collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como obter voltagem negativa  (Lida 15109 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline afonso henriques

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Como obter voltagem negativa
« Responder #15 em: 12 de Maio de 2012, 02:26 »
boas
o esquema é simples


-no arduino tens o gnd que é uma saida negativa
-essa saida pode controlar dois terminais do relé (1,3)
-no outro ponto da bobina do relé tens o positivo (2) a saida de 5v + do arduino
-quando esses 5v+ entrarem no relé fecha se o contato do relé e tens 5v- na saida (4)


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como obter voltagem negativa
« Responder #16 em: 12 de Maio de 2012, 13:05 »
Penso que estás errado, um relé não gera uma voltagem negativa só porque sim, para além de que alimentares a bobine de controlo de um relé directamente de um pino de um micro-controlador é um grande erro, porque vais queimar o pino ou o micro.
Avr fanboy

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Como obter voltagem negativa
« Responder #17 em: 12 de Maio de 2012, 14:40 »
Concordo com o Senso... Acho que nao vai ser assim tao simples para criar voltagem negativa. E mesmo que a criasse, nao quer dizer que estivesse correcto sequer.
Mas nao posso falar muito porque  a minha experiencia com os reles e quase nula, e pouco passa para alem da teoria.
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline afonso henriques

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Como obter voltagem negativa
« Responder #18 em: 12 de Maio de 2012, 21:29 »
Penso que estás errado, um relé não gera uma voltagem negativa só porque sim, para além de que alimentares a bobine de controlo de um relé directamente de um pino de um micro-controlador é um grande erro, porque vais queimar o pino ou o micro.


olá
bem senso
o relé (não gera voltagem negativa) realmente a função do relé e fechar um circuito ou um outro exemlo controlar uma outra voltagem entre dois contactos
o esquema que expus realmente falta lá qualquer coisa
um diodo retificador resolve o problema da saida dos 5v+ do arduino para o relé
este esquema não o testei ainda na banca porque não tenho um relé de 5v

corrijam-me se estiver errado

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Como obter voltagem negativa
« Responder #19 em: 13 de Maio de 2012, 05:13 »
Afonso, o que eles querem dizer com "negativo" nesse esquema do relé é que há relés que têm 2 contactos (2 interruptores), e quando 1 está fechado o outro está aberto e vice-versa - daí que alguém resolveu dizer que um dos contactos "é o negativo" do outro. Mas isto não tem nada a ver com tensão negativa.

Offline afonso henriques

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Como obter voltagem negativa
« Responder #20 em: 13 de Maio de 2012, 22:07 »
uma explicação do que quero dizer


Offline nadabro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 52
Re: Como obter voltagem negativa
« Responder #21 em: 17 de Junho de 2012, 18:49 »
Boas..

Decidir ir para outro op-amp..este op-amp complica-me muito a vida eheh

Como disse antes, tenho a bobine de cobre tirada de um relé (310ohm, já procurei com maiores resistências em máquinas de lavar, relés de carros/camiões, mas o máximo que arranjei foi de 310ohm) ligada directamente aos inputs do ADC, passo com um iman por cima da bobine o que gere voltagem e é lido correctamente no ADC.

Estava a pensar substituir o iman/bobine por outro mecanismo que "lê-se" os movimentos do meu sensor:

Encontrei isto:
http://www.pivot.net/~acarr/ron/scircuit.jpg
Pela descrição é um "photo-transistor". Basicamente é um LED + fototransistor, correcto?

Recomendam algum tipo fototransistor para o que pretendo fazer (disponível em PT de preferencia)?
Se tiverem alguma sugestão sobre outra forma de fazer isto agradeço..

Obrigado


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como obter voltagem negativa
« Responder #22 em: 17 de Junho de 2012, 18:53 »
Qual é a corrente que precisas?
É que existem N integerados/módulos que pegam numa voltagem positiva e te dão uma voltagem negativa.
O que interessa numa bobine é a inductância pois essa é a sua caracteristica principal, sim a resistência tem a sua influência, mas uma bobine é criada para teres inductância no circuito e não resistência.
Avr fanboy

Offline nadabro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 52
Re: Como obter voltagem negativa
« Responder #23 em: 17 de Junho de 2012, 19:33 »
Boas Senso.

Sabes que perguntas básicas de electrónica para mim são muito complicadas lol

Eu precisava de -5V para o op-amp, mas eu nem sei se o ADC que uso irá funcionar com o OPA227, pois o ADC apenas permite 0-5V e o op-amp deve gerar voltagem negativa. Acho que a corrente necessária para o OPA227 é de 20mA.

Sobre a bobine de cobre que retiro do relé, não sei como verificar qual o melhor para mim,  penso que maior a resistência que a bobine de cobre terá, menos amplificação terei que ter..já fiz inclusive uma bobine, deve ter tido mais de 1000 voltas, mas o final apenas tive 95ohm, e realmente obtinha menores resultados no ADC a comparar com a bobine de 310ohm.

 Mas talvez o usando um led+fototransistor terei melhores resultados....

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como obter voltagem negativa
« Responder #24 em: 17 de Junho de 2012, 20:10 »
Mas tu queres usar o amplificador operacional para fazer o quê mesmo, é que o tópico já tem algum tempo e não me recordo, explica-te.
Se a coisa é ter um op-amp rail to rail, tens muitos rail to rail que só precisam de massa e 5v.
Avr fanboy

Offline nadabro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 52
Re: Como obter voltagem negativa
« Responder #25 em: 18 de Junho de 2012, 15:41 »
Boas Senso.

O objectivo é ler movimentos do solo <10Hz a +-30SPS. Sobre o op-amp, vou usar este..é o que uso na board que encomendei à G7:
http://www.analog.com/en/precision-op-amps/precision-rail-to-rail-amplifiers/ada4528-1/products/product.html


Sobre o LED+fototransistor, ninguem tem uma opinião? Se será sensível o suficiente para medir movimentos do tamanho do cabelo humano?
Acho que LDR´s poderiam funcionar, mas li que tem um tempo de resposta muito lento (~100ms)..

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Como obter voltagem negativa
« Responder #26 em: 19 de Junho de 2012, 13:17 »
Esse op amp tem uma boa performance na faixa dos 10Hz que dizes precisar... Tenho a sensacao que nao o encontraste por acaso, ne ?!? lol
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline nadabro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 52
Re: Como obter voltagem negativa
« Responder #27 em: 19 de Junho de 2012, 16:30 »
Esse op amp tem uma boa performance na faixa dos 10Hz que dizes precisar... Tenho a sensacao que nao o encontraste por acaso, ne ?!? lol

O ano passado encomendei uma board à G7 baseado num circuito de 2002 que encontrei na net que usava o op-amp AD8628.. fui à página do AD8268 e a Analog diz "Newer designs requiring low noise zero-drift amplifiers, consider the industries ultralow noise Auto-Zero ADA4528-1, newly released from Analog Devices"

E assim escolhi o ADA4528-1 lol

Ontem por curiosidade tive a fazer umas brincadeiras com o opa227, liguei 2 transformadores de telemoveis ao op-amp (8.33V e -8.42V), usando um simples non inverting com um ganho de 3x e verifiquei com um multimetro que realmente o sinal é amplificado da bobine de cobre (o segundo fio da bobine de cobre é ligado ao GND).. mas quando passo com um iman por cima da bobine, 90% das vezes o valor é menor que a base.

ex: sem iman o output é 0..
-2
-10
-5
-25
-1
-30

Enquanto sem amplificação e ligando directamente a bobine de cobre ao multimetro, consigo variações tanto positivas/negativas.

ex: sem iman o output é 0
5
-6
10
-10

Alguem sabe porque é que com o op-amp não estou obter leituras acima e abaixo da base?


Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Como obter voltagem negativa
« Responder #28 em: 20 de Junho de 2012, 11:31 »
Se retirares o sinal de entrada do amplificador de sinal, consegues medir o DC offset dele com um Voltimetro.
Mas se ligaste dois traffo's, como e que os ligaste ?!? Eles sao rectificados ja, a saida ?! ou ligaste o sinal antes da ponte rectificadora ?
Nao sei bem que esquematica tens ai, mas pode ser que tenhas que compensar... Mas la esta, estou adivinhar...
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!