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Autor Tópico: e-bike converter piscas para 12v  (Lida 12391 vezes)

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Offline LVirtual

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Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #15 em: 13 de Janeiro de 2018, 18:28 »
e falando em matematiquês podemos excluir a hipotese dos fios arderem com as lampadas de 12 volts. ;)

3W3/72V=0,0458 A  |     5W5/12V=0,458 A

pá, podes sempre meter uma resistencia de potencia em serie com as lampadas ou um zener eventualmente...

mas tambem podes ir verificar se o circuito que alimenta todas as lampadas pode ser separado do resto por meio dum conversor DC/DC que nao é caro
e ficas com o circuito de iluminaçao a uma tensao mais baixa, 12Volts por exemplo. ;)


edit:
tens aqui uma serie deles na TME:

https://www.tme.eu/pt/katalog/conversores-dc-dc_100320/?gclid=Cj0KCQiA-ebSBRC8ARIsAGuxJIr6GfkZTBN0QAgCIro-X9LvpkGnGcwnrlAaS9JXGyc6V5cGzbUFz-0aAt8hEALw_wcB#id_category=100320&s_field=artykul&s_order=ASC&visible_params=2%2C32%2C36%2C74%2C317%2C364%2C364%2C365%2C377%2C624%2C624%2C632&used_params=364%3A29981%3B624%3A364545%3B
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2018, 18:32 por LVirtual »
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Offline jm_araujo

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Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #16 em: 13 de Janeiro de 2018, 18:41 »
Primeiro de tudo tens de fazer um diagrama de como os piscas estão ligados: se o interruptor comuta os 72v ou a massa, posição do relé que faz piscar na ligação (no lado do interruptor ou no da lâmpada). Sem essa informação qualquer sugestão é um tiro no escuro.

Offline vasco

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Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #17 em: 13 de Janeiro de 2018, 19:27 »
Primeiro de tudo tens de fazer um diagrama de como os piscas estão ligados: se o interruptor comuta os 72v ou a massa, posição do relé que faz piscar na ligação (no lado do interruptor ou no da lâmpada). Sem essa informação qualquer sugestão é um tiro no escuro.

Não sei se consigo fazer isso. :-(
A medida que fiz foi nos terminais da lâmpada.
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Offline vasco

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Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #18 em: 13 de Janeiro de 2018, 21:50 »
Desculpem se isto for muito estúpido, mas não posso simplesmente usar um divisor de resistências para alimentar a base de um transístor NPN a partir dos 60V e fazer passar ou não os 12V para a lâmpada/led ?
Não sei como calcular a potencia que estas resistências vão dissipar.

Continuo a precisar de um buck converter para dar os 12V
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2018, 21:53 por vasco »
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Offline Njay

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Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #19 em: 13 de Janeiro de 2018, 23:34 »
Citação de: LVirtual
E uma lampada, seja de 60 ou de 12 Volts so pede á fonte aquilo que gasta. ora se os cabos estao dimensionados para 60V/ X Amperes
dao perfeitamente para 12 V/ X amperes da lampada.
se por exemplo uma lampada de 60 V precisa de 1 amp.
A lampada de 12 volts nao vai precisar de 5 amp, mas quando muito tambem e apenas de 1 amp.

Se for para manter o mesmo fluxo luminoso e ambas as lâmpadas tiverem eficiência similar (como é expectável de 2 lâmpadas incandescentes), sim, a de 12V vai pedir 5A, porque ambas terão que ser de X Watts. A de 60V seria de 60W (60V, 1A) e uma de 12V 60W vai consumir 5A (12V x 5A = 60W).
Agora, por exemplo, se trocares uma lâmpada incandescente de 60V por uma de 12V com o mesmo fluxo luminoso mas mais eficiente, como uma de LEDs, já a relação não se mantém, aí a corrente da lâmpada de 12V será menor que 5A, mas também a lâmpada não será de 60W mas de uma potência menor.

estas a esquecer-te que a cablagem esta dimensionada tambem para o motor que consome bastante mais.
de qualquer maneira qualquer reles cabo de secçao de 1,5 mm suporta 15 amperes dentro das regras tecnicas de segurança.

Os cabos do circuito das lâmpadas não têm a mesma secção que os cabos do motor, isso seria um desperdício brutal. Num veículo qualquer, um cabo é dimensionado para ser o de menor secção que seja capaz de transportar a corrente máxima necessária nas piores condições expectáveis.

Citação de: LVirtual
por isso mesmo que a lampada de 12 volts peça 10 amp à fonte os cabos continuam a estar mais que dimensionados...

Offline Njay

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Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #20 em: 13 de Janeiro de 2018, 23:58 »
Desculpem se isto for muito estúpido, mas não posso simplesmente usar um divisor de resistências para alimentar a base de um transístor NPN a partir dos 60V e fazer passar ou não os 12V para a lâmpada/led ?
Não sei como calcular a potencia que estas resistências vão dissipar.

Continuo a precisar de um buck converter para dar os 12V

Para o transístor (BJT) ligar como interruptor tens que o saturar. Para o saturar tens que lhe injectar (NPN) na base uma corrente tal que, através do ganho do BJT, a corrente teórica de colector seja bem maior que aquela que precisas. A 1ª pergunta, que implica no resto, é qual é a potência (ou a corrente) das lâmpadas de 12V que vais usar. Depois é preciso ter em conta que a tensão do pack (o conjunto das 5 baterias em série) varia entre eventualmente 10.5V x 5 = 52.5V (totalmente descarregado) e 14V x 5 = 70V (totalmente carregado, acabado de sair do carregador ou ainda lá ligado).

De facto na Mauser não há relés de 60V... mas se quiseres podes fazer um truque. Usas estes de 48V (para controlar até 8A em 12V)

https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=324_517_970&products_id=71552
(datasheet)

e metes em série com a bobina uma resistência de 1.5K 1/4W.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2018, 00:01 por Njay »

Offline vasco

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Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #21 em: 14 de Janeiro de 2018, 17:08 »
Os BJT são controlados por corrente, e um FET ? Não é por voltagem ?
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Offline Njay

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Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #22 em: 14 de Janeiro de 2018, 22:10 »
Sim.

Offline SerraCabo

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Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #23 em: 20 de Janeiro de 2018, 15:22 »
As lâmpadas de 72V 3W3 devem fundir-se pr'a caraças. O filamento é demasiado fino e frágil.

Quando tinha moto, a lâmpada de presença fundia-se muito frequentemente (e eram de 6V). Às vezes o filamento partia-se mas ia encostando, trabalhado intermitentemente. Mas, nessa altura, as estradas não eram tão boas e havia muitas estradas em empedrado de basalto (com chuva era pior que neve) e granito (escorregavam menos).

Cuidado com a secção das cablagens de origem chinesa. Os gajos gostam de poupar MESMO.

Offline vasco

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Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #24 em: 21 de Janeiro de 2018, 19:35 »
Realmente o filamento é bastante fino. Curiosamente as dos piscas da frente continuam a funcionar.
Provavelmente nem vou ter oportunidade de testar as várias soluções porque a dona está a pensar vender para comprar uma acelera, desde que começou o frio que a autonomia das baterias reduziu bastante e já teve que voltar para casa umas vezes a pedalar.

Deve ser um pesadelo andar de mota em empedrado antigo (basalto) molhado.
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Offline senso

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Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #25 em: 22 de Janeiro de 2018, 14:20 »
Pneus decentes e não há problema, maior parte anda com pneus de plástico, não agarram nem a seco quanto mais no molhado..
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Offline vasco

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Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #26 em: 12 de Fevereiro de 2018, 00:57 »
Voltando ao assunto de usar os 60V para "sinalizar" que a lâmpada deve acender.
Simulei o circuito no falstad.com usando um divisor de resistências para chegar dos 60V aos 10V, que seria o suficiente para "ligar" um mosfet que então daria passagem aos 12V que faria a lâmpada acender. Os 12V são obtidos por um buck converter que diz ser próprio para e-scooters, e que pelos testes que fiz funca sem problemas.

http://tinyurl.com/ycr2359t

Só que, na configuração do mosfet não sei o que é o beta. Qual é o valor típico para um mosfet normal como o IFR520 ou IFR540 ? Não encontro nada de semelhante na datasheet, vi na net que beta=K*(w/l) o que não me ajudou absolutamente nada... :-(

Mesmo assim, a primeira resistência ainda tem que aguentar quase 1W, estava à espera de conseguir um valor mais baixo. Assim resolve, mas, haja resistências... :-D - http://tinyurl.com/ybsh6ger

Se conseguir fazer isto com meia dúzia de resistências e 1 mosfet ainda compensa, poderia sempre por um buck converter, mas são raros os que permitem 60V no input.
Se não conseguir de forma alguma, só me resta a solução de por 1 buck converter (para 12V) em cada lâmpada, que até pode ficar mais barato, mas que me irrita um bocado.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2018, 01:14 por vasco »
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Offline Njay

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Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #27 em: 12 de Fevereiro de 2018, 02:55 »
Nos MOSFETs não precisas de saber o beta para os ligares, se meteres 10V entre a gate e a fonte dum MOSFET tipico ele liga "bem" (w e l devem ser a largura e comprimento do MOSFET no silício e K um factor que depende da tecnologia de fabrico).

Queres um divisor por 6 (60V -> 10V), que pode ser por exemplo 5 e 1 para Rtop e Rbottom do divisor de tensão (Vout = Vin * 1 / (1 + 5)), mas claro que não vamos usar 5 e 1 Ohm, vamos usar um múltiplo como x10000: Rtop = 50K (47K é o mais aproximado que está disponível comercialmente com facilidade) e Rbottom = 10K,

60V * 10 / (47 + 10) ~ 10.5V
   10.5V, good enough

Corrente nas resistências:
   60V / (10K + 47K) ~ 1.05mA
   Nota: estaticamente, não entra nem sai corrente pela gate do MOSFET, portanto é como não estar lá ligado e podemos fazer as contas do divisor de tensão como se o MOSFET nem existisse.

Dissipação (P = I^2 * R):
   1.05mA^2 * 10K ~ 11mW
   1.05mA^2 * 47K ~ 51.8mW
   Resistências de 1/4W servem perfeitamente

Ou então, se quiseres ser mais cauteloso, um circuito com um zener de 10V (se for de 12V também não vem nenhum mal ao mundo :) ).
A corrente no zener tem que ser pelo menos cerca de 1mA (senão eles não funcionam bem), portanto a resistência em série com ele será (60V - 10V) / 1mA = 50K ~ 47K com 47mW de dissipação.
Ainda colocaria em paralelo com o zener um condensador para ajudar a absorver transientes de tensão que possam surgir na linha de 60V, talvez 47 a 100nF a 25V ou mais.
E ainda uma resistência de uns 47K também em paralelo com o zener, para garantir que o MOSFET desliga quando os 60V desaparecem. 47K descarregam o condensador (digamos 100nF) e a gate-source do MOSFET (digamos o equivalente a 10nF, depende do MOSFET) em menos de 5RC -> 5 * 110nF * 47K ~ 26ms.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2018, 21:47 por Njay »

Offline vasco

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Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #28 em: 12 de Fevereiro de 2018, 12:41 »
Njay, obrigado pela resposta, 5*

Simulei com os valores que dizes e funciona bem. É essencial que o mosfet desligue quando ficar sem os 60V, é um pisca, certo ? :-D Vou ver se testo numa breadboard logo à noite.

Andei 2 horas de volta do resto da msg e não consegui descobrir como ligar o zener, tentei em serie com a gate, entre a gate e a source e entre a source e o drain, mas em nenhuma situação o zener tem mais que uns microamps, pelos bonecos que encontro na net achei que seria entre a gate e o drain, mas simulação não vejo nada de interessante.

Podemos discutir outra coisa como engenharia genética ou a influencia do cante alentejano na poesia medieval alemã para eu não me sentir tão ignorante ???  :o :-\
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Offline Njay

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Re: e-bike converter piscas para 12v
« Responder #29 em: 12 de Fevereiro de 2018, 13:14 »