collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ajuda controlo por radio frequência  (Lida 17445 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ibeggar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 18
Ajuda controlo por radio frequência
« em: 29 de Maio de 2015, 04:48 »
Boas, precisava de ajuda para um projecto, consiste em controlar leds a distancia via rf através de por exemplo um potenciómetro, primeiro decidi utilizar 2 arduinos e módulos rf 433MHz, apesar de não saber muito de c la fiz o código para acender um led, por azar os meus módulos rf vinham danificados, mesmo assim para testar o código liguei os 2 arduinos, basicamente juntei os fios que ligavam no data dos módulos, o código ate funcionou, mas tinha delay, e para este projecto queria o mínimo de dealy possível, falei com um professor e ele disse-me que era natural e que nao podia fazer nada. Depois de pesquisar resolvi utilizar o integrado HT12, mas surgiu um problema, é que ao que sei, não posso utilizar portas analógicas com ele, o que seria mesmo necessário pois quero controlar a intensidade dos leds, outra duvida que tenho, é se so para ligar leds seria necessário utilizar reles, afinal ele trabalha com tensão superior ao que um lede necessita, o problema é a corrente, será que uma saída aguentaria com uns 9 leds, junto ao receptor o espaço será muito limitado, por isso não posso colocar reles, tem de ser o mais pequeno possível, outra pergunta no emissor, o codificador nas entradas usa o gnd, não seria possível usar tensão positiva tipo 5v?

Resumindo basicamente o que eu pretendia era controlar leds a distancia via rf, são leds rgb por isso vou usar 3 saídas e cada uma vai ter ligada a si uns 9 leds, e assim através de potenciómetros ou outro diapositivo poderia controlar a cor do conjunto, isto tudo sem delay.
Se fosse possível em vez de usar o gnd nas portas do codificador, usar antes tensão positiva  seria prefeito, outra coisa é que tenho de fazer um projecto o mais económico possível, pois vou fazer 1 emissor e 30 receptores, e não queria gastar muito, o ht-12d, não é muito caro, no ebay cada um ronda os 50 cêntimos, mas claro depois tenho de juntar o preço dos módulos, o preço dos leds e pilhas. (mesmo assim já fica mais económico que a ideia inicial que era usar um arduino nano em cada receptor xD).

Outra coisa que ouvi falar é que alguns módulos rf, não precisavam de codificador e descodificador, e usar apenas os módulos rf seria certamente mais barato, agora não sei é quantas saídas têm e se são analógicas. Mesmo assim ser for realmente mais barato é uma opção a considerar, mesmo que não tenham tantos recursos.

Desde já obrigado por terem lido isto tudo xD.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Ajuda controlo por radio frequência
« Responder #1 em: 29 de Maio de 2015, 06:00 »
Não te posso ajudar muito porque não percebi bem o teu texto. Mas para primeira ajuda não percebo a parte dos reles. Se estas preocupado porque tens de controlar uma array de leds com uma tensão maior só faz sentido usares transistores (mosfet por exemplo) ainda por cima se quiseres controlar a cor/brilho com um sinal PWM.

Offline Ibeggar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 18
Re: Ajuda controlo por radio frequência
« Responder #2 em: 29 de Maio de 2015, 07:04 »
Se calhar nao me expliquei bem, quero um dispositivo (o receptor) com 27 leds, 9 vermelhos, 9 verdes e 9 azuis, e quero um outro dispositivo (o emissor) com 3 potenciómetros sendo que um controla a intensidade dos leds verdes outro a intensidade dos leds azuis e outro a intensidade dos led vermelhos, mas isto tudo sem delay, tem que ser instantâneo mas mexo no potenciómetro a intensidade dos leds tem de variar logo.

Tentei com o arduino mas tinha delay, e alem disso o arduino ainda é caro, como quero fazer 30 receptores tinha de comprar 30 arduinos, depois pensei nos integrados HT-12, mas penso que não é possivel controlar a intensidade dos leds com eled, sendo que só é possível desligar e ligar o leds.

Quando falei nos reles, o que eu queria saber é se com um pino desse integrado poderia estar liga a por exemplo 9 leds em paralelo, sera que aguenta? ( se calhar é estúpido eu perguntar isto, mas não faço a mínima ideia)

Ai esta a imagem, basicamente se no emissor eu ligar o negativo ao pino 10, 11, 12 ou 13, esse mesmo pino no receptor vai ser um negativo também, logo eu vou ligar o negativo dos leds a um desses pinos, e o positivo a fonte, assim sempre que ligar o negativo a um pino no emissor o mesmo pino no receptor também vai ser negativo e assim acender o led. A minha outra divida foi se no integrado do receptor em vez de ligar o negativo poderia ligar o positivo, o que dava jeito assim para ligar outros dispositivos, não sei se existe algum componente que faça isso, tipo eu fazia passar corrente por esse mesmo componente e ele fornecia tensão negativa ao integrado, podia fazer isso também com um rele, mas acho que isso iria provocar um pouco de delay, e mais uma vez não poderia controlar a tensão, porque o rele ou esta aberto ou esta fechado.
« Última modificação: 29 de Maio de 2015, 07:26 por Ibeggar »

StarRider

  • Visitante
Re: Ajuda controlo por radio frequência
« Responder #3 em: 29 de Maio de 2015, 09:05 »
[...]
como quero fazer 30 receptores tinha de comprar 30 arduinos
[...]


30 unidades não me parece ser um "trabalho escolar".

Isso é um projecto comercial ?



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda controlo por radio frequência
« Responder #4 em: 29 de Maio de 2015, 10:51 »
Iluminação para um palco talvez.
Mas esses módulos são uma miséria, usa algo deste século.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ajuda controlo por radio frequência
« Responder #5 em: 29 de Maio de 2015, 12:04 »
As falhas de conhecimento de eletrónica são tantas que é difícil saber por onde começar. A resposta vai um pouco desordenada (como as perguntas), mas vou tentar cobrir a maior parte dos pontos.

Transmissão sem atraso não existe. O que existe é atrasos aceitáveis. Para o ser humano abaixo dos 100ms (1/10 de segundo) é aceitável (http://stackoverflow.com/questions/536300/what-is-the-shortest-perceivable-application-response-delay). 100ms é realizável com um microcontrolador e um link rádio se o código estiver bem feito.

Nas comunicações via RF transmites quase sempre um sinal digital. Esse sinal pode codificar um valor analógico. Do género de "põe o led Verde a 50%".  A exceção é a voz/musica (radio FM, walkie talkies).
O que os HT fazem é precisamente codificar as entradas digitais num sinal que se pode transmitir.

Tens a certeza que os módulos RF estavam avariados? Os módulos mais básicos não basta ligar à porta série e enviar dados, é necessário garantir uma codificação no canal que garanta um nível médio de 50% para que o sinal possa ser corretamente recebido. Há bibliotecas que já tratam disso no Arduino: https://www.pjrc.com/teensy/td_libs_VirtualWire.html


Porquê relés? Só se for porque é ao que estás habituado em automação. Tens muitas maneiras de controlar correntes mais elevadas, por exemplo com transístores ou mosfets, que ocupam muito pouco espaço.

Quanto ao HT12 aguentar com x LEDs, lê a datasheet do mesmo. Há-de ter indicado qual a corrente máxima  que fornece (source - habitualmente IOH (I de corrente, O de output, H no estado lógico High, costuma ser igual a VCC/VDD) ) ou absorve (sink - IOL (I de corrente, O de output, L no estado lógico Low, costuma ser igual a GND), e sabendo quanto consome cada led fazer as contas quantos é capaz de suportar. Se não for capaz de suportar todos os LED, tens de usar um transistor/Mosfet/rele para aumentar a capacidade de corrente.

Para controlar o brilho dos LEDs não é habitual controlar o valor da corrente de "forma analógica" (Os leds são controlados por corrente e não por tensão). O que se faz é controlá-los por PWM, em que são gerados pulsos de  duração variavel conforme o brilho desejado a uma frequência elevada para que não se note o piscar de cada pulso.

0,50€ por HT para mim é caro porque não vais poder controlar o brilho dos leds. O teu projeto está a precisar que fujas dos arduinos e afins e aprendas a usar microcontroladores.  Tens microcontraldores mais baratos que os 0,50€ que eram capaz de realizar essa função.


Mas de qualquer maneira, acho que te meteste num trabalho que vai muito para além das tuas capacidades. Quantos meses é que tens para o fazer? É que para o levar a bom porto prevejo que precises de aprender um bom bocado de eletrónica e de programação, e não se consegue numas semanas.


Offline Ibeggar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 18
Re: Ajuda controlo por radio frequência
« Responder #6 em: 29 de Maio de 2015, 13:06 »
[...]
como quero fazer 30 receptores tinha de comprar 30 arduinos
[...]


30 unidades não me parece ser um "trabalho escolar".

Isso é um projecto comercial ?

Iluminação para um palco talvez.
Mas esses módulos são uma miséria, usa algo deste século.

É a minha pap, a ideia é fazer pulseiras, as quais possam ser controladas a distancia e criar uns efeitos bonitos em concertos por exemplo,
mas queira que fosse por rf, e assim fazer uns efeitos ainda melhores, acho que essas ai do video tem um microfone. Estava a pensar em fazer umas mais largas tipo 3 pedaços de fita de led a toda a volta.

Ja agora que módulos recomendas? não podem ser muito grandes
« Última modificação: 29 de Maio de 2015, 13:12 por Ibeggar »

Offline Ibeggar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 18
Re: Ajuda controlo por radio frequência
« Responder #7 em: 29 de Maio de 2015, 13:25 »

...


Sim os módulos estavam avariados, ja testei com outros e funciona, apesar de o alcance ser de 10cm não sei porque -.-
Já agora que microcontrolador recomendas de maneira a que possa controlar os leds por PWM?

Realmente preciso de uns meses, mas so tenho 3 semanas para acabar isto -.-, começo a achar que vou mesmo usar o HT-12, por ser muito facil de usar, e ja da para fazer alguma coisa, já agora que módulos rf recomendas, ouvi dizer que existem módulos que não precisam de codificador e descodificador, dão para ligar logo directamente, e isso seria bem mais económico...

Outra coisa com os HT-12, não sei vai notar delay certo?
« Última modificação: 29 de Maio de 2015, 13:27 por Ibeggar »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda controlo por radio frequência
« Responder #8 em: 29 de Maio de 2015, 13:47 »
Essas pulseiras pelo menos uma versão delas usa Bluetooth 4.0 Low Energy, mas em 3 semanas não tens mesmo grande tempo para fazer isso.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ajuda controlo por radio frequência
« Responder #9 em: 29 de Maio de 2015, 14:32 »
Mais que 3 semanas demora uma encomenda a chegar do ebay.
Micro qualquer dá, desde saibas o que estás a fazer. No teu caso esquece, não tens tempo para aprender a trabalhar com nenhum
Se o teu prof comer o projeto com o ht12, segue por aí, mas mesmo assim 3 semanas vão ser apertadas.

Quanto a saber se se nota ou não, RTFM e faz as contas.

Sim os módulos estavam avariados, ja testei com outros e funciona, apesar de o alcance ser de 10cm não sei porque -.-

Se não sabes porquê, descobre, é a parte mais fixe da eletrónica. Mas algo me diz que os estás a usar mal, e continuo na minha que secalhar não estavam avariados. Um teste de "com estes dá, com os outros não, logo estão avariados" não quer dizer nada.

Offline Hugo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 121
Re: Ajuda controlo por radio frequência
« Responder #10 em: 29 de Maio de 2015, 15:09 »
Como e que vais conseguir fazer as pulseiras ??
Tens fitas de leds que podes comprar e cortar ao tamanho mas para cada pulseira vais ter que ter um circuito que receba o sinal nao sei se e isso que queres mas se for para fazer uma ou duas ainda te safas apesar de ficarem com um tamanho consideravel mais que isso nao tens tempo e como estas a estudar calculo que o dinheiro para esse projecto nao seja muito eu comprava um carrinho  rc dos pequeninos e usava o circuito para me guiar e testar primeiro o que queres fazer nao sei so estou a pensar de forma errada mas era por onde eu comecava
Usava as saidas dos motores para fazer as combinacoes dos leds quando era mais puto fiz algo parecido e ate funcionou bem agora se o stor for exigente esquece o rc e fazes os leds acompanharem o ritmo da musica a milhares de circuios pela net ja feitos com esse objectivo

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Ajuda controlo por radio frequência
« Responder #11 em: 29 de Maio de 2015, 17:46 »
Se tens delay com um arduino ligado directamente a outro é porque tens alguma coisa muito mal. Se quietas fazer isso em 3 semanas é melhor começares a repensar o projecto ou então ficar só mesmo por uma unidade de demonstração, 2 arduino, uns nrf24, uns mosfet e uns leds. Arranjas cá tudo em PT e pronto.

Offline Ibeggar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 18
Re: Ajuda controlo por radio frequência
« Responder #12 em: 30 de Maio de 2015, 05:03 »
Pois já pensei nisso também, a ideia das 30 pulseiras era para fazer um video porreiro para a apresentação, mas pronto se so tiver uma não deve haver problema desde que funcione, posso fazer no arduino, mas como é para simular um produto que poderia ser vendido em massa convinha que fosse barato, então mesmo que fizesse no arduino tinha de arranjar um circuito qualquer que fosse barato e dizia que o arduino foi so para testar, quanto ao delay com arduino não sei porque que acontece, arranjei um código qualquer na net para testar, vou tentar com outro, seja como for deixo aqui o código:

Emissor:
Código: [Seleccione]
//importa a biblioteca RCSwitch
#include <RCSwitch.h>
 
 
//Instacia a Biblioteca RF
RCSwitch mySwitch = RCSwitch();
 
 
//Constante para os pinos dos botoes
const int button = 2;
 
 
 
//variaveis de Controle de cada botao
int buttonState = 0;
 
 
void setup() {
 
//seta os pinos dos botoes como saida
pinMode(button, INPUT);
 
 
//seta os pinos como HIGH (Alto)
digitalWrite(button, 1);
 
 
Serial.begin(9600);
 
// Seta como habititado para enviar dados RF o pino 10
mySwitch.enableTransmit(10);
delay(50);
 
}
 
void loop(){
//Le o Status dos botoes
buttonState = digitalRead(button);
 
 
 
if (buttonState == 0) {
  Serial.println("2");
    mySwitch.send(2, 24);
}
 
 if (buttonState == 1) {
  Serial.println("1");
    mySwitch.send(1, 24);
}
 
 
 
 
 
}

Receptor:
Código: [Seleccione]
#include <RCSwitch.h>
 
//Instacia a Biblioteca
RCSwitch mySwitch = RCSwitch();
 
 
//Conexao 1 (IN1) do motor 1 (M1) = 1N1M1
int led=13;
 
 
//variavel responsavel em receber os dados do RF
int value =-1;
 
 
void setup() {
 
//Seta os Pinos dos Motores como Saida
pinMode(led,OUTPUT);
 
 
 
 
Serial.begin(9600);
// delay para estabilizacao do Sinal
///////delay(500);
delay(50);
 
//Seta como Receptor/ O "0" é para não interromper, deixar continuo
//O Pino padrão é o 2
mySwitch.enableReceive(0);
 
}
 
void loop() {
 
 
//Quado estiver sinal disponivel
if (mySwitch.available()) {
 
//recebe na variavel value o Status
value = mySwitch.getReceivedValue();
 
 
if (value == 0) {
          Serial.println("Codigo desconhecido");
         
     
}
       
 
//========================================
if(value ==2){ 
    Serial.println(mySwitch.getReceivedValue());
    digitalWrite(led, HIGH);
}
       
       
  if(value ==1){ 
      Serial.println(mySwitch.getReceivedValue()); 
      digitalWrite(led, LOW);
     
  }
 
 
 mySwitch.resetAvailable();
       
  }
}

Offline Ibeggar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 18
Re: Ajuda controlo por radio frequência
« Responder #13 em: 30 de Maio de 2015, 06:49 »
Testei com outro código e apesar de ter aumentado o alcance continua com delay e percas, será que se usa-se os nrf24 em vez destes, teria melhores resultados, principalmente nivel de delay?

Outra coisa, é assim tão complicado usar um microcontrolador, tenho pouco tempo é certo mas também o que quero fazer é só controlar a intensidade de uns leds à distancia?

Seja como for acho que so vou fazer uma ou duas pulseiras, e caso não consiga nada em condições uso os HT-12 com estes módulos 433, e já tenho algo, não dá para controlar a intensidade dos leds é certo, mas dá para controlar as cores, e ao que pesquisei não se vai notar delay, e posso dizer que é um circuito relativamente barato.
« Última modificação: 30 de Maio de 2015, 07:14 por Ibeggar »

Offline Hugo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 121
Re: Ajuda controlo por radio frequência
« Responder #14 em: 30 de Maio de 2015, 17:29 »
E sabes explicar e defender a ideia  como um projecto teu ?