collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Eagle  (Lida 17923 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Eagle
« Responder #15 em: 27 de Setembro de 2009, 18:45 »
Geralmente o que limita essa medida (e todas as outras) é o processo de fabrico, isto é, a limitação está no que as máquinas da fábrica onde queres mandar fazer os PCBs conseguem fazer. Se vais fazer em casa, depende daquilo que o teu método conseguir fazer.

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Eagle
« Responder #16 em: 27 de Setembro de 2009, 23:31 »
Sim é para fazer, para testar então qual achas a melhor medida a usar ( já com um erro para cima)  +/- ?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Eagle
« Responder #17 em: 28 de Setembro de 2009, 00:24 »
Para fazer em casa, geralmente com o método do toner transfer, eu sigo as seguintes guidelines:

- Todas as pistas têm a maior largura possível, quer seja preciso ou não
- Tento espaçar as pistas por igual, aproveitando todo o espaço livre
- Aplico um "ground plane" ligado ao GND
- Aumento o tamanho dos pads (ilhas), porque o que normalmente vem por omissão nos programas (eagle incluido) é desnecessariamente pequeno. Faço os pads dos circuitos integrados serem ovais, porque assim podemos aumentá-los numa dimensão facilitando a soldadura e ao mesmo tempo deixar a outra dimensão (entre pads) mais curta para poderem passar pistas entre pads adjacentes.

A largura minima que já fiz foram 0,44 mm com 0,25 mm de intervalo minimo entre pistas. Não quer dizer que não se consiga fazer um pouco mais pequeno, mas pelo menos eu nunca tive necessidade de fazer mais pequeno, e já fiz algumas placas bastante compactas e densas (mais do que o EDuino).
« Última modificação: 28 de Setembro de 2009, 01:59 por Njay »

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Eagle
« Responder #18 em: 28 de Setembro de 2009, 01:43 »
Obrigado :)

Só uma dúvida, o que são os pads?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Eagle
« Responder #19 em: 28 de Setembro de 2009, 01:59 »
 ;D.... pads são as "ilhas". O conjunto furo+cobre em volta.

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: Eagle
« Responder #20 em: 28 de Setembro de 2009, 09:29 »
olá a todos,

Quero aproveitar este tópico com a vossa permissão para tirar algumas dúvidas em relação ao Eagle.

Bem eu gosto mais do Kicad, mas tive que fazer em Eagle porque assim me foi pedido e deparei-me com as seguintes dificuldades:

Editar os pads - não encontro o caminho para editar as pads e as originais   estão muito pequenas

Colocar um Ground plane - Não sei como o Fazer ( no Kicad uso a ferramenta Adicionar Zonas).

Já agora a placa é para trabalhar com o picaxe 28x vai servir para controlar um robô, se alguém quiser aproveitar eu coloquei os ficheiros Sch e Pcb em anexo.

 jp_
« Última modificação: 28 de Setembro de 2009, 09:39 por jp_ »

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Eagle
« Responder #21 em: 28 de Setembro de 2009, 20:39 »
Njay tens a certeza nessas medidas? meio milímetro (0,44)?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Eagle
« Responder #22 em: 28 de Setembro de 2009, 20:50 »
Sim, quase meio milimetro.

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Eagle
« Responder #23 em: 28 de Setembro de 2009, 21:01 »
Ui, isso é mesmo muito pequeno lol

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: Eagle
« Responder #24 em: 28 de Setembro de 2009, 21:20 »
Citar
olá a todos,

Quero aproveitar este tópico com a vossa permissão para tirar algumas dúvidas em relação ao Eagle.

Bem eu gosto mais do Kicad, mas tive que fazer em Eagle porque assim me foi pedido e deparei-me com as seguintes dificuldades:

Editar os pads - não encontro o caminho para editar as pads e as originais   estão muito pequenas

Colocar um Ground plane - Não sei como o Fazer ( no Kicad uso a ferramenta Adicionar Zonas).

Já agora a placa é para trabalhar com o picaxe 28x vai servir para controlar um robô, se alguém quiser aproveitar eu coloquei os ficheiros Sch e Pcb em anexo.

 jp_

certamente que é fácil...

Mas simplesmente eu ainda não vi como...

Será que me podem ajudar a saber como editar os pads e fazer a mascara?

Obrigado.

jp_

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Eagle
« Responder #25 em: 28 de Setembro de 2009, 21:26 »
Eu não percebo nada de Eagle, e sinceramente já tentei 2 ou 3 vezes usá-lo só que acho-o completamente impossível de utilizar, é totalmente arcaico, não consigo fazer nada naquilo. Pode ser que melhore, agora que foi comprado pela Farnell.

Eu também uso o KiCAD, que tem os seus problemas mas é mais fácil de usar e acima de tudo é Open Source.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2009, 21:27 por Njay »

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: Eagle
« Responder #26 em: 28 de Setembro de 2009, 21:54 »
Obrigado pela resposta Njay,

Eu também prefiro o Kicad mas vou ter que acabar este com o Eagle.

Qualquer das formas obrigado.

jp_

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Eagle
« Responder #27 em: 28 de Setembro de 2009, 23:01 »
jp_ a minha experiencia com o Ealge nao é muita e nao o tenho aqui para ter dar uma resposta com certeza, mas aqui vai:

Para alterares a espessura das pistas usa a ferramenta "CHANGE", há la um campo que te permite alterar o valor de "Width".

Quanto aos ground planes ha tambem um botao que te permite desenhar rectangulos ou outras formas. Não sei se é isso que queres.

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Eagle
« Responder #28 em: 29 de Setembro de 2009, 10:13 »
Olá a todos.

Para alterar a espessura das pistas e se for apenas uma pista, aquilo que o msr disse funciona, no entanto se pretenderem fazer com que uma determinada NET tenha uma espessura especifica, o melhor é no editor de layout ir a "edit->net classes" aí podem adicionar uma entrada com o nome da NET e os parâmetros width e clearence (sinceramente nao sei bem para k serve o drill).

Os programas CAD são como a bebida preferida, cada um tem a sua :D já experimentei o kicad e não consegui nada com ele, sou apoiante do EAGLE, mas como disse, cada um com o seu....

Cumprimentos, Mauro.

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: Eagle
« Responder #29 em: 29 de Setembro de 2009, 10:35 »
olá msr.

Citar
Para alterares a espessura das pistas usa a ferramenta "CHANGE", há la um campo que te permite alterar o valor de "Width".

Sim para alterar as pistas é esse o comando e esse eu já tinha visto eu referia-me a alterar a largura dos Pads (os pontos de solda dos componentes), relativamente a esta operação eu consigo alterar a espessura do furo mas não sei onde está o comando para alterar o tamanho do Pad (aumentar a area de cobre).

Citar
Quanto aos ground planes ha tambem um botao que te permite desenhar rectangulos ou outras formas. Não sei se é isso que queres.


Sim penso que estamos a falar da mesma coisa mas esse comando não faz o isolamento entre as pistas e a ground plane. Noutros programas isso é automático simplesmente configura-se o isolamento de segurança e escolhe-se a área que pretendemos e já está o programa preenche todo o espaço não ocupado com pistas e componentes com o tal Ground plane.
http://picasaweb.google.com/lh/photo/IIvGpWuHkDgetZT4FmXK2g?authkey=Gv1sRgCPPgmM-diczi5AE&feat=directlink

Neste link exemplifica o que pretendo fazer em termos de acabamento.

Olá maurosmartins,


Citar
(sinceramente nao sei bem para k serve o drill).

O drill penso eu que é a espessura do furo, aquel circunferência que fica sem cobre no meio do pad.



A outra dúvida é como se faz para  imprimir vários desenhos na mesma folha?

Isto serve para poupar os acetatos ou as folhas para transferência térmica.

Obrigado

jp_


« Última modificação: 29 de Setembro de 2009, 10:40 por jp_ »