collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Veroboard - dúvidas de iniciante  (Lida 5612 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Veroboard - dúvidas de iniciante
« em: 30 de Maio de 2013, 21:35 »
Boas! Para o meu projeto do POV clock vou usar umas placas destas e como nunca usei tal coisa tenho algumas dúvidas do que posso e não fazer e como.
Vou deixar aqui uma lista para ser mais fácil para mim, para quem ajudar e para quem mais tarde precisar de ser ajudado.

P:Qual a melhor forma de unir dois componentes? Usando fio de cobre entre os pontos?
R:

P:Caso o fio de cobre seja válido para unir vários pontos do circuito, pode ser qualquer um? Por exemplo 0,3mm diâmetro serve?
R:

P:Posso pôr soldar dois pinos no mesmo buraco, por exemplo, um pino de um led e uma resistência no mesmo buraco e soldar os dois, o convém soldar no buraco a seguir e unir com fio de cobre?
R:

P:É possível usar fio de breadboard para unir pontos do circuito?
R:

Notas:
A placa é tipo estas http://www.escol.com.my/images/Vero%20Boards(I).JPG

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Veroboard - dúvidas de iniciante
« Responder #1 em: 30 de Maio de 2013, 23:13 »
Boas! Para o meu projeto do POV clock vou usar umas placas destas e como nunca usei tal coisa tenho algumas dúvidas do que posso e não fazer e como.
Vou deixar aqui uma lista para ser mais fácil para mim, para quem ajudar e para quem mais tarde precisar de ser ajudado.

P:Qual a melhor forma de unir dois componentes? Usando fio de cobre entre os pontos?
R:

P:Caso o fio de cobre seja válido para unir vários pontos do circuito, pode ser qualquer um? Por exemplo 0,3mm diâmetro serve?
R:

P:Posso pôr soldar dois pinos no mesmo buraco, por exemplo, um pino de um led e uma resistência no mesmo buraco e soldar os dois, o convém soldar no buraco a seguir e unir com fio de cobre?
R:

P:É possível usar fio de breadboard para unir pontos do circuito?
R:

Notas:
A placa é tipo estas http://www.escol.com.my/images/Vero%20Boards(I).JPG

Sim

Sim, mas depende da corrente que é preciso passar.

Sim, mas para ficar mais organizado e ser mais facil utilizar sempre os proximos e não o mm.

Sim, tem sempre de se ter cuidado para não fazer contacto em pontos que não se quer.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Veroboard - dúvidas de iniciante
« Responder #2 em: 30 de Maio de 2013, 23:17 »
Reparei agora que já responderam mas cá fica a minha opinião.

P:Qual a melhor forma de unir dois componentes? Usando fio de cobre entre os pontos?
R:Sim, unifilar como os cabos de rede, nunca uses terminais dos componentes para fazer circuitos, são cortados como numa pcb normal e soldam-se fios para o circuito.

P:Caso o fio de cobre seja válido para unir vários pontos do circuito, pode ser qualquer um? Por exemplo 0,3mm diâmetro serve?
R:Perfeitamente.

P:Posso pôr soldar dois pinos no mesmo buraco, por exemplo, um pino de um led e uma resistência no mesmo buraco e soldar os dois, o convém soldar no buraco a seguir e unir com fio de cobre?
R:Nunca se insere 2 terminais no mesmo buraco.

P:É possível usar fio de breadboard para unir pontos do circuito?
R:Qualquer fio desde que seja fácil de soldar e dobrar com alicate de pontas. (não uses fios soltos por baixo, ficam confusos e nada estéticos)

As pistas são cortadas com chave apropriada ou broca de grande diâmetro.

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Veroboard - dúvidas de iniciante
« Responder #3 em: 31 de Maio de 2013, 17:16 »
Impecável  ;D obrigado pelas respostas!
Só tenho duas uma mais especifica.

P:Quero soldar duas resistências em série. Os pinos das resistências que unem as duas, coloco um ao lado do outro em buracos diferentes, mas posso uni-los com a solda apenas? Ou tenho de deixar um buraco de intervalo e unir depois com fio de cobre?

P:Esta é mais especifica para o meu projeto mas aproveito para perguntar aqui.
Tenho um componente que está na imagem em anexo, o CD4069, que no esquema que estou a seguir tem aquelas ligações. A minha dúvida é se preciso de soldar os pontos 2 ao 13, o 12 ao 3 e assim sucessivamente (basicamente quase todos os pinos na vertical), ou isso já está tudo internamente ligado e basta me soldar os condensadores e potenciómetros?

Mais tarde pretendo deixar aqui um esboço do esquema que fiz, à mão porque não encontrei nenhum software de jeito para desenhar nestas placas, mas precisava de esclarecer esta dúvida primeiro para o puder acabar.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Veroboard - dúvidas de iniciante
« Responder #4 em: 31 de Maio de 2013, 23:57 »
P:Quero soldar duas resistências em série. Os pinos das resistências que unem as duas, coloco um ao lado do outro em buracos diferentes, mas posso uni-los com a solda apenas? Ou tenho de deixar um buraco de intervalo e unir depois com fio de cobre?
R: Não precisas usar um fio nesses casos e a solda é que faz de interligação...
Pensei que tivesses uma "Stripboard" isso acontece mais em "Veroboards" ponto por ponto.

P:Esta é mais especifica para o meu projeto mas aproveito para perguntar aqui.
Tenho um componente que está na imagem em anexo, o CD4069, que no esquema que estou a seguir tem aquelas ligações. A minha dúvida é se preciso de soldar os pontos 2 ao 13, o 12 ao 3 e assim sucessivamente (basicamente quase todos os pinos na vertical), ou isso já está tudo internamente ligado e basta me soldar os condensadores e potenciómetros?
R: Elá, essa pergunta foi um bocado descabida, então não tens o IC em baixo com a numeração dos terminais, claro que não está nada interligado internamente.

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Veroboard - dúvidas de iniciante
« Responder #5 em: 06 de Junho de 2013, 00:23 »
R: Elá, essa pergunta foi um bocado descabida, então não tens o IC em baixo com a numeração dos terminais, claro que não está nada interligado internamente.
Sim, tens razão! Perguntei para ter a certeza e volto a dizê-lo então para ficar mesmo esclarecido.
O pino 1 está ligado ao 2 (internamente) mas preciso de ligar o 2 ao 13 e assim sucessivamente, correcto?

Já agora aproveito para perguntar algo que me está a trocar um bocado.
É diferente ter ligado o condensador (C2) de 180p entre o pino 10 e o potenciómetro R3 ou entre o potenciómetro R3 e o pino 5, certo?

PS: Para os mais distraídos voltei a colocar a imagem em anexo neste post.

E agradeço mais uma vez a todos pela preciosa ajuda :)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Veroboard - dúvidas de iniciante
« Responder #6 em: 06 de Junho de 2013, 00:53 »
Já agora aproveito para perguntar algo que me está a trocar um bocado.
É diferente ter ligado o condensador (C2) de 180p entre o pino 10 e o potenciómetro R3 ou entre o potenciómetro R3 e o pino 5, certo?
Completamente diferente, se entendesses o circuito ajudava um pouco, então portas lógicas como neste caso, são fáceis de se perceber.

Ora se ligasses o potenciómetro entre a saída do inversor (p10) e o gnd, iriam acontecer duas coisas, o ic avariava quando a resistência do potenciómetro fosse menor, e este também queimava por excesso de corrente.
O que faz este potenciómetro é reduzir o "duty cycle" que é aplicado ao pino 5... não tem qualquer sentido trocar de posição.