collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos  (Lida 32219 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« em: 09 de Janeiro de 2011, 10:03 »

viva.

Estou neste momento a iniciar-me no mundo da electrónica e com um projecto bastante interessante, a construção um heli. Já adquiri grande parte dos componentes, mas estão a surgir as duvidas básicas, para as quais tenho alguma dificuldade em encontrar informação e material.

vou utilizar um arduino mini, motores, ESC e um receptor RF e as minhas duvidas são as seguintes:

- onde é que posso encontrar/comprar pinos para soldar ao arduino, para que consiga mais facilmente fazer as ligações sem ter que soldar directamente fios na placa?
- qual será a melhor forma de ligar 4 motores à mesma bateria ?
- onde é que posso encontrar/comprar as fichas que se ligam ao receptor rf ( creio que são umas que tem 3 entradas ) ?

desde já obrigado pela ajuda e compreensão.






Offline AcidDagger

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 364
  • Make Bits, Making robotics in Portugal
    • Make Bits
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #1 em: 09 de Janeiro de 2011, 12:09 »
sonigate.com

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #2 em: 09 de Janeiro de 2011, 15:39 »
Isso não precisas de comprar fichas, porque os ESC's encaixam directo no receptor, isto se for um receptor normal usado em modelismo, depois, um helicoptero não é um veiculo de asa fixa, as helices do helicoptero têm pelo menos um grau de liberdade para se inclinarem, e o rotor tambem é controlavel, depois precisas de um giroscópio ligado ao servo do rotor para estabilizar o movimento senão a unica coisa que o teu helicoptero vai fazer é andar á voltas e nem sai do chão.
As baterias têm de convêm ser LiPos, provavelmemte uma 2s de 1500mAh ou 2000mAh, ai de 20C, sabes que motor brushless deves usar?

Quantos aos pinos, tanto os machos como femeas isso são headers, tens a loja da lusorobótica, ou na sonigate.
Por outro lado falas em 4 motores, será isso um quadcopter, é que ai a coisa é ligeiramente diferente..
E helices, e servos, e qual o giroscopio?
Provavelmente comprar uma cópia de um Trex na hobbyking por 150-200€ é o que te fica mais barato.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #3 em: 09 de Janeiro de 2011, 15:50 »
A menos que querias realmente fazer um helicóptero esquece o que vou dizer a seguir caso contrário fazeres um quadcopter é bem mais fácil, claro que a facilidade é relativa ao que estamos a falar. E acho que um quadcopter tem a mesma piada que um helicóptero. 

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #4 em: 09 de Janeiro de 2011, 15:53 »
Facil até pode ser, mas é bem caro e arranjar as helices pusher e pullers em pares é algo complicado, provavelmente, existem 1500 projectos de quadcopters, ardupilot, aeroquad, multwiicopter, KKmicropter, mais um monte de outros.
Avr fanboy

Offline AcidDagger

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 364
  • Make Bits, Making robotics in Portugal
    • Make Bits
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #5 em: 09 de Janeiro de 2011, 15:54 »
A menos que querias realmente fazer um helicóptero esquece o que vou dizer a seguir caso contrário fazeres um quadcopter é bem mais fácil, claro que a facilidade é relativa ao que estamos a falar. E acho que um quadcopter tem a mesma piada que um helicóptero.

Ou até mais

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #6 em: 10 de Janeiro de 2011, 12:18 »
obrigado pelas respostas, vou tentar responder a todos :).

De facto não referi, mas é mesmo um quad que vou construir.

@senso: Os ESC não se vão ligar directamente ao receptor, mas sim ao arduino, os receptores tem tres pinos por canal, eu gostava era de saber onde consigo comprar fichas (femea) para ligar aos canais. O receptor irá ser um dos low cost que existem no site hobbyking e pelo que vi as ligações são todas identicas.
Vou utlilizar giro e acelerometro para controlar e estabilizar o voo.
A bateria é uma Lipo 3S 4000mAh 20c, ESC 30A, motores 1200Kv.
Em relação aos headers, já encontrei, ha na lusorobotica, na inmotion...
Em relação ao comprar uma copia, esta completamente fora de causa, onde é que está a piada disso ?? :).

Helices pusher e pullers, arranjam-se mas são caras... já li que são fundamentais, já vi quem defendesse que não ainda estou a estudar as alternativas, mas para já não é a minha maior preocupação.

@metRo_: A piada do projecto é subjectiva, mas pelo que já vi de quads, são muito mais completos, pq permite o "modo" acrobatico e já vi cenas espectaculares e um modo mais estavel, optimo para foto aerea e FPV, que é o objectivo final deste projecto. Mas isto é tudo muito subjectivo :)


A nivel de material só esta mesmo em falta as ligações ao receptor e algo que me permita ligar os 4 ESC e o receptor à mesma bateria... (isto para evitar fazer ligaçõe manhosas), alguem tem uma ideia? :)




Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #7 em: 10 de Janeiro de 2011, 12:36 »
Boas..

tens essas fichas todas na hobbyking... tens aui 10, por menos de 2€ http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9769

sobre ligar os variadores, nao tens mais nenhuma opçao a nao ser comprar as fichas e liga-las todas em paralelo, so tens que escolher quais queres..


Abraço

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #8 em: 10 de Janeiro de 2011, 15:17 »
Dissid e que tal procurares por quadcopter aqui no fórum ?

Há por aí um utilizador de nome kast que já fez um e que documentou algumas coisas aqui no fórum. :D

Para já duas dicas:
1- Pushers e pullers são obrigatórias, se queres manter o controlo do quad simples. E não são nada caras. Procura na Hobbyking. Tem por lá umas muito baratinhas.

2- Quanto a ligações entre os esc, receptor e bateria, faz umas contas de merceeiro e verifica quantos amperes podem em teoria lá passar. Depois ficas com uma ideia do que podes utilizar ou não. O Receptor pode ficar ligado a um dos esc.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2011, 15:23 por kast »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #9 em: 10 de Janeiro de 2011, 17:14 »

@kast, já encontrei o teu post, és pro :), foi pena nao teres dado continuidade, o proj parecia muito bom, também estive para fazer um baseado no Aeroquad, mas optei por um que utiliza os componentes dos comandos da wii, que creio que também usaste.
A estrutura que vou fazer é algo identica à tua versão 3, com aluminio do aki :).

Em relação às helices, sabes-me dizer no hobbyking quais são? é que já andei por lá e nao encontro pushers e pullers, eu pelo menos olho para elas e parecem-me todas identicas.

Vi uma imagem no teu post, em que ligas o receptor ao shield do arduino e ai tenho uma duvida, o receptor tem 3 pinos, isso equivale a quantos fios? qual a funcionalidade de cada um deles? Por imagens que tenho visto no projecto que estou para começar, só liga um fio ao receptor vindo de uma porta do arduino...




Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #10 em: 10 de Janeiro de 2011, 18:38 »
Os receptores ou têm uma saida ppm para cada canal ou têm um ppm sum que é a soma de todos os canais, depois, os 3 fios das fichas, um fio é massa, outro é +5v e outro é o sinal, a ordem não sei qual é.
O melhor é ligar os fios directo no arduino, porque é só um por canal.
Não precisas de pushers e pullers de colocares dois motores em angulo, um a +6º e outro a -6º mas pode ser mais dificil de estabilizar ao inicio, de resto é igual, é como um tricopter voa, usa um servo num dos motores para alterar a inclinação.

Quando dizes copiar, vais tu fazer o software todo de raiz?
Estás no parts list, depois vai lendo o resto dos tópicos e vai até ao forum e lê mais um bocadinho:
http://aeroquad.com/content.php?114

Lês o primeiro post e abres todos os links que lá tem:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1261382

Para pares de hélices pusher/puler, recomendo aqui, que fica na Europa, e como tens motores de 1200Kv podes usar ou as 8x4.5, as 10x4.5 podem ser um pouco grandes demais e teres demasiada sustentação gerada por elas:
https://www.mikrocontroller.com/index.php?main_page=index&cPath=75&zenid=177cd3ec1c55e6bd2362735f50a640e5

As APC são melhores mas muito mais caras, e as EPP são usadas por muita muita gente, são é um pouco mais quebradiças, para um iniciante compras ai uns 4 pares para o caso de se partirem.
Avr fanboy

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #11 em: 10 de Janeiro de 2011, 19:34 »
@senso: O receptor em causa poderá ser este http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=12901
, se um dos pinos for o sinal, entao creio que será esse que terei de ligar ao arduino.

Em relação aos sites já os conheço, o que estou a copiar é o segundo link que colocas, o multiwii.

O site das helices tb ja conhecia, mas nao estou para comprar ai nada, dois pares custam pouco mais de 7 euros e pagar 14 de portes...
Já li em alguns sites que invetendo a helice e o sentido do motor, que o efeito será identico, quando chegar a essa fase testo e se não funcionar tento encontrar uma solução mais economica... :)

O meu maior problema neste momento é mesmo as ligações entre os varios componentes, o tipo de connector a utilizar, etc... já li mil e um sites de quads, sobre estruturas, motores, esc, baterias...etc e sobre isso não tenho grandes duvidas, pelo menos para já. Não encontro é muita informação é sobre as ligações,  isto porque para quem escreve os topicos e para quem percebe o minimo de electronica deve ser muito trivial... :)
Mas obrigado pela informação que colocaste, será que me podias esclarecer um pouco mais sobre o receptor?






« Última modificação: 10 de Janeiro de 2011, 19:36 por dissid »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #12 em: 10 de Janeiro de 2011, 20:08 »
Efectivamente não estou de todo a perceber a tua duvida, o site oficial do MWC tem tutorial, o mesmo para o AeroQuad, o que é que não percebes deles e explica ou mete ai uma foto do que queres dizer com ligações.
Avr fanboy

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #13 em: 10 de Janeiro de 2011, 20:15 »
Efectivamente não estou de todo a perceber a tua duvida, o site oficial do MWC tem tutorial, o mesmo para o AeroQuad, o que é que não percebes deles e explica ou mete ai uma foto do que queres dizer com ligações.

acho que esta imagem dá para ver: http://www.board-portal.de/ArduWiino/foam-case-closed1.jpg
Apesar do receptor ter 3 pinos por canal só vejo um fio a sair de cada um dos canais para o arduino. O unico que tem dois fios a sair, creio que é a bateria. A dúvida era, qual dos pinos é que se liga? Ou então, tenho que ligar um fio aos tres pinos em simultaneo ( nao me parece fazer mto sentido...)


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #14 em: 10 de Janeiro de 2011, 20:31 »
Como já te disse, um pino é o sinal, que é o que precisas, penso que é um dos pinos de cima ou de baixo, mas isso vez no teu receptor qual é o pino, os outros é só se quiseres alimentar servos directamente do receptor, obviamente que precisas de ligar a bateria ao receptor, mas atenção que só podes dar 5v ao receptor se não estou em erro.
Avr fanboy