collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Estou com uma duvida em expandir...  (Lida 10557 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estou com uma duvida em expandir...
« Responder #15 em: 26 de Outubro de 2013, 21:04 »
Isso só depende se queres os sensores IR com resposta On/Off ou analógica capaz de fazer dimming da luz, dai se falar em sinais analógicos.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Estou com uma duvida em expandir...
« Responder #16 em: 26 de Outubro de 2013, 23:25 »
O resultado é excelente mas a complexidade é assustadora.
Só a motherboard com 399 componentes acaba por ser desanimador e nem é open source pelo que nem dá para copiar.
Diz qual é o sensor IR (IS471F) pelo que já ajuda muito e detecta através do painel fosco.
1200 fios... algo me diz que este projecto foi levado um pouco ao limite, acredito haver uma solução muito mais prática e que os módulos se encaixem entre si.

Só estudando ao pormenor.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estou com uma duvida em expandir...
« Responder #17 em: 27 de Outubro de 2013, 01:36 »
Tem 12 TLC5940's, dá 144 leds directamente controlavel, dado que é 100 pixeis*RGB dá 330 leds, são 3 grupos de leds, não envolve assim tantos componentes quanto isso.
Uma solução de pcb's que se encaixam é sempre porreiro, mas uma pcb maior que 10x10cm, ou seja, feita na Myro ou na EC mesmo em quantidade vai doer a pagar..
Se for pcb's 10x10cm são precisas 100pcb's para cobrir uma mesa de 1m x 1m, a 30€ cada 10 pcb's são logo 300€ só em pcb's, dai ninguem optar por essa opção e ir para a fiarada.

Os TLC5940 são porreiros porque o micro é que tem de gerar o clock que gera o pwm dos leds, por outro lado, precisamente por isso é um chip chato de se controlar, e requer algum trabalho, mas permite que haja uma perfeita sincronização entre varrimento da multiplexagem e do pwm, não se tem efeitos esquesitos de leds fantasma.

100 desses sensores IR a 2.5€ cada um, são outros 250€, isto é um projecto que muito facilmente se atira para mais de 1000€ quando se mete toda a carpintaria, fiarada, fichas, conectores, e a electrónica em si.

Outra opção seria por exemplo pcb's dedicadas, tipo os BlinkM, mais pequeninas, imaginando que as conseguias fazer com 2x2cm, panelizavas para paineis de 10x10cm metias 25 pcb's dessas em cada um deles, com 30€ tens 250€ pcb's, sempre fica bem mais barato, mas depois tens eletrónica dedicada a cada led, mais um micro central para tudo.
É daquelas coisa que acho que só funcionam bem como pet-project, ou seja, projectinho pessoal, que se vai fazendo com tempo, porque comprar coisas dessas, pode acabar por se gastar milhares numa coisa tão simples.
Avr fanboy

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Estou com uma duvida em expandir...
« Responder #18 em: 27 de Outubro de 2013, 04:40 »
Tem 12 TLC5940's, dá 144 leds directamente controlavel, dado que é 100 pixeis*RGB dá 330 leds, são 3 grupos de leds, não envolve assim tantos componentes quanto isso.
Uma solução de pcb's que se encaixam é sempre porreiro, mas uma pcb maior que 10x10cm, ou seja, feita na Myro ou na EC mesmo em quantidade vai doer a pagar..
Se for pcb's 10x10cm são precisas 100pcb's para cobrir uma mesa de 1m x 1m, a 30€ cada 10 pcb's são logo 300€ só em pcb's, dai ninguem optar por essa opção e ir para a fiarada.

Os TLC5940 são porreiros porque o micro é que tem de gerar o clock que gera o pwm dos leds, por outro lado, precisamente por isso é um chip chato de se controlar, e requer algum trabalho, mas permite que haja uma perfeita sincronização entre varrimento da multiplexagem e do pwm, não se tem efeitos esquesitos de leds fantasma.

100 desses sensores IR a 2.5€ cada um, são outros 250€, isto é um projecto que muito facilmente se atira para mais de 1000€ quando se mete toda a carpintaria, fiarada, fichas, conectores, e a electrónica em si.

Outra opção seria por exemplo pcb's dedicadas, tipo os BlinkM, mais pequeninas, imaginando que as conseguias fazer com 2x2cm, panelizavas para paineis de 10x10cm metias 25 pcb's dessas em cada um deles, com 30€ tens 250€ pcb's, sempre fica bem mais barato, mas depois tens eletrónica dedicada a cada led, mais um micro central para tudo.
É daquelas coisa que acho que só funcionam bem como pet-project, ou seja, projectinho pessoal, que se vai fazendo com tempo, porque comprar coisas dessas, pode acabar por se gastar milhares numa coisa tão simples.
Senso aqui no brasil as pcb não são tão caras mas nem tão baratas. os chips não pesquisei os valores mas se não me engano os infra-vermelhos custam em torno de 5.00 Reais. Acabei de ver os Tlc5940 custam 6.00 Reais aqui

Eu consideravelmente não acho muito gasto, pois não é bem eu que vou pagar sozinho entende é eu e 2 amigos. Dai fica mais barato.