collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ligar Leds em serie ou paralelo  (Lida 4179 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Ligar Leds em serie ou paralelo
« em: 21 de Março de 2016, 20:53 »
Ola a todos,
Desculpem esta minha pergunta, que vai ser parecer muito trivial a muitos de vos, mas prefiro perguntar antes de fazer asneira ou ganhar um penteado novo, hehe
Ora bem, tenho andado a brincar com uma carrada de leds usando o arduino.
Mas agora quero fazer uma coisa com varios leds, mas sem usar arduino, nem nada similar.
Basicamente preciso de desenhar alguns numeros com leds. Ou seja, usar uma matriz de 5*3, em que os leds acesos desenham numeros.
Cada conjunto de 15 leds apenas vai desenhar um unico numero. Por exemplo para desenhar um 3, uso 11 leds:
***
++*
***
++*
***
Os restantes 4 leds (desenhados com +) nem sequer vai ser ligados. Vao estar la so para efeitar
As minhas duvidas são:
Como ligo os 11 leds no caso deste numero pro exemplo? Em serie ou paralelo? Sendo em paralelo preciso de 11 resistencias, e vai-me dar bastante mais trabalho para esconder aquilo tudo.
Se for em serie, quantos V tenho de injectar a entrada?
Destas contas nao percebo nada ainda :(
Ou pergunta, para passar de 220, directamente para 5V posso usar isto?
http://www.ebay.com/itm/1PCS-HLK-PM01-AC-DC-220V-to-5V-Step-Down-Power-Supply-Module-Household-Switch-/381475932950?hash=item58d1bccb16:g:J3cAAOSw7FRWVQuu

Abraço

HD

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Ligar Leds em serie ou paralelo
« Responder #1 em: 21 de Março de 2016, 21:17 »
no teu caso ligava tudo em paralelo e arranjava uma fonte com a voltagem um pouco de nada inferior aos led's. (nunca superior ;D )

Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Re: Ligar Leds em serie ou paralelo
« Responder #2 em: 21 de Março de 2016, 21:23 »
a questão é que quero ligar por exemplo o número 3472
Cada número tem diferentes quantidades de leds e queria ter só uma ligação à tomada

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ligar Leds em serie ou paralelo
« Responder #3 em: 21 de Março de 2016, 22:42 »
LEDs em paralelo é uma asneira, a mesma queda de tensão que depende dos processos de fabrico, e mesmo do mesmo lote não há garantias que sejam iguais.

Se os números são estáticos (que parece), o que podes fazer é ter várias séries (cada uma com a sua resistência) em paralelo umas com as outras. Algo deste género (neste caso estão 9 séries de 3 em paralelo):


Este esquema é típico das lâmpadas LED.  Sendo os números estáticos não tens muita preocupação se o número de LEDs numa série não bater certo num dos números desenhados: basta-te usar os LEDs que "sobram" no número seguinte, ou então ajustas o valor da resistência para compensar ter menos LEDs


Mas mais importante acho que era dares uma vista de olhos a um vídeo ou tutorial qualquer sobre como calcular a resistência para os LEDs, e já agora rever a lei de Ohm. Não faltam exemplos na net, é só procurares no google ou no youtube.


Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Re: Ligar Leds em serie ou paralelo
« Responder #4 em: 21 de Março de 2016, 22:51 »
Obrigadao :) :) :)