ns=Pricing%7c0&FS=True

Citar
se está a usar destes pra conectar no JST femea, então está a usar o par errado! (pelo que me pareceu ver no rascunho que fizeste no paint, parece-me que estás a usar o conector macho errado!) é que este é pra usar com parafusos ou onde os da versao olhal fechado, nao permite ou dê jeito retirar o parafuso para colocar o terminal ou questoes de pratica e rapidez de montagem.

Estes conectores usam-se em fios multifilar com montagem por encravamento e para cabos que envolvam grandes correntes e temperaturas que seria um problema pra uma unição que seria problematico quando se atingissem grandes temperaturas.

Normalmente nao se usam ponteiras nestes cabos, crava-se directamente ao conector, pra garantir um aperto solido e como deve de ser, convem usar um alicate proprio e arranjam-se baratos, quem nao tem pode inventar com alicate de pontas, pode dar pra desenrascar mas depende de alguma habilidade do artista com o alicate (tudo depende da qualidade que é preciso ter ou da urgencia do desenrascanço). Mas eu tenho um que custou menos de 10€ e tem feito o serviço.

Se nao for para andar sempre a ligar ou a desconectar, ha unioes/"ligadores" com aperto por parafuso daqueles de plastico usados na rede electrica (pra quem os prefira face aos wagos de engate rapido) mas em cerâmica.
destes: https://pt.mouser.com/productdetail/altech/cb4-1?qs=sGAEpiMZZMvZTcaMAxB2AOAwblvgpVTK3E1OKet3sUo%3D

O aperto por parafuso pode nao ser o melhor sistema pra cabos multifilar, mas por isso é que ha ponteiras ou então dar um jeito aos fios, torcendo-os e fazendo uma dobra da ponta..


« Última modificação: 26 de Janeiro de 2018, 23:05 por Hugu »

Offline samc

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Re: Printer 3D barata
« Responder #229 em: 26 de Janeiro de 2018, 13:04 »
Ontem precisei de imprimir uma peça e aproveitei para dar a 2ª oportunidade a imprimir em ABS (até ao momento apenas tinha feito um teste com o famoso cubo, mas sem sucesso devido ao warping da base).

Consegui ter bons resultados sem nenhum warp da base... embora a peça a imprimir era também simples e isso ajudou (uma grande base plana, poucas superfícies planas onde se pudesse ver algum desalinhamento e a adição de suportes seria opcional).

Partilho aqui alguns detalhes
A heatbed não estava perfeitamente alinhada mas isso não foi problema para a aderência da primeira camada. Nos settings do slicer tenho a altura da primeira layer para 90% e uma velocidade de 30%
Adicionei um brim muito grande (se fosse agora não tinha adicionado tanto brim, mas estava com receio do warping)
Não usei a cooling fan para a peça
Adicionei também laca à superfície como medida preventiva, mas acho que podia ter sido evitado
As temperaturas que utilizei foram 240ºC e 100ºC. A heatbead demorou muito tempo a aquecer como seria de esperar (estou à espera de um isolamento em algodão e cortiça para melhorar esse pormenor e optimizar o consumo energético) e nalguns pontos da superfície de impressão (com vidro e película) tinha entre 91 e 96º C
Não senti nenhum incómodo com nenhum cheiro da impressão em ABS (ainda não percebi porque haviam queixas disso)

Com este resultado positivo, vi que posso desistir da ideia de criar uma enclosure para a impressora (pelo menos para já e para o tipo de peças que irei imprimir)
Falta-me agora é experimentar uma vez a utilizar os vapores de acetona para melhorar o acabamento superficial da peça

Offline samc

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Re: Printer 3D barata
« Responder #230 em: 26 de Janeiro de 2018, 13:06 »
Código: [Seleccione]
413 Request Entity Too Large
nginx/1.6.2

O servidor estava a dar este erro ao fazer upload das imagens. Cada uma tinha cerca de 1.5MB, não percebo porquê, já que estavam acima dos limites descritos abaixo

Offline almamater

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Re: Printer 3D barata
« Responder #231 em: 08 de Fevereiro de 2018, 08:39 »
Voltando ao conector da HotBed.. ontem à noite estive a olhar para ele, e por muito que me pareça bem tenho algum receio, estou a usar os tais terminais que referi acima, mas como dizem, não são os mais correctos porque não devem fazer contacto total com os pinos.

Já são uma melhoria comparando ao conector que vem de origem, e ainda mais porque estou a usar 2 pinos da Hotbed (++ , --) por conector em vez de apenas usar 1. No entanto, estava a pensar se não seria melhor soldar os fios directamente nos pinos. Exemplo:



Depois imprimia-se uma coisa destas para o cabo não andar a saltitar: https://www.thingiverse.com/thing:2101401

O que acham?

Tenho lido que por vezes é complicado soldar a HotBed devido ao calor do ferro se dissipar por ela, mas não há nada como experimentar e talvez aquecê-la um bocado antes..
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 08:55 por almamater »

Offline samc

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Re: Printer 3D barata
« Responder #232 em: 08 de Fevereiro de 2018, 09:52 »
Sim, soldar diretamente na heatbed é complicado mas há quem o opte fazer. Eu acabei por desistir porque preferi manter um conector para ser mais fácil desmontar a impressora no futuro. O que de aconselha fazer quando o ferro de soldar é de baixa potência é aquecer a área com uma pistola de ar quente e conjugar isso com o ferro de soldar (que convém ter uma ponteira com uma grande área de contacto)


Outro pormenor que vale a pena mencionar aqui, é que devido ao baixo preço dos nozzles, não compensa tentar os limpar ou comprar um kit de “brocas” para os limpar. Simplesmente mais vale substitui-lo de vez em quando porque 5 nozzles de latão custam cerca de 50 cêntimos (isto é a minha opinião pessoal).

Offline almamater

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Re: Printer 3D barata
« Responder #233 em: 09 de Fevereiro de 2018, 10:49 »
Pois, quanto aos nozzles comprei logo 5x e pelo preço não compensa agulhas\brocas. O mesmo com os tubos de teflon, estraguei logo 1 e já tenho uns 9 novos guardados.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2018, 16:15 por almamater »