collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Medir altura de água - problema com "esquema"  (Lida 10744 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Medir altura de água - problema com "esquema"
« Responder #15 em: 18 de Fevereiro de 2016, 16:18 »
Olá jm_araujo.

Estava a pensar usar um destes:
http://www.ebay.co.uk/itm/RZE-50-Measure-Range-50m-164ft-Digital-Laser-Distance-Meter-with-Bubble-Level-UK-/131544198678?hash=item1ea0a52e16:g:tO8AAOSwsFpWTaLK

Depois tirar os dados (algures deve ter uma porta UART), calcular tudo e meter num display.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2016, 16:19 por Dave »
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Medir altura de água - problema com "esquema"
« Responder #16 em: 18 de Fevereiro de 2016, 16:44 »
Se não tive uart, vi em tempos uma solução que apanhava os sinais do segmentos do LCD (com atenção ao facto de serem multiplexados).

Não sei se funciona com água e um fundo que pode não ser muito refletor, mas fiquei com curiosidade, vai-nos mantendo a par deste projeto!


Edit:
Ideia:nesse último esquema se desse para regular a "sensibilidade" do sensor laser talvez pudesses no mesmo sensor detetar a superfície e o fundo com duas medidas a "sensibilidades" diferentes.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2016, 16:48 por jm_araujo »

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Medir altura de água - problema com "esquema"
« Responder #17 em: 18 de Fevereiro de 2016, 17:59 »
Se não tive uart, vi em tempos uma solução que apanhava os sinais do segmentos do LCD (com atenção ao facto de serem multiplexados).

Não sei se funciona com água e um fundo que pode não ser muito refletor, mas fiquei com curiosidade, vai-nos mantendo a par deste projeto!


Edit:
Ideia:nesse último esquema se desse para regular a "sensibilidade" do sensor laser talvez pudesses no mesmo sensor detetar a superfície e o fundo com duas medidas a "sensibilidades" diferentes.

Pois não sei bem...
Também não tenho grande experiência com isto. Tenho aqui um da Bosh emprestado, mas não lhe posso ver a "alma" :P.

O fundo é de areia e por isso é clarinho.

Mas estes medidores não são muito influenciado pela cor, pois trabalham por desvio angular da luz recebida. A mesma técnica usada nos LIDAR.
Problema é que como tem de processar dados de um CCD, leva algum tempo a actualizar a medição (rondará a centena de milissegundos penso).
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Medir altura de água - problema com "esquema"
« Responder #18 em: 18 de Fevereiro de 2016, 21:52 »
e com que precisão querias a leitura? é um dado importante, porque uma coisa é queres ler com tolerancias de milimetros/centimetros ou décimas do metro/metro.. e com que frequencia?

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Medir altura de água - problema com "esquema"
« Responder #19 em: 18 de Fevereiro de 2016, 22:03 »
Olá Hugo.

A precisão é como o outro diz... é o máximo que der!
Obviamente erros inconsistentes maiores que 5mm já não interessa.

A frequência, dado o problema, não é muito relevante. Estamos a falar de medições que são facilmente conseguidas numa fracção de segundo. Mas isso vai depender muito do tipo de equipamento e método a usar.
Convém é medir antes que o fundo se modifique  ;D, mas pelo que me deram a entender leva vários minutos.
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Medir altura de água - problema com "esquema"
« Responder #20 em: 18 de Fevereiro de 2016, 22:51 »
a precisão sai caro e nem todos os sistemas conseguem obter precisoes equivalentes.. e outra coisa é medir águas paradas e outra é medir aguas em circulação...5mm parece-me mta coisa pra aguas em movimento numa canal e fundo inconstante...medir a medição da agua numa garrafa de agua, aí 5mm ja parece pouca precisao..

Ja agora, como conseguem medir o nivel médio da agua do mar? quando dizem que está a haver um degelo e que agua do mar sobe 2cm por ano, como conseguem ver isso (quando só o efeito da lua com mais ou menos aproximação faz variar o nivel da agua do mar em mais dum metro? nem falando do resto..)

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Medir altura de água - problema com "esquema"
« Responder #21 em: 18 de Fevereiro de 2016, 23:10 »
Pois, relativamente à primeira parte só com alguns testes a coisa lá vai e se podem tirar ilações.
Mas até agora não tive nenhuma outra ideia que possa fazer funcionar isto :(

No que toca à ultima parte não entendi bem o que queres dizer.
A medição do nível do mar é feito dentro de um tubo vertical, medindo a distancia do topo do mar (com uma bóia) até uma altura conhecida.
O mar não sobe 2cm por ano, mas a media de todas as medições realizadas ao longo desse ano sim, sobe 2cm em relação ao anterior.

Aqui contava, obviamente, fazer o mesmo. Tirar uma série de medições, correr uma filtragem gaussiana ou fazendo medianas e só depois apresentar o valor final.
Se cada processo levar 100mseg, em 1seg eu consigo 10 medições e terei de trabalhar com o que tenho  :-\.

Mas se alguém tiver uma alternativa agradeço. Por isso mesmo, por não estar a ver isto muito bem, é que vim colher opiniões.

Por vezes a solução está ali bem simples e quem está perto não a vê  ;D.
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI