collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?  (Lida 9601 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« em: 05 de Dezembro de 2018, 22:54 »
Que soluções sugerem que se utilize para as pontas de ferro que comecem a perder a tal proteção do cobre?

Tenho pontas que às vezes começam a desfazer-se, e depois acabo por as aguçar com as limas, mas aí acabo por remover aquela proteção prateada e depois acaba por ser uma bola de neve para a destruição da ponta como se fosse um lápis que queremos sempre bem aguçado. Na limpeza também costumo usar limas de latão, porque não gosto lá muito das esponjas porque parecem sujar mais que limpar.

Também não chego a entender se a corrosão das pontas é devido ao fluxo ou a determinados fios de solda.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #1 em: 05 de Dezembro de 2018, 23:14 »
Quanto mais ácido o fluxo pior, deixar ferro ligado muito tempo/excesso de temperatura tambem dá cabo do banho.

Prefiro esponja com água destilada do que as bolas de latão, riscam mais a ponta, uma esponja bem humida nunca deve sujar o ferro, se suja é porque está seca e a esponja é de fraca qualidade e está a derreter..
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #2 em: 05 de Dezembro de 2018, 23:17 »
Eu uso apenas a esponja própria para o ferro e completamente seca.

SC

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #3 em: 06 de Dezembro de 2018, 00:09 »
Tenho ferros de marca branca e também não têm controlo de temperatura. Há maneira de conseguir recriar a proteção das pontas, com uma electrólise ou alguma mistura com uns químicos em pó?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #4 em: 06 de Dezembro de 2018, 01:28 »
Nunca me cruzei com tal coisa.

Mas também duvido que fosse economicamente viável.
Arranjam-se estações "aceitáveis" abaixo do limite das alfandegas: https://www.ebay.com/itm/323541415504

e as pontas para elas são ao preço da chuva:
https://www.ebay.com/itm/222557180335

Tenho uma estação dessas e estou bastante contente com a mesma. Não há qualquer justificação para atualmente utilizar ferros não regulados para trabalhos de eletrónica.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #5 em: 06 de Dezembro de 2018, 18:39 »
Acredito, mas o problema é saber se de facto essas estações não são uma aldrabice igual. Parecem valores demasiado baixos para terem pontas e sistemas com a qualidade que anunciam e o outro lado da questão é o facto de serem uns valores já fora do limite para começar entrar ao barulho a alfândega e os honorários pelos serviços de desalfandegamento.

Também não faço grandes trabalhos, apenas alguns dessoldauras e soldaduras para desenrascar coisas básicas e tenho ferros que compro no lidl ou no AKi. Só acho estranho como é que pontas novas simplesmente começam a desaparecer e a perderem as pontas nas primeiras utilizações. Ou são pontas com uma proteção aldabrada ou então é algo que estou a fazer de muito errado. Tenho soldado com fio MG com fluxo integrado, a resina extra que só uso às vezes é um boiao que também compro pelo AKI. Tanto mergulho as pontas na resina ou pingo a ponta com solda, tenho também o cuidado de ir limpando sempre a pontas ao de leve. Não tenho usado a limpeza em esponjas embebidas em água, para evitar choques térmicos nas pontas e provocar a escamação da camada protectora. Nunca tive trabalhos com o ferro ligado mais de uma hora, e quando prevejo uma pausa na soldadura, desligo o ferro, também até para evitar consumos desnecessários, mesmo a apesar de serem ferro de 30 ou 40 watts.

Pretendia comprar pontas no ebay, já que pelo preço que estão no AKI, dá para comprar meia dúzia no ebay. O problema será o tempo de chegada e até lá, poderia remediar e tentar poupar estas pontas com algum truque. Lembrei-me da electrólise dos tempos da escola para cobrear metais ou para limpar metais com apenas uma pilha de 9Volts.


Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #6 em: 06 de Dezembro de 2018, 20:02 »
há uns anos que uso o seguinte método em casa:
- arranjei um esfregão palha de aço e enfiei-o no suporte do ferro de soldar
- sempre que vou usar o ferro de soldar passo o bico pelo esfregão para o limpar
- quando não vou soldar durante uns minutos, derreto um pouco de solda de modo que fique no bico do ferro quando o colocar no suporte.

com este método, tenho a ponta do ferro sempre impecável para soldar

Antes deste método usava apenas a esponja do suporte do ferro de soldar como o @ SerraCabo mencionou - completamente seca.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #7 em: 06 de Dezembro de 2018, 21:27 »
Nunca me cruzei com tal coisa.

Mas também duvido que fosse economicamente viável.
Arranjam-se estações "aceitáveis" abaixo do limite das alfandegas: https://www.ebay.com/itm/323541415504

e as pontas para elas são ao preço da chuva:
https://www.ebay.com/itm/222557180335

Tenho uma estação dessas e estou bastante contente com a mesma. Não há qualquer justificação para atualmente utilizar ferros não regulados para trabalhos de eletrónica.

Mereces um abraço pha!! Cabe mesmo no meu bolso. Ainda por cima nesta altura que metade das coisas vai para os miúdos, 20€ vem mesmo a calhar! Obrigado pela partilha!
Aconselhas o vendedor do link que passas-te?

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #8 em: 06 de Dezembro de 2018, 21:37 »
há uns anos que uso o seguinte método em casa:
- arranjei um esfregão palha de aço e enfiei-o no suporte do ferro de soldar
- sempre que vou usar o ferro de soldar passo o bico pelo esfregão para o limpar
- quando não vou soldar durante uns minutos, derreto um pouco de solda de modo que fique no bico do ferro quando o colocar no suporte.

com este método, tenho a ponta do ferro sempre impecável para soldar

Antes deste método usava apenas a esponja do suporte do ferro de soldar como o @ SerraCabo mencionou - completamente seca.

Também utilizo este método. Aprendi aqui no fórum. Acontece que tenho que ser tipo ninja, senão começo a ter pedaços amarelos e verdes grudados na ponta do ferro!  :o :)

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #9 em: 06 de Dezembro de 2018, 22:03 »
@edeweld,
resíduos amarelos e verdes, originários de onde?

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #10 em: 06 de Dezembro de 2018, 22:05 »
@edeweld,
resíduos amarelos e verdes, originários de onde?

Sorry pela falta de informação. Oriundos do esfregão da loiça

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #11 em: 06 de Dezembro de 2018, 22:13 »
Não estás a usar um esfregão com sabão ou fibra?

o que eu uso é deste tipo:


Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #13 em: 06 de Dezembro de 2018, 22:23 »
essa esponja não aguenta calor... agora percebi a intervenção tipo Ninja.
Tenta arranjar uma alternativa a esse tipo de esponja para limpar o ferro

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Como reproteger as pontas de cobre do ferros de soldar?
« Responder #14 em: 06 de Dezembro de 2018, 22:27 »
A esponja que sugeriste não gosto! É que com essa tenho que ser eu tipo ninja. Pois já não é a primeira vez que salta bocados de solda a 200 graus na minha direcção  :P