collapse

* Posts Recentes

Circuito Microfone que funcione por almamater
[Hoje às 17:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Maq Roupa - Avaria  (Lida 3055 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.922
    • GrcByte - Projectos
Maq Roupa - Avaria
« em: 10 de Dezembro de 2023, 23:26 »
Este fim de semana deu-me para investigar a avaria de uma máquina de lavar roupa que está encostada (não está a fazer falta para já). O funcionamento dela está normal menos a parte em que a água não pára de sair pelo tubo de esgoto.



Ela começa a encher o tambor sem problema, a bomba\válvula de entrada está bem. O problema é que começa logo a sair água pelo tubo de drenagem, se levantar o tubo um pouco mais alto a água já não sai e ela acaba de encher o tambor e começa a lavar na boa. Quando chega a parte de escoar a água, a bomba (de esgoto) entra em funcionamento e a água sai com muito mais pressão, o que é normal. Ou seja, se não levantar o tubo com a mão a água sai mas de forma muito natural, parece que algo não está fechado e vai ´fugindo´ pelo tubo de esgoto..

A bomba de saída\esgoto parece-me boa, o pressostato parece bom também, faz o click consoante a pressão.. mas a minha dúvida é perceber porque é que a água sai desta forma..






Será que tenho de regular o pressostato? Quando o tambor fica cheio ele desliga e ela começa o programa, ele parece que está a fazer o seu papel..

Existe no entanto um sensor ligado ao tambor, não sei exatamente o que faz nem sei se pode estar com algum stress:



Online almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.922
    • GrcByte - Projectos
Re: Maq Roupa - Avaria
« Responder #1 em: 10 de Dezembro de 2023, 23:36 »
Entretanto li algures que o tubo de drenagem tem mesmo que tar à altura da porta, portanto será um comportamento normal.. pensei que não fosse..

O problema inicial dela, e o que levou a encostá-la, foi que começava a lavar muito bem e a meio do programa começava a drenar a água sem parar e sempre a meter água nova..  como deduzi que não fosse normal não a ligámos mais. Mas tenho de investigar melhor..

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Maq Roupa - Avaria
« Responder #2 em: 11 de Dezembro de 2023, 10:21 »
A primeira parte que consta de todos os manuais de maquinas de lavar (seja roupa seja louça) já descobriste: o tubo de saída tem de passar por um ponto mais alto que o nível máximo de água da cuba, para fazer sifão e evitar que a água saia.

O problema inicial dela, e o que levou a encostá-la, foi que começava a lavar muito bem e a meio do programa começava a drenar a água sem parar e sempre a meter água nova..  como deduzi que não fosse normal não a ligámos mais. Mas tenho de investigar melhor..
Isso é problemas no pressostato. Por descarga de consciência verifica que o tubo que liga da cuba ao pressostato esta em bom estado: inspeção visual para ver se está rachado (especial atenção às pontas onde liga), e uma sopradela para ver se não está entupido.

Esses sintomas são os mais comuns quando o pressostato começa a dar mal contacto, ora enche bem, ora enche tanto que dispara a proteção contra inundação e vaza a água toda de uma vez logo a seguir.

Podes desmontar e limpar os contactos,  mas a minha experiencia indica que é uma solução temporária que não dura muito tempo até voltarem os problemas.