collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Setup de Hardware  (Lida 8266 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Setup de Hardware
« em: 13 de Abril de 2017, 03:40 »
Olá a todos,

Pretendo montar um pc para trabalhar com estes softwares:

Citar
    Zelio Soft
    FluidSIM 3.6
    CADe SIMU 2.0
    MPLAB® X Integrated Development Environment (IDE)
    dev c++
    gEDA schematic editor
    Fritzing
    kicad
    Proteus PCB Design & Simulation software - Labcenter Electronics
    NI Multisim Base
    CadeSimu
    AutoCad Electrical
    AutoCad
    Inventor
    Eplan
    SolidWorks

Estou a pensar nesta configuração:

Motherboard Asus H110M-A M.2
Intel Core i5-7400 Quad-Core 3.0GHz c/ Turbo 3.5GHz 6MB Skt1151
Fonte de Alimentação Corsair VS550W
Memória RAM Kingston 4GB (1x4GB) DDR4-2133MHz
Memória RAM Kingston 4GB (1x4GB) DDR4-2133MHz

O que acham?
Obrigado

Online KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Setup de Hardware
« Responder #1 em: 13 de Abril de 2017, 12:11 »
Para essas aplicacoes o CPU nao é muito importante, ate podes meter um pior se quiseres considerar.
Se calhar investia mais em RAM. (8GB é pouco se começares a abrir maquinas virtuais)

Acho que devias considerar imperativamente IMO uma grafica externa (ja que a motherboard nao tem).
Algo baixa gama serve perfeitamente e será melhor que a grafica interna da motherboard.
Se fores usar Linux, recomendo NVIDIA ou se for AMD/ATI certifica que é recente e tem bom suporte no Linux.
Se fores usar Windows, recomendo AMD/ATI, assim suportas a empresa que faz concorrencia à NVIDIA e a obriga a fazer melhores graficas...

Outra coisa que ai nao esta,
recentemente (ah cerca de um ano) descobri o "poder" do que é usar um disco SSD.
É tao impressionante que estou neste momento a trabalhar num portatil que tem 10anos e só 2GB RAM sem me queixar muito.
os SSD sao caros e pouco espaco, tem de ser usados inteligentemente.
A tua lista de software é muito extensa se fores ter isso tudo ao mesmo tempo.
Mas podes instalar o OS num SSD e ter os outros programas num disco normal.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Setup de Hardware
« Responder #2 em: 13 de Abril de 2017, 17:53 »
É só só para isso ou vais jogar?
A board não tem gráfica integrada, quem a tem é o cpu, e se não vais jogar basta usar a gráfica do cpu que mete a um canto qualquer gráfica que custe menos de 150€.

Diz ai o teu orçamento que faço-te uma configuração..

SSD é como diz o Kammutier essencial nos dias de hoje.

Se calhar um Ryzen até é melhor ideia que levas 8 cores fisicos e fica mais em conta que um sistema Intel.
8GB de RAM é curto, e para VM's é basicamente impensavel, tenho 16GB de RAM no portatil e com os programas do dia a dia mais VM's ando nos 11-14GB de RAM em uso.
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Setup de Hardware
« Responder #3 em: 13 de Abril de 2017, 18:31 »
É só só para isso ou vais jogar?
A board não tem gráfica integrada, quem a tem é o cpu, e se não vais jogar basta usar a gráfica do cpu que mete a um canto qualquer gráfica que custe menos de 150€.

Diz ai o teu orçamento que faço-te uma configuração..

SSD é como diz o Kammutier essencial nos dias de hoje.

Se calhar um Ryzen até é melhor ideia que levas 8 cores fisicos e fica mais em conta que um sistema Intel.
8GB de RAM é curto, e para VM's é basicamente impensavel, tenho 16GB de RAM no portatil e com os programas do dia a dia mais VM's ando nos 11-14GB de RAM em uso.

Epá, isso é daquelas perguntas que coiso!  ::) Se vou jogar....confesso que andam aparecer uns executáveis no meu disco chamados Battlefield e Call Of Duty ou Age of Empires!  :P 8)

Não é para jogar, é para trabalho! Mas com uma máquina tão potente é um crime não colocar um joguito!
Mas para jogar não quero nada de muito pro. Primeiro porque não é prioridade, segundo o pc será para trabalho, em primeiro lugar.

No futuro pretendo depois fazer um update, quando assim se justificar.
O orçamento é como sempre! Justo e elegante! 400 euros.

As restantes peças em tenho, caixa, dvd e SSD. Sim concordo com a parte do SDD, muito melhor!
Processadores da AMD não tenho experiência, sempre optei por intel.
VM's não pretendo utilizar!

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Setup de Hardware
« Responder #4 em: 13 de Abril de 2017, 18:44 »
Para essas aplicacoes o CPU nao é muito importante, ate podes meter um pior se quiseres considerar.
Se calhar investia mais em RAM. (8GB é pouco se começares a abrir maquinas virtuais)

Acho que devias considerar imperativamente IMO uma grafica externa (ja que a motherboard nao tem).
Algo baixa gama serve perfeitamente e será melhor que a grafica interna da motherboard.
Se fores usar Linux, recomendo NVIDIA ou se for AMD/ATI certifica que é recente e tem bom suporte no Linux.
Se fores usar Windows, recomendo AMD/ATI, assim suportas a empresa que faz concorrencia à NVIDIA e a obriga a fazer melhores graficas...

Outra coisa que ai nao esta,
recentemente (ah cerca de um ano) descobri o "poder" do que é usar um disco SSD.
É tao impressionante que estou neste momento a trabalhar num portatil que tem 10anos e só 2GB RAM sem me queixar muito.
os SSD sao caros e pouco espaco, tem de ser usados inteligentemente.
A tua lista de software é muito extensa se fores ter isso tudo ao mesmo tempo.
Mas podes instalar o OS num SSD e ter os outros programas num disco normal.

No que toca a ram, pretendo investir, depois num pente de 8GB, assim fica com 16Gb.
O propósito do pc não é para trabalhar com tudo ao mesmo tempo, mas sim uma coisa de cada vez, sendo que alguns softwares, principalmente da autodesk ainda estou a aprender, e nos próximos 10 meses não prevejo que vá fazer uso deles no seu total expoente máximo.

O que é um IMO?
Vou utilizar como SO nativo o Ubuntu. Coisa que me preocupa pois de momento estou a ter problemas com a ligação de dois ecrãs, um via vga e outro via HDMI. A gráfica é: ATI Mobility Radeon HD 5470 Graphics 1GB

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Setup de Hardware
« Responder #5 em: 13 de Abril de 2017, 18:54 »
Essa board só leva 2 sticks de RAM, logo se metes agora dois de 4 e depois queres meter mais vais ter de tirar um deles, dual channel não é assim super mega hiper potente nem vais notar diferença nenhuma no dia a dia, logo mete antes só um stick de 8GB agora..
Fonte preferivel uma Seasonic SII de 450Watts.

Essa tua gráfica é uma peça de museu(não leves a mal), normal que se atrofie um bocado com dois ecrãs para mais em ubuntu com drivers que são tudo menos decentes..

IMO quer dizer In My Opinion.

Nada do que ai tens na lista tem vantagem com uma gráfica dedicada, sim os CAD's podem usar uma gráfica dedicada para render, mas a integrada do CPU não se importa nada com isso e 99.9% dos renders são CPU e só com uma Quadro é que realmente irás tirar partido de uma dedicada..

E para esses jogos a HD6xx do CPU come-os ao pequeno almoço.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Setup de Hardware
« Responder #6 em: 13 de Abril de 2017, 19:46 »
Eu se fosse comprar PC proximamente primeiro esperava para ver a reacção da Intel ao Ryzen, que por enquanto parece demasiado quieta a deixar a poeira assentar antes de mandar certamente novidades, mais não seja em preço.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Setup de Hardware
« Responder #7 em: 13 de Abril de 2017, 19:50 »
Os i7 K e os 59xx desceram 100€ no preço mal os Ryzen entraram no mercado..
Mesmo os i5's por cá não desceram grande coisa, mas lá foram desceram logo 20-50€ e tens os K quase ao mesmo preço dos não K.
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Setup de Hardware
« Responder #8 em: 23 de Abril de 2017, 15:08 »
Essa board só leva 2 sticks de RAM, logo se metes agora dois de 4 e depois queres meter mais vais ter de tirar um deles, dual channel não é assim super mega hiper potente nem vais notar diferença nenhuma no dia a dia, logo mete antes só um stick de 8GB agora..
Fonte preferivel uma Seasonic SII de 450Watts.

Sim, vou optar por um pente de 8GB. Assim no futuro compro outro de 8Gb e passo a ter 16GB.

Essa tua gráfica é uma peça de museu(não leves a mal), normal que se atrofie um bocado com dois ecrãs para mais em ubuntu com drivers que são tudo menos decentes..

O problema dos drivers do ubuntu é que o fabricante não dá suporte, por razões comerciais e de monopólio do mercado por parte do Bill Gaitas. Por isso tem que ser a comunidade, os comuns dos mortais, a criar drivers ou então a própria comunidade a fazer pressão e jogos comerciais para que as marcas desenvolvam drivers para Linux.

IMO quer dizer In My Opinion.
Aprendi mais uma!

Nada do que ai tens na lista tem vantagem com uma gráfica dedicada, sim os CAD's podem usar uma gráfica dedicada para render, mas a integrada do CPU não se importa nada com isso e 99.9% dos renders são CPU e só com uma Quadro é que realmente irás tirar partido de uma dedicada..

E para esses jogos a HD6xx do CPU come-os ao pequeno almoço.

Não vou investir numa gráfica, porque primeiro sai do orçamento e segundo para já, para o trabalho que vou fazer não justifica.
Obrigado pela explicação dos renders, não sabia!

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Setup de Hardware
« Responder #9 em: 23 de Abril de 2017, 15:10 »
Eu se fosse comprar PC proximamente primeiro esperava para ver a reacção da Intel ao Ryzen, que por enquanto parece demasiado quieta a deixar a poeira assentar antes de mandar certamente novidades, mais não seja em preço.

Já estive a ver (por alto) algumas reviews e benchmarks das duas. E parece que que a intel é melhor.
Sempre tive Intel e adora a intel. Amd deixa-me sempre com a pulga atrás da orelha!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Setup de Hardware
« Responder #10 em: 23 de Abril de 2017, 15:11 »
Pelo preço de um i5 com 4 cores levas um Ryzen com 8 cores e mais cache, mas sim, é melhor pensar que é por ter menos 100MHz que é pior que um Intel...

Tanto Nvidia como AMD têm drivers para linux, desculpa, essa ai não cola.
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Setup de Hardware
« Responder #11 em: 23 de Abril de 2017, 15:18 »
Os i7 K e os 59xx desceram 100€ no preço mal os Ryzen entraram no mercado..
Mesmo os i5's por cá não desceram grande coisa, mas lá foram desceram logo 20-50€ e tens os K quase ao mesmo preço dos não K.

A questão é se justifica comprar um K.
Neste momento estou a estudar este:

7400 vs 7600K
http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-7400-vs-Intel-Core-i5-7600K/3886vs3885

7400 vs 7600
http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-7400-vs-Intel-Core-i5-7600/3886vs3890

7400 vs 7500
http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-7400-vs-Intel-Core-i5-7500/3886vs3648

Para um aumento de uns 10% e 60€ no preço acho que não justifica! Qual escolheriam?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Setup de Hardware
« Responder #12 em: 23 de Abril de 2017, 15:20 »
Um Ryzen octa-core nativo..
Um K só vale a pena se comprares uma board Z para fazer OC, e estás-te a esquecer que os K não trazem dissipador, podes meter mais 50€ para um dissipador.
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Setup de Hardware
« Responder #13 em: 23 de Abril de 2017, 15:28 »
Pelo preço de um i5 com 4 cores levas um Ryzen com 8 cores e mais cache, mas sim, é melhor pensar que é por ter menos 100MHz que é pior que um Intel...

Tanto Nvidia como AMD têm drivers para linux, desculpa, essa ai não cola.

Epá isto é como a fruta! Uns gosto da fruta do continente outros gosto da fruta da mercearia do fundo da rua  ::) ;D
Gosto da Intel e respeito a AMD. Mas prefiro ficar com menos mas ter uma marca que goste mais do que com mais e com uma placa que não me oferece confiança. Admito que posso estar a ser bastante conservador e consequentemente estar a limitar o meu conhecimento (consequencia normal em pessoas bastantes conservadoras) mas neste caso opto por intel.

É como no caso da motherboard. Vou sempre para a Asus. Tenho pc a trabalhar 12 horas por dia, alguns em condições deploráveis, e funcionam 100%. E são placas asus. Mas lá está, esta análise não vale de nada, pois nunca tive nas mesmas condições uma board da gigabyte ou da MSI.
Tenho colegas meus que compram, para casa, MSI e dizem que não trocam. Lá está, nisto sou inflexível!  :P

Em relação aos drivers eles existem. Para alguns modelos não existem (isto é o que vejo a malta no foruns falar). Por experiência nunca tive falta de drivers mas uma coisa é existir outra é existir em todo o seu esplendor! A situação que reportei, o facto de o portátil num gerir bem os dois ecras acontece apenas no Linux. Pois no Windows isso não acontece. Isso é resultado do que já mencionei. Os drivers para Windows estão bem desenvolvidos enquanto que os drivers para Linux estão desenvolvidos conforme de pode, pois foi a comunidade que o fez!
Lembro-me que existe uma aplicativo da gráfica que gere coisas como segundos ecrãs e melhor desempenho que no Linux tive que instalar via wine (logo é para ter problemas) e mesmo assim muitas das coisas tive que fazer via código!  ::)
 

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Setup de Hardware
« Responder #14 em: 23 de Abril de 2017, 15:29 »
Um Ryzen octa-core nativo..
Um K só vale a pena se comprares uma board Z para fazer OC, e estás-te a esquecer que os K não trazem dissipador, podes meter mais 50€ para um dissipador.

Mas entre estes, qual escolhias?

7400 vs 7600
http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-7400-vs-Intel-Core-i5-7600/3886vs3890

7400 vs 7500
http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-7400-vs-Intel-Core-i5-7500/3886vs3648