collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: ic SL440 da Plessey?  (Lida 5791 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
ic SL440 da Plessey?
« em: 15 de Setembro de 2017, 22:20 »
Alguém sabe onde se pode arranjar este ic SL440 da Plessey?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: ic SL440 da Plessey?
« Responder #1 em: 15 de Setembro de 2017, 22:33 »
Boa sorte, no eBay aparecem a 40€. Ainda por cima com datecodes com 25 anos, já não se devem fazer há muito.

Para que era?
« Última modificação: 15 de Setembro de 2017, 22:36 por jm_araujo »

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: ic SL440 da Plessey?
« Responder #2 em: 16 de Setembro de 2017, 00:54 »
Era para um projecto que queria replicar e que encontrei. O circuito é um regulador automático de iluminação que encontrei numa revista antiga de electrónica.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: ic SL440 da Plessey?
« Responder #3 em: 16 de Setembro de 2017, 09:34 »
Atimy, sensor de luz,  um opto-triac, meia dúzia de passivos.

Se trouxeres esse projeto para o século 21 fica-te mais simples e barato.

E cuidado com o tipo de lâmpada, controlo com triac só mesmo incandescentes.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ic SL440 da Plessey?
« Responder #4 em: 16 de Setembro de 2017, 13:11 »
Não necessáriamente, lampadas de led é cada vez mais comum suportarem dimming, basicamente medem a forma da onda para funcionarem com sistemas por TRIAC mais antigos, montes de IC's têm como caracteristica suportar dimming, mas é preciso testar caso a caso.
Avr fanboy

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: ic SL440 da Plessey?
« Responder #5 em: 27 de Outubro de 2017, 16:48 »
O projecto é complexo, não consigo transformá-lo num projecto com componentes ou microcontroladores actuais e depois desenhar a PCB.
O circuito também já tinha o layout da PCB desenhada e de todos os componentes só o tal IC é que não se arranja. O circuito não é um dimmer normal, é um dimmer automatico com temporizador que vai diminuindo a luz até apagar durante um período até 30 minutos.

Como disse o colega senso, iria usar em lâmpada de LEDs daquelas que suportam dimming.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: ic SL440 da Plessey?
« Responder #6 em: 27 de Outubro de 2017, 17:00 »
Mostra o artigo original, parece-me que estás com a abordagem errada. Mas pelo que descreves de complexo não vejo nada.


Se queres fazer um fade da luz em 30 minutos, não faz sentido usar lâmpadas LED dimmable e controlá-las por AC. Se atualizares o projeto fica-te muito mais barato e simples. Agarrar-te a um circuito com 30 anos com um IC obsoleto não faz sentido.



Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: ic SL440 da Plessey?
« Responder #7 em: 27 de Outubro de 2017, 17:08 »
O projecto é complexo, não consigo transformá-lo num projecto com componentes ou microcontroladores actuais e depois desenhar a PCB.
O circuito também já tinha o layout da PCB desenhada e de todos os componentes só o tal IC é que não se arranja. O circuito não é um dimmer normal, é um dimmer automatico com temporizador que vai diminuindo a luz até apagar durante um período até 30 minutos.

Como disse o colega senso, iria usar em lâmpada de LEDs daquelas que suportam dimming.

Assumindo que a lâmpada que vais usar pode ser controlada por um diac+triac, poderias usar o circuito tradicional do dimmer substituindo o potenciómetro por um potenciómetro "eletrónico" controlado por um arduino.

Outra ideia, tirada desta página: http://www.instructables.com/answers/220V-AC-Voltage-regulator-controlled-with-micro-co/
Será usares um servo para rodar o potenciómetro :-D neat!!!

« Última modificação: 27 de Outubro de 2017, 17:37 por vasco »
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: ic SL440 da Plessey?
« Responder #8 em: 27 de Outubro de 2017, 17:14 »
Mais logo à noite vou tentar fazer o scanner do artigo e posto-o aqui.

Entendo que não faça sentido regular em AC para usar em lâmpadas de LED, mas as tomadas de casa são 230VAC e as lâmpadas de LED comerciais E14 são para AC. O dimmer seria para usar no quarto de uma criança, numa tomada AC e quase tal e qual uma luz de presença, mas neste caso ao fim de um tempo apagaria o candeeiro da mesinha cabeceira por completo. Seria para colocar entre a tomada do candeeiro da mesinha cabeceira e a comandar o candeeiro e o candeeiro teria de continuar com a função normal de ON-OFF onde a função dimmer só seria activado quando a criança fosse dormir e nessa altura activava-se o tal circuito para executar o automatic dimming.

Vasco: sei que existem milhões de circuitos para fazer dimmer, também sei que empresas que usavam e vendiam esses dimmers em espelhos de casa de banho deixaram de o fazer por questões legais e de segurança. Também não pretendo andar com invenções, já que não sou grande conhecedor da matéria e chapar coisas sem saber quão fidedignos/seguros são esses circuitos que abundam na internet e depois meter uma panóplia de circuitos pendurados e agarrados aos 230VAC ao pé de uma criança.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2017, 17:21 por brunus »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: ic SL440 da Plessey?
« Responder #9 em: 27 de Outubro de 2017, 17:36 »
Assumindo que a lâmpada que vais usar pode ser controlada por um diac+triac, poderias usar o circuito tradicional do dimmer substituindo o potenciómetro por um potenciómetro "eletrónico" controlado por um arduino.
Os potenciometros "eletrónicos" que conheço tem que ter os teminais do potenciometro com a tensão dentro dos valores da alimentação, que não pode passar de poucos volts (+/-7V). Num circuito de dimmer estão quase entre a linha e o neutro dão um bom fogo de artifício :)
http://www.mouser.com/ds/2/268/22107B-285083.pdf

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: ic SL440 da Plessey?
« Responder #10 em: 28 de Outubro de 2017, 20:34 »

Vasco: sei que existem milhões de circuitos para fazer dimmer, também sei que empresas que usavam e vendiam esses dimmers em espelhos de casa de banho deixaram de o fazer por questões legais e de segurança. Também não pretendo andar com invenções, já que não sou grande conhecedor da matéria e chapar coisas sem saber quão fidedignos/seguros são esses circuitos que abundam na internet e depois meter uma panóplia de circuitos pendurados e agarrados aos 230VAC ao pé de uma criança.

Tens toda a razão, ainda para mais o boneco que eu publiquei não se aplica porque a regulação (potenciómetro) é em AC, logo nunca se poderia usar um potenciómetro eletrónico.
Eu sei que há uns 30 anos fiz um dimmer para um irmão meu usar na câmera escura e a regulação era na parte de DC, mas já andei a procurar na net e não encontro o esquema. Considerando ao acesso que havia há 30 anos, quase de certeza foi um circuito publicado na revista Elektor (o que dá alguma garantia de qualidade).
Em qualquer caso, não faz sentido ter o regulador próximo da criança, alimentas numa tomada mais distante e ligas com um fio mais comprido.
Mas sendo a segurança elétrica uma preocupação não fará mais sentido fazer qualquer coisa com meia dúzia de leds que possa ser diretamente alimentado por um Arduino ?
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: ic SL440 da Plessey?
« Responder #11 em: 28 de Outubro de 2017, 20:35 »
Os potenciometros "eletrónicos" que conheço tem que ter os teminais do potenciometro com a tensão dentro dos valores da alimentação, que não pode passar de poucos volts (+/-7V). Num circuito de dimmer estão quase entre a linha e o neutro dão um bom fogo de artifício :)
http://www.mouser.com/ds/2/268/22107B-285083.pdf

Correto, erro meu, e este esquema não era o que eu estava a pensar, a regulação é em AC.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: ic SL440 da Plessey?
« Responder #12 em: 14 de Janeiro de 2018, 22:13 »
Desculpem a demora, não consegui vir mais cedo.
O circuito que queria replicar era este: