collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Telescopio  (Lida 41555 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Re: Telescopio
« Responder #15 em: 05 de Maio de 2014, 10:35 »
Há uma máxima que diz que o melhor telescópio é aquele que podes usar mais vezes ;)

Yap !!! É bem verdade !!

Ao longo dos anos acabei por acumular mais de uma dúzia de telescópios, de todas as aberturas e
gama de preços, se é bem verdade que a qualidade óptica tem o seu custo, por outro lado por vezes
é possível comprar equipamentos a um muito bom preço com uma excelente relação qualidade/custo.
E tal como o Njay disse, tenho telescópios que custaram literalmente uma fortuna (Taka CCA-250 e um
LX200 de 16") e que passam anos sem serem usados ... por outro lado o telescópio que mais tenho
usado custou 350 euros novo e tem excelentes resultados em astro-fotografia ... é um simples
newtoniano da GSO com 8" e F/4.

Cada tipo de telescópio tem as suas vantagens e desvantagens, e dentro de cada tipo a configuração
pode também variar e trazer alguns inconvenientes. Por exemplo, um Newtoniano tem uma muito boa
relação preço/qualidade de imagem, mas um newt com uma relação F/4 não é o melhor para uma
utilização visual, neste caso seria bem melhor um F/5 ou mesmo F/6. Depois temos ainda que algumas
configurações requerem mais cuidados por parte do utilizador, alguns telescópios necessitam ser colimados
(alinhamento dos espelhos/lentes) com alguma frequência, outros não. Neste campo um refractor é sem
duvida o melhor ... existe um grande numero de considerações que se podem ter em conta, mas penso que
isso já fica fora o âmbito desde tópico e vai criar alguma confusão.
A ideia é que nem todos os telescópios são iguais, e alem da marca devemos ter em conta que um determinado
tipo e configuração de telescópio se pode adaptar melhor para um determinado fim.

Um equipamento é composto por duas vertentes: OTA (tubo óptico) e MONTAGEM.
Sendo que a escolha da montagem é fundamental se por exemplo se desejar ter um sistema GOTO ou ir no
sentido da astro-fotografia.

A montagem mais simples que existe é a chamada montagem Dob (em memória do seu criador), é um simples
sistema alt-azimutal em que o utilizador aponta manualmente a OTA para um determinado objecto no céu. Este
tipo de montagem não efectua o seguimento celeste sendo o mesmo da responsabilidade do utilizador.

Um Newtoniano de 8" com uma montagem Dob e um guia (pode ser mesmo o Stellarium) é tudo o que é necessário
para descobrir MUITOS objectos no céu.

Isto é como as cerejas, muito se pode dizer sobre telescópios, e depois existem também as preferências pessoais,
mas a conversa já vai longa e se um gajo começa a dissertar acaba por ir para offtopic ... por isso o que posso
aconselhar agora é uma vista de olhos neste site - nas marcas GSO e Skywatcher que posso garantir que são
muito razoáveis:
http://www.teleskop-express.de/shop/index.php/cat/c2_Dobsonian-Telescopes.html 

Aconselho também uma vista de olhos no mercado de segunda mão, infelizmente nesta altura
não existe muita oferta a nível nacional, mas por vezes é possível encontrar bons equipamentos:
https://www.facebook.com/groups/420305554704535/
https://www.facebook.com/astrusados.mx

Apesar de este não ser um forum relacionado com a temática, de certeza que vais ter ajuda, de qualquer forma
aconselho também que consultes os foruns/FaceBook de grupos astronómicos onde podes mesmo encontrar
equipamentos usados a um bom preço.

Podes ainda ir a um encontro de pessoal amador (ou profissional) para um contacto pessoal com os vários
equipamentos ... dia 1 de Junho vai existir um encontro nacional, mas existe sempre pessoal a efectuar
sessões aos fins de semana em vários locais do país.

Abraços,
PA
« Última modificação: 05 de Maio de 2014, 10:44 por StarRider »

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #16 em: 09 de Maio de 2014, 23:28 »
Olá, obrigado pela vossa ajuda, tem sido muito útil.

Bem o panorama mudou um pouquito... Tive a ver uns telescopios com maiores aberturas e de marca de confiança, a Orion.

http://www.astroshop.pt/orion-telescopio-dobson-n-150-1200-skyquest-xt6-classic-dob/p,13769#tab_bar_0_select

http://www.astroshop.pt/orion-telescopio-dobson-n-150-750-starblast-6-dob/p,13929

Qual dos dois preferiam? Estou mais inclinado para o primeiro telescópio.
Vocês têm-me falado que o mais indicado é uma montagem dobsoniana, mas fico um bocado reticente a pensar que se o levar para a rua, para uma calçada, se não vou ter bastante instabilidade...

Este tipo de montagem é mais domestica ou estou enganado?

E será que dá para adicionar uns motores, não consigo perceber se vem adaptado para isso. É que surgiu a possibilidade de construir um sistema de monitorização com apoio de uma entidade e estava interessado nesse aspecto.


Este telescópio tem uma distancia focal elevada, é mais para ver planetas correcto? O segundo ja baixa para 750, mas tem uma montagem para apoiar numa mesa e sendo assim não dá para levar para a rua (a não ser que ande com uma mesa atrás :P)


Cumprimento e muito mas muito obrigado.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Telescopio
« Responder #17 em: 10 de Maio de 2014, 02:21 »
Entre os 2 não sei bem qual será melhor, vejo prós e contras nos dois, acho que é uma questão de gosto pessoal.

A montagem Dobson é das melhores a baixo custo. Um dos elementos principais de um telescópio, talvez ao nível da ótica, é a montagem do mesmo. Não adianta ter uma ótica excelente se não consegues apontar para onde queres e mantê-lo estável nessa posição. Tanto quanto sei, as vantagens da Dobson é que quase não tem atrito (desliza com pouco esforço), mas é muito estável (pouco propensa a oscilações), com a vantagem que por ser simples é muito fiável. As montagens equatoriais de baixo custo quase sempre vem sub-dimensionadas e apresentam folgas e pouca rigidez.
Se é "doméstica" ? Talvez, mas cumpre o seu propósito de forma eximia. O que é melhor que uma imitação de uma montagem "profissional".
E por isso é que a Dobson é tão popular, é difícil de a fazer mal feita.

Quanto à motorização, é procurar na net, de certeza que não faltam exemplos.
Não entendo o que queres dizer por sistema de monitorização. Afinal vais para astro-fotografia?



Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #18 em: 10 de Maio de 2014, 11:39 »
O com distancia focal de 750 vê-se melhor o espaço profundo, certo?
Mas acho que vou investir no de 1200.

Sim, queria tentar monitorizar um planeta por exemplo através de Labview... Mas não precisa de ser nada de excelente qualidade...


Ja agora, onde é que é esse encontro dia 1 de junho e que foruns portugueses me aconselham? Os foruns que encontrei parecem pouco movimentados...
« Última modificação: 10 de Maio de 2014, 12:49 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Telescopio
« Responder #19 em: 10 de Maio de 2014, 14:12 »
A ampliação dada por um telescópio é o rácio das distâncias focais da objectiva e da ocular. Daí que quanto maior for a distância focal da objectiva, maior é a ampliação minima que consegues. A maior distância focal que encontras numa ocular comum devem ser uns 42mm, daí que a ampliação minima numa objectiva com 1200mm são 28.5x. A mesma ocular numa ojectiva de 750mm são 17.9x.

Numa pesquisa muito rápida encontrei isto, é pena não ter mais objectos para poderes comparar, o maior que lá está são as plêiades:

http://www.telescope-simulator.com/index.php?option=com_content&view=article&id=45&Itemid=57

update: este tem mtos objectos mas não simula a luminosidade:
http://www.skyatnightmagazine.com/field-view-calculator
« Última modificação: 10 de Maio de 2014, 14:27 por Njay »

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #20 em: 11 de Maio de 2014, 23:37 »
Porra então é assim que vou ver jupiter quando o telescopio chegar?



E eu a pensar que com um telescopio de 150 euritos via mt bem jupiter...  :-\

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Telescopio
« Responder #21 em: 11 de Maio de 2014, 23:42 »
Se eu vejo (fotografo) assim com o meu ETX70,


mais dados aqui

tu certamente conseguirás melhor :)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Telescopio
« Responder #22 em: 11 de Maio de 2014, 23:58 »
E vês melhor que isso, precisas é de uma ocular com uma distância focal menor.
Há umas oculares zoom engraçadas pelo preço: http://www.ebay.com/itm/Seben-Zoom-Telescopio-Ocular-7-5-22-5mm-1-25-31-7mm-SZ1-Astronomia-/380697722716?pt=LH_DefaultDomain_186&hash=item58a35a3f5c tem a vantagem de poderes escolher a escala que achares melhor. Não são tão boas como as fixas, nos extremos tem um pouco de distorção.

Esse vendedor também tem oculares Plossl (as com melhor relação qualidade/abertura/preço) a preços decentes.

(Se as achares caras, procura o preço duma Televue Nagler...mas senta-te primeiro e põe a jeito um copo de água com açúcar)

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #23 em: 12 de Maio de 2014, 00:38 »
Isto dos telescopios sai barato...  :-X

Bem mas ja estou mais descansado:
http://orionskyquesttelescopereviews.wordpress.com/skyquest-xt6/
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

StarRider

  • Visitante
Re: Telescopio
« Responder #24 em: 12 de Maio de 2014, 01:20 »
Isto dos telescopios sai barato...  :-X

Bem mas ja estou mais descansado:
http://orionskyquesttelescopereviews.wordpress.com/skyquest-xt6/

Vai ter uma grande desilusão ... então no que toca a Júpiter nem de longe nem de perto
vai ver o que essa publicidade quer fazer passar !

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #25 em: 24 de Maio de 2014, 15:22 »
Bem ta decidido... vou comprar o orion skyquest xt6 150/1200 e vou ser muito feliz com ele  ;D Tenho de limitar o meu orçamento se não abro falência  :P


Que acessórios aconselham a comprar?

Tal como já mencionaram, devo comprar umas oculares. O telescópio traz uma ocular de 25mm, estava a pensar comprar uma plossl de 4 ou 6mm.

Acham que vale a pena comprar uma lente Barlow?
E as lentes eretoras? Há desvantagens em utilizar umas lente destas?

Quanto aos filtros, penso que devo comprar um lunar e tinha bastante interesse em um solar. Mas tenho um bocado de medo de apontar o telescópio para o sol  ??? Alguém já experimentou?

Os filtros coloridos, ir, uv, e sei lá mais o quê acho que fica para depois...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

StarRider

  • Visitante
Re: Telescopio
« Responder #26 em: 24 de Maio de 2014, 15:28 »
Bem ta decidido... vou comprar o orion skyquest xt6 150/1200 e vou ser muito feliz com ele  ;D Tenho de limitar o meu orçamento se não abro falência  :P


Que acessórios aconselham a comprar?

Tal como já mencionaram, devo comprar umas oculares. O telescópio traz uma ocular de 25mm, estava a pensar comprar uma plossl de 4 ou 6mm.

Acham que vale a pena comprar uma lente Barlow?
E as lentes eretoras? Há desvantagens em utilizar umas lente destas?

Quanto aos filtros, penso que devo comprar um lunar e tinha bastante interesse em um solar. Mas tenho um bocado de medo de apontar o telescópio para o sol  ??? Alguém já experimentou?

Os filtros coloridos, ir, uv, e sei lá mais o quê acho que fica para depois...

Boas,

Só por curiosidade ... vais comprar onde e porque preço ?

Abraços,
PA

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #27 em: 24 de Maio de 2014, 16:10 »
Na astroshop por 280€. Achas que há mais barato noutro sitio ou pelo mesmo preço consigo algo melhor?
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Telescopio
« Responder #28 em: 24 de Maio de 2014, 17:15 »
Bem ta decidido... vou comprar o orion skyquest xt6 150/1200 e vou ser muito feliz com ele  ;D Tenho de limitar o meu orçamento se não abro falência  :P


Que acessórios aconselham a comprar?

Tal como já mencionaram, devo comprar umas oculares. O telescópio traz uma ocular de 25mm, estava a pensar comprar uma plossl de 4 ou 6mm.

Acham que vale a pena comprar uma lente Barlow?
E as lentes eretoras? Há desvantagens em utilizar umas lente destas?

Quanto aos filtros, penso que devo comprar um lunar e tinha bastante interesse em um solar. Mas tenho um bocado de medo de apontar o telescópio para o sol  ??? Alguém já experimentou?

Os filtros coloridos, ir, uv, e sei lá mais o quê acho que fica para depois...

Eu gosto da ocular zoom para começar como disse acima. Não são muito caras e em vez de ficar com valores discretos de distância focal ficas logo com uma gama.

Uma barlow é sempre uma boa ideia, "duplica-te" o numero de distências focais a custo reduzido.
As eretoras só servem para observação terreste. Para observação astronómica não lhe vejo nenhuma vantagem.

Eu deixava os filtros mais para a frente. Solar tens de saber o que estás a comprar senão arriscas a fritar o telescópio ou pior, a vista.
Lunar é mais  para não desabituar a vista do escuro, mas consegues observar a lua mesmo sem um. Uma maneira simples é um par de filtros polarizadores, rodando um em relação ao outro varias o escurecimento.


StarRider

  • Visitante
Re: Telescopio
« Responder #29 em: 24 de Maio de 2014, 17:44 »
Na astroshop por 280€. Achas que há mais barato noutro sitio ou pelo mesmo preço consigo algo melhor?

Boas,

Nesse modelo/marca não ... mas não te esqueças que tens que pagar os portes pois essa loja
fica na Alemanha.

Tens também um SkyWatcher com as mesmas características aqui:
http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2493_Skywatcher-Skyliner-150P---Classic-6--f-8-parabolic-Dobsonian.html

Existem 2 "Orions", uma nos EUA e outra Inglesa, esse XT6 é da Orion americana e pessoalmente penso que
ficas mais bem servido com um SkyWatcher, mas é sempre relativo pois existe também o factor "sorte" na
qualidade do espelho que vir no teu telescópio.
O focador do SkyWatcher é superior ao do Orion pois é mais preciso e tem menos folgas.

Abraços,
PA