collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve  (Lida 14152 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline aldricnegrier

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 18
Re: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve
« Responder #15 em: 17 de Março de 2014, 20:53 »
399€ inclui: coffee-breaks; uma impressora 3D totalmente funcional e todas as ferramentas necessárias à sua montagem; uma pen USB com software, manual de instruções e vídeos de montagem; 250gr de filamento PLA.

399€ por um workshop destes é provavelmente o preço mais barato da Europa :)

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve
« Responder #16 em: 17 de Março de 2014, 20:54 »
40€  :o  Eu não conheço o universo dos formadores, mas o que me está aqui a escapar para que o preço seja tão alto?
Infelizmente é um preço real, formação financiada pelo POPH ( o mesmo que dizer os impostos de todos) dada a empregados de grandes empresas que tinham dinheiro de sobra para a pagarem do seu próprio bolso, se há formadores e formações que valem cada cêntimo outras há em que um décimo do custo já era muito.
Ainda há pouco tempo, e uma vez que estava desempregado, fui fazer uma formação de 50 horas financiada, a formação era de redes informáticas, qual o meu espanto quando um terço da turma mal sabia ligar um computador, quando questionei os responsáveis pela formação do porquê de não dizerem a estas pessoas que era uma formação avançada demais para elas a resposta foi basicamente: não pudemos dizer às pessoas que não, elas têm o nono ano pelas novas oportunidades têm as qualificações necessárias.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve
« Responder #17 em: 17 de Março de 2014, 20:57 »
c3dr1c, o tayeb acha pouco como é obvio.

Tu dividiste o numero de horas pelo valor da formação, mas não é assim que funciona. Podes começar por tirar o valor do IVA, 23%, depois em impostos mais uns 20%, mais material da impressora, depois talvez o aluguer do espaço. Desses 14€ já vai para ai em 4€, se forem 10 pessoas então dá uns 40€ por hora o que continua a ser baixo, parece-me mais um serviço à comunidade que outra coisa e são 3 instrutores!

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve
« Responder #18 em: 17 de Março de 2014, 21:05 »
c3dr1c, o tayeb acha pouco como é obvio.

Tu dividiste o numero de horas pelo valor da formação, mas não é assim que funciona. Podes começar por tirar o valor do IVA, 23%, depois em impostos mais uns 20%, mais material da impressora, depois talvez o aluguer do espaço. Desses 14€ já vai para ai em 4€, se forem 10 pessoas então dá uns 40€ por hora o que continua a ser baixo, parece-me mais um serviço à comunidade que outra coisa e são 3 instrutores!

Quem falou em 14€ por hora directamente para o formador
Existe a formação de Powerpoint a que se dá em muitas escolas de formação onde os formadores são pagos a 14€/hora e ainda o Estado lhes deduz dinheiro.

Fez formação ou deu formação? Se deu formação quanto é que o c3dr1c recebia por hora?

E ainda mais vão entregar uma impressora 3D. Acho que é um bom valor pelo dinheiro! Dois formadores mais um técnico, o espaço, a eletricidade, e no fim uma impressora que, pela foto parece ser robusta. Vale mesmo!
foi o Tayeb, falou nisso em formação de powerpoint. Daí eu retirei 50% que pelo que eu sei é mais ou menos os descontos totais de recibos verdes, já com dinheiro para o subsidio de férias posto de lado. Ainda sobram 7€ de ordenado para o formador, o que não é assim tão pouco quanto isso.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve
« Responder #19 em: 17 de Março de 2014, 21:11 »
Espero que isto não pareça uma entrada a pés juntos..
Se realmente achas que consegues mais barato, força, garantidamente que vendes um camião delas, se não existe mais barato no mercado, por alguma razão o é.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve
« Responder #20 em: 17 de Março de 2014, 21:13 »
Ah? Não é 40€ + IVA + estadia + deslocações por formador, segundo o que ele disse?

Bem mas a impressora 3D é que me intriga... Mas se calhar não estou a ter em conta que para realizar a formação ao publico deve-se utilizar material de boas condições e pronto a utilizar (sem ser necessário grandes alterações físicas). Quando tiver tempo vou ver isso.



"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve
« Responder #21 em: 17 de Março de 2014, 21:31 »
c3dr1c, o tayeb acha pouco como é obvio.

Tu dividiste o numero de horas pelo valor da formação, mas não é assim que funciona. Podes começar por tirar o valor do IVA, 23%, depois em impostos mais uns 20%, mais material da impressora, depois talvez o aluguer do espaço. Desses 14€ já vai para ai em 4€, se forem 10 pessoas então dá uns 40€ por hora o que continua a ser baixo, parece-me mais um serviço à comunidade que outra coisa e são 3 instrutores!

È por isso que somos uns pobrezinhos que trabalham mais do que outros europeus. Eu acho que pagar 40€/hora ao formador è pouco. Os alemäes não trabalham mais do que portugueses. 7h/hora é o salàrio que recebem pessoas sem formação, o que também acho ser pouco.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve
« Responder #22 em: 17 de Março de 2014, 21:40 »


È por isso que somos uns pobrezinhos que trabalham mais do que outros europeus. Eu acho que pagar 40€/hora ao formador è pouco. Os alemäes não trabalham mais do que portugueses. 7h/hora é o salàrio que recebem pessoas sem formação, o que também acho ser pouco.

7€ à hora não é pouco seria o ordenado mínimo justo quanto a mim, 40€ para um BOM formador não é muito, conheço um que ganha mais ou menos isso e para o formador que é é muito pouco, o problema é que para alguns formadores isso é uma fortuna face ao trabalho que produzem.

O problema é que em Portugal paga-se muito a quem não sabe\produz enquanto que 80% da população activa recebe a miséria que é o ordenado mínimo que mal dá para sobreviver.


Para quem quiser só a impressora vejam aqui:
http://www.iniciativas3d.com/products/129-economic-kit-prusa-i3.aspx
€380 em espanha, só até ao fim do mês
« Última modificação: 17 de Março de 2014, 21:45 por artur36 »

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve
« Responder #23 em: 17 de Março de 2014, 21:42 »
399€ parece-me um preço muito bom. Ainda levas a impressora para casa.

Para mim é bastante longe mas boa sorte. Coloca fotos depois.

StarRider

  • Visitante
Re: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve
« Responder #24 em: 17 de Março de 2014, 21:55 »
Boas,

Existem aqui varias questões pertinentes:
- Primeiro gostava de saber se os "formadores/promotores" passam a respectiva factura como é de lei. O que não
me parece que seja a realidade, logo porque não existe numero fiscal na ficha de inscrição, depois porque
aceitam "bitcoins" como forma de pagamento, o que sendo totalmente ilegal não estou a ver como seja possivel
passar uma factura com 23% de IVA sobre xxx bitcoins ... logo toda essa argumentação e justificação sobre os
impostos e custo é uma TANGA pois vai tudo para o saco azul.
- Segundo, e com o devido respeito, não me parece que o currículo dos formadores, nesta matéria claro, possa
ser de forma alguma considera como "formação especializada", como é óbvio não quero de forma alguma colocar
em questão a capacidade dos mesmos, segundo sei somente um dos formadores tem contacto com a matéria
desde 2013... é claro que para o fim em causa possivelmente deve chegar, mas como disse, especialização não
deve ser argumentação para justificar o custo.

Não entendam os dois pontos anteriores como uma critica, a ideia é somente mostrar que valor de impostos e
valor da "especialização" neste caso não tem qualquer validade.

Dito isto, e ignorando todo o que se argumentar, temos que reconhecer que o preço é muito bom tendo por
comparação o mercado na Europa.

Abraços,
PA
« Última modificação: 17 de Março de 2014, 22:09 por StarRider »

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve
« Responder #25 em: 17 de Março de 2014, 22:31 »
Eu acho que o preço está bastante aceitável!

Quanto aos formadores, a malta esquece-se que o dinheiro que um formador recebe por hora não é apenas para aquela hora. Preparar uma formação e/ou aula, requer cerca de 5 a 6 vezes o tempo dessa formação em trabalho prévio! (e este valor pode aumentar em função do tipo de formação). Quando se paga um formador não se paga apenas aquele tempo, mas sim todo o trabalho feito antes, durante e após a formação! É claro que existem maus formadores muito bem pagos, bem como existem muito bons formadores que são muito mal pagos! ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve
« Responder #26 em: 17 de Março de 2014, 22:42 »
Eu acho que o preço está bastante aceitável!

Quanto aos formadores, a malta esquece-se que o dinheiro que um formador recebe por hora não é apenas para aquela hora. Preparar uma formação e/ou aula, requer cerca de 5 a 6 vezes o tempo dessa formação em trabalho prévio! (e este valor pode aumentar em função do tipo de formação). Quando se paga um formador não se paga apenas aquele tempo, mas sim todo o trabalho feito antes, durante e após a formação! É claro que existem maus formadores muito bem pagos, bem como existem muito bons formadores que são muito mal pagos! ;)

Concordo Beirão. O trabalho de preparação é o que diz. Já dei formação em matéria que domino e mesmo isto requeria três a quatro vezes mais tempo do que o tempo de formação ministrada. Eu não compreendo porque tudo tem que ser no barato como se incute nas nossas mentalidades!

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve
« Responder #27 em: 18 de Março de 2014, 02:10 »
Quanto aos formadores, a malta esquece-se que o dinheiro que um formador recebe por hora não é apenas para aquela hora. Preparar uma formação e/ou aula, requer cerca de 5 a 6 vezes o tempo dessa formação em trabalho prévio!

Exacto fazendo à conta às horas de trabalho, e não às horas da formação, a coisa baixa mesmo muito. E estes workshops não são coisas que a malta prepara uma vez depois dá o workshop em massa diáriamente, portanto essas horas são bastante significativas!

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve
« Responder #28 em: 18 de Março de 2014, 15:09 »
Isto já é um bocado off-topic mas o mais caro que já cobrei foram 60€/hora + IVA por 7h de trabalho e ficaram satisfeitos e a querer mais.

Obviamente estas situações são pontuais.

tudo é relativo, e quando se trata de trabalhos pontuais, claro que se cobra mais, afinal de contas, não estamos a falar de algo 8h/dia, 22d/mês, estamos a falar de uma situação isolada e é preciso haver disponibilidade.

Agora relativamente ao workshop em questão. Quem estiver interessado em começar a brincar com impressoras 3D é uma excelente oportunidade, e poupa não só em ter que aprender tudo do zero, como a evitar erros típicos que por vezes são bem caros!

aldricnegrier obrigado pela iniciativa, e por terem vindo aqui partilhar, certamente que irão aparecer leads vindas de cá!

PS - Não quero ser mal interpretado, não estou de forma alguma a gabar a situação (aliás, não ando de Clio de 2000 só por ser poupadinho), também já fiz muitas formações gratuitas onde as mesmas são apenas altruísmo outras vezes até um investimento. A questão é que tudo é relativo e não deve de ser analisado apenas pelo potencial valor de receita (atenção não disse lucro que muitas vezes nem existe).

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: 399€ - Workshop de montagem de impressora 3D no Algarve
« Responder #29 em: 18 de Março de 2014, 15:39 »
Quero só acrescentar ao que o Tiago escreveu, que não só pode brincar com a impressora, mas também pode vir a montar um negócio com a mesma. Há muitas coisas interessantes que se podem fazer com a impressora 3D