collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sensor para detectar plano vertical.  (Lida 4792 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline crux

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Sensor para detectar plano vertical.
« em: 27 de Dezembro de 2013, 07:15 »
Boas.

Pretendo fazer algo muito simples.

Pretendo ter um sensor que ao rodar consiga detectar a "verticalidade".

Isso existe? Alguém conhece meios de o fazer?

Queria aplicar preferencialmente numa ou duas pilhas de 1.5v e ligar um pequeno led. Quando estiver vertical, acende o led.

So isso. Como recomendam fazer?

Obrigado desde já.

Enviado do meu Galaxy Nexus através de Tapatalk


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Sensor para detectar plano vertical.
« Responder #1 em: 27 de Dezembro de 2013, 10:48 »
Se queres algo simples queres um "tilt switch". A precisão não é muito grande, mas talvez com mais que um em orientações diferentes e alguma lógica se consiga melhorar.

Se precisas de precisão a sério, tens de ir para acelerómetros e ucontroladores.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor para detectar plano vertical.
« Responder #2 em: 27 de Dezembro de 2013, 13:40 »
Pode usar um acelerómetro com saida analógica e usar uns comparadores/op-amps para fazer isso, mas um acelerometro de 50 centimos da Freescale e um micro de 8 patas, de outros 50 centimos, dá para fazer tudo numa pcb tão grande quanto um suporte de pilha CR2032.
Avr fanboy

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Sensor para detectar plano vertical.
« Responder #3 em: 27 de Dezembro de 2013, 15:14 »
Boas.

Pretendo fazer algo muito simples.

Pretendo ter um sensor que ao rodar consiga detectar a "verticalidade".

Isso existe? Alguém conhece meios de o fazer?

Queria aplicar preferencialmente numa ou duas pilhas de 1.5v e ligar um pequeno led. Quando estiver vertical, acende o led.

So isso. Como recomendam fazer?
Com este fazes isso na boa.

Offline crux

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Sensor para detectar plano vertical.
« Responder #4 em: 28 de Dezembro de 2013, 08:27 »
Obrigado pelas respostas.

Deixem-me esclarecer melhor o grau de precisão pretendido:

Não tem grande rigor. eu diria que pretendo saber se o sensor esta na vertical, mas com uma precisão de ±10° por exemplo.

A maior exigência que tenho é mesmo o interesse que seja de dimensões pequenas.

Pode usar um acelerómetro com saida analógica e usar uns comparadores/op-amps para fazer isso, mas um acelerometro de 50 centimos da Freescale e um micro de 8 patas, de outros 50 centimos, dá para fazer tudo numa pcb tão grande quanto um suporte de pilha CR2032.

Fiquei interessado no teu comentário, ate pelo pormenor das dimensões da pilha CR2032. É mesmo algo dessas dimensões que pretendo :)

Isso é relativamente fácil de fazer por alguém com experiência QB em electrotécnica? Não sou um azelha completo, mas também estou longe de ser um pro :)

Podes mostrar links para os componentes que sugeriste?

Obrigadão a todos! :)
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2013, 08:58 por crux »

StarRider

  • Visitante
Re: Sensor para detectar plano vertical.
« Responder #5 em: 28 de Dezembro de 2013, 15:23 »
Boas,

A utilização de um "sensor de tilt" (nível) para detectar uma (e somente uma) determinada posição pode dar resultados
mais precisos que um MEMS, é tudo uma questão de  introduzir a respectiva calibração no firmware.

Tendo ainda em conta que a tua necessidade de "precisão" tem uma janela de 10 graus então ainda mais está indicada
a utilização de um sensor tilt.  A implementação e leitura de um sensor tilt é MUITO MAIS simples e ocupa muito menos
espaço que qualquer outra solução.

Basicamente necessitas somente uma ligação entre o sensor de tilt (que funciona como um "interruptor") e o LED ...
nada de extras, nada de PCB, nem sequer é necessário um esquema pois é só ligar fios ...
.

Por vezes existe a tendência de complicar algo que é relativamente simples, acelerómetro e op-amps para que ?
Sinceramente não estou a ver a vantagem, antes pelo contrário somente serve para complicar o hardware e o firmware.

Abraços,
PA
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2013, 15:44 por StarRider »

Offline crux

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Sensor para detectar plano vertical.
« Responder #6 em: 28 de Dezembro de 2013, 16:16 »
Boas,

A utilização de um "sensor de tilt" (nível) para detectar uma (e somente uma) determinada posição pode dar resultados
mais precisos que um MEMS, é tudo uma questão de  introduzir a respectiva calibração no firmware.

Tendo ainda em conta que a tua necessidade de "precisão" tem uma janela de 10 graus então ainda mais está indicada
a utilização de um sensor tilt.  A implementação e leitura de um sensor tilt é MUITO MAIS simples e ocupa muito menos
espaço que qualquer outra solução.

Basicamente necessitas somente uma ligação entre o sensor de tilt (que funciona como um "interruptor") e o LED ...
nada de extras, nada de PCB, nem sequer é necessário um esquema pois é só ligar fios ...
.

Por vezes existe a tendência de complicar algo que é relativamente simples, acelerómetro e op-amps para que ?
Sinceramente não estou a ver a vantagem, antes pelo contrário somente serve para complicar o hardware e o firmware.

Abraços,
PA

Obrigado pela resposta.

Reparei que falaste em "respectiva calibração no firmware". Mas firmware de que mesmo? Referias-te aos mems?

Já agora, o sensor de tilt que sugeres, há alguma especificação especial para usar uma pilha CR2032 e um Led?

Um ultimo pedido: Das-me um link de um Sensor Tilt compatível com o que preciso? Vejo vários no ebay e por ai, mas é difícil de escolher.

Obrigado.

StarRider

  • Visitante
Re: Sensor para detectar plano vertical.
« Responder #7 em: 29 de Dezembro de 2013, 11:29 »
Boas,

Podes usar o tilt sensor de varias formas:
- Num circuito simples apenas com componentes passivos (led, resistência. etc) em que somente necessitas que o LED
acenda quando existe uma alteração de nível (verticalidade) como no presente caso.
- Podes recorrer a um micro-controlador para "ler" o sensor de tilt e efectuar outras tarefas mais complexas com essa
informação, sendo que neste caso vais necessitar de programar o micro-controlador com o tal "firmware", e uma vez
que a repetibilidade do sensor de tilt é praticamente constante sabes exactamente em que posição (ângulo) o mesmo
é actuado.

O sensor que necessitas é um "tilt sensor" de esferas mas tens que ter em atenção que os que geralmente se podem
encontrar no ebay têm um ângulo de activação que roda os 15 graus,  pelo que tens que procurar um que tenha um
ângulo inferior aos teus 10 graus. Possivelmente, e depende do teus requisitos, os 15 graus podem servir.

Tens aqui dois exemplos, o primeiro penso que seja o que pretendes, e o segundo usa um mcu e é destinado a aplicações
mais complexas do que acender somente um simples led:
http://learn.adafruit.com/tilt-sensor/using-a-tilt-sensor

Abraços,
PA

Offline crux

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Sensor para detectar plano vertical.
« Responder #8 em: 09 de Fevereiro de 2014, 22:05 »
Gente, já experimentei dois sensores tilts de esfera diferentes e um de mercúrio. Nao serve para o que quero, pela sua imprecisão. O que me recomendam agora?

Algo pequeno de preferência, cuja única função e acender um led se este estiver na vertical.

Explicam como começar com os micro controladores?

Obrigado.