collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Arduino Zero  (Lida 29219 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino Zero
« Responder #30 em: 05 de Maio de 2015, 19:45 »
Estava no EULA dos STM e outros que não podem ser utilizados em projectos para venda, são uma devboard e nada mais que isso, e não um módulo, se foi alterado, porreiro.

Mas uma empresa, vai acabar por comprar chips, muitos, muitos chips, logo compensa e muito ter devboards potentes e baratas para incitar a compra dos mesmos.

Á meia duzia de anos atrás muito pouco tinhas, e o que tinhas era tudo acima dos 150€, sendo muito comum teres devboards de 600 e 700€, aliás, continuas a ter devboards a esse preço, tens centenas de devboards da AD com chips de 20€ a custarem mais de 200€.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Arduino Zero
« Responder #31 em: 05 de Maio de 2015, 19:49 »
Estava no EULA dos STM e outros que não podem ser utilizados em projectos para venda, (...)
Aí está uma das grandes razões que me levou a optar pelo PSoC no que diz respeito a ARMs.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Arduino Zero
« Responder #32 em: 05 de Maio de 2015, 19:50 »
Sim eram alteradas ligeiramente depois.

Isso até eu ainda me lembro. Lembro-me que havia que? Picaxe, Basicx e por ai.
Quando saiu o Microstick 2 aquilo devia ser tipo espetacular, agora é tipo meh...

De repente há tipo de tudo e barato. Eu que mexo mais nas launchpads poxas... é quase mensal agora que sai uma. A ST tambem tem pontapés delas.

Mas ainda encontro muitas de desenvolvimento que são caritas.





Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino Zero
« Responder #33 em: 05 de Maio de 2015, 19:54 »
Para quem tem € para gastar é psicológico dar 10 ou 200€ por um micro-controlador num bocado de pcb, para outros não, e depois é o efeito psicológico, abaixo de um certo valor é uma compra por impulso, tipo tenho vários Launchpads comprados simplesmente pelo baixo valor, 1 ainda está dentro da caixa  ::)

E's tu com as launchpad e eu com as ST discovery :p
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Arduino Zero
« Responder #34 em: 05 de Maio de 2015, 19:58 »
Eu tenho tipo todas as launchpads menos da familia hercules e algumas do MSP430...

Eu queria experimentar e tive a sorte de conhecer quem me as arranja-se  ;D
Mas sinceramente experimento, vejo e tal, nada de Energia quando tou a falar de experimentar. Mas depois algumas acabo por achar que devia, pelo menos por agora, e para outras cenas (tipo STM32)
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Arduino Zero
« Responder #35 em: 05 de Maio de 2015, 20:14 »
Eu queria experimentar e tive a sorte de conhecer quem me as arranja-se  ;D
Quem te as arranjasse. Nunca tive sorte com MSP430, o software de dev recusou-se sempre a instalar nas máquinas que experimentei, e como não sou um gajo muito persistente nas cenas que deveriam ser simples e funcionar à primeira, foi pá gaveta e finito. Depois vi tb que há uma série de erratas e bugs, algumas diferenças entre modelos da mesma linha, coisas que nunca tinha visto nos AVR.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Arduino Zero
« Responder #36 em: 05 de Maio de 2015, 20:58 »
obrigado, opá eu tenho de voltar à primária para aprender a escrever -.-

Isso do software parece que mudou muito (não sei muito de como estava antes).
Agora de erratas dependes das familias e de quão novos são os produtos. Olha que por exemplo a launchpad do MSP432 traz um chip com "x" antes da referência. São previews, não é o produto final. Costumam fazer isso muita vez.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Arduino Zero
« Responder #37 em: 05 de Maio de 2015, 20:59 »
Olha com MSP430 até há um beta para o programa na cloud. Parece que nem se tem de instalar (ou pelo menos não têm de se instalar tudo)
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Arduino Zero
« Responder #38 em: 06 de Maio de 2015, 02:03 »
Estava no EULA dos STM e outros que não podem ser utilizados em projectos para venda, (...)
Aí está uma das grandes razões que me levou a optar pelo PSoC no que diz respeito a ARMs.
Como é isso de boards nao poderem ser usadas em projecto para venda?.. que boards sao essas e qual a leia associada a essa restricçao?

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Arduino Zero
« Responder #39 em: 06 de Maio de 2015, 02:05 »
Eu não vi, nunca cheguei ao ponto de precisar de ler a EULA (mas devia logo). Penso que seja as placas discovery da ST
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Arduino Zero
« Responder #40 em: 06 de Maio de 2015, 02:14 »
Já não me lembro dos detalhes mas acho que todos ou quase todos os ARM que vi tinham uma, outra ou ambas as restrições:

1) Apenas a versão paga do ambiente de desenvolvimento pode ser usada para produtos comerciais

2) As placas "baratas" de desenvolvimento não podem ser usadas em produtos comerciais

StarRider

  • Visitante
Re: Arduino Zero
« Responder #41 em: 06 de Maio de 2015, 11:03 »
Boas,

Existem board com ARMs (STM32F103 com Cortex-M3 a 72 MHz) a 5 euros SEM qualquer tipo
de restrições em termos de utilização ... é a gastar.

Depois existem ainda as board da Olimex (por exemplo) também com preços muito atractivos
e sem qualquer restrição de uso.

O problema sabemos todos qual é, para estas plataformas não existe tanta facilidade de
"copy&paste" e quem quer mexer nas mesmas tem que puxar pelos neurónios.

Não me admira nada que exista pessoal pronto para dar 30, 40 ou 50 euros por esta board
do arduino ... pois no fundo não têm alternativa, a verdade é essa, para eles a concorrência
não está a nível do hardware mas sim no firmware que sabem existir e fácil de copiar para
o arduino.

Aqui fica a EULA da ST:
http://www.st.com/st-web-ui/static/active/en/resource/legal/legal_agreement/license_agreement/EvaluationProductLicenseAgreement.pdf


Abraços
PA

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Arduino Zero
« Responder #42 em: 06 de Maio de 2015, 11:17 »
Não me admira nada que exista pessoal pronto para dar 30, 40 ou 50 euros por esta board
do arduino ... pois no fundo não têm alternativa, a verdade é essa, para eles a concorrência
não está a nível do hardware mas sim no firmware que sabem existir e fácil de copiar para
o arduino.


Pior ainda eh que muitas destas placas estao a ser usadas na industria, colocadas em maquinas ondustrias e de controlo de processamento. Cenas pesadas.
Tenho conhecimento q ja estao a falhar e vao continuar a falhar, posso dizer sem qualquer reserva. O software ateh pode ter escapatorias, mas o hardware vai ser o primeiro a dar o £$%& mestre assim que houver problemas externos.

O meu "medo" com esta invasao da loucura de placas baratas eh q os servicos q dantes eram contratados a profissionais capazes, sao hoje feitos por "artistas" curiosos e "tecladores de pisca-piscas". Vao falhar, mas depois estamos cah nohs p tomar conta do problema.


Para estudo e laboratorio? sim sr... venham elas q sao bem vindas. E ainda digo mais, sao todas necessarias pois fazem o mercado mexer.

StarRider

  • Visitante
Re: Arduino Zero
« Responder #43 em: 06 de Maio de 2015, 11:22 »
Não me admira nada que exista pessoal pronto para dar 30, 40 ou 50 euros por esta board
do arduino ... pois no fundo não têm alternativa, a verdade é essa, para eles a concorrência
não está a nível do hardware mas sim no firmware que sabem existir e fácil de copiar para
o arduino.


Pior ainda eh que muitas destas placas estao a ser usadas na industria, colocadas em maquinas ondustrias e de controlo de processamento. Cenas pesadas.
Tenho conhecimento q ja estao a falhar e vao continuar a falhar, posso dizer sem qualquer reserva. O software ateh pode ter escapatorias, mas o hardware vai ser o primeiro a dar o £$%& mestre assim que houver problemas externos.

O meu "medo" com esta invasao da loucura de placas baratas eh q os servicos q dantes eram contratados a profissionais capazes, sao hoje feitos por "artistas" curiosos e "tecladores de pisca-piscas". Vao falhar, mas depois estamos cah nohs p tomar conta do problema.


Para estudo e laboratorio? sim sr... venham elas q sao bem vindas. E ainda digo mais, sao todas necessarias pois fazem o mercado mexer.


Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Arduino Zero
« Responder #44 em: 06 de Maio de 2015, 12:27 »
Mas o pessoal que constrói equipamento industrial com electrónica baseada em "arduinos" é que está errado.

Não estou a ver empresas como Siemens ou Schneider a utilizar esse tipo de atalhos sem primeiro medir muito bem as consequências. Até porque existem normas a cumprir.

Pode também dar-se o caso do desenho da dev board ser bastante bom, mas normalmente o que acontece é existir uma cópia do desenho para um circuito feito especialmente para o propósito. Eu já usei esquemas de dev boards e de app notes para integrar alguns componentes no desenvolvimento de um sistema.