collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Votação

Que potência contratada têm em vossa casa?

Menos de 3.45kVA
3.45kVA
4.6kVA
5.75kVA
6.9kVA
10.35kVA
Mais de 10.35kVA

Autor Tópico: Que potência contratada têm em vossa casa?  (Lida 20947 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #45 em: 14 de Janeiro de 2018, 12:34 »
Resumindo e atalhando... Nada do que foi aqui posteriormente debatido tem a ver com a questão com que a discussão começou; mantenho que não vejo como é que a frequência exacta da rede eléctrica (50Hz nominais) pode interferir com a transmissão de dados (que é feita a uma frequência bem superior).

para quem quiser perceber melhor os estudos feitos acerca da tecnologia PLC ou PLT como quiserem chamar, fica aqui o link para as consideraçoes da anacom:
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1014384.
Acho que nao se perde nada em ler o que eles e a Comissao Europeia dizem acerca dos estudos efectuados sobre esta tecnologia. ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #46 em: 14 de Janeiro de 2018, 22:45 »
Apesar de nada disso ter a ver com a questão ;) . Mas tudo bem, moving on!

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #47 em: 17 de Janeiro de 2018, 21:53 »
Ainda só 15 votos numa comunidade tão grande? Bom, por este caminho bem podemos passar os 15 para uma mailinglist ou abrir um blog de leitura paga ::) ...

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #48 em: 18 de Janeiro de 2018, 14:24 »
Esta coisa da transmissão de dados em larga escala pelos cabos de energia parece-me algo bastante inútil.

O que for colocado nos cabos de energia tem que respeitar a utilização de frequências fora deles porque os cabos não são blindados funcionando como antenas (recepção e emissão).

As frequências terão que ser baixas ou viajarão mal. Frequências baixas dão pouca largura de banda. Frequências baixas são altamente atacáveis por ruídos parasitas de equipamentos comuns.

O sistema de cabos de distribuição de energia é demasiado bagunço o que me parece provocar reflexões em barda.

...

Tenho 16A e tem sempre chegado. De qualquer forma uma boa parte da instalação da casa ainda está a 1.5mm2 (fio preto e branco) e tudo num circuito. Para a oficina o circuito é de 2.5mm2.

SC
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2018, 14:29 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #49 em: 18 de Janeiro de 2018, 16:43 »
Para mim, o maior problema da LR é a malta que não sabe, que insiste que sabe, e que acumula disparates por cima de disparates como se eles se anulassem uns aos outros.

Pode usar-se a rede de distribuição para dados, mas a banda será sempre relativamente apertada. Esses sinais, por serem de amplitudes muito baixas, em nada atrapalham os 50Hz, nem nos contadores nem noutras coisas. O problema será mais a emissão desses sinais (para o 'ar') e as interferência externas de que sofreriam. E à medida que a frequência sobe a coisa vai-se tornando mais caótica.

Para envio de dados apenas dos contadores a banda possível nos cabos de energia deve ser mas que suficiente. Mas, entretanto, vejo, volta e meia, contadores com antenas GSM por cima.

Quanto aos disjuntores dispararem, não pode ter a ver com a intensidade instantânea mas com aquilo a que se chama o disparo por térmico (que nos electrónicos pode ser simulada). Os gajos devem ter baixado o tempo de integração para o disparo e os disjuntores de casa ficam sempre quietos. De qualquer forma há disjuntores com tempos de disparo de térmico mais rápidos (disjuntores menos comuns), mas o problema fundamental, o dos disparos mais frequentes, de uma forma ou outra, não desaparecerá.

Essa do gajo ter que ir à rua para rearmar a coisa não lembra nem ao diabo. Felizmente em minha casa o contador (mecânico com disjuntor mecânico magnético, térmico e diferencial - da companhia) está na sala.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2018, 16:45 por SerraCabo »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #50 em: 12 de Julho de 2018, 01:48 »
comunicação via power line parece ser a comunicação standard num futuro proximo para as contagens da electricidade.. 2ª geração

power-line-communication-plc-modem-chips-streamline-smart-meter-design

« Última modificação: 13 de Julho de 2018, 17:16 por Hugu »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #51 em: 12 de Julho de 2018, 13:44 »
Caro Hugu,

Os recursos que cada um usa para ajudar outro são da exclusiva de quem ajuda. O Hugu pode achar pouco, pode achar muito, mas, tal como é o caro que decide quanto tempo usa a pedir ajuda, quem ajuda decide quanto tempo usa para ajudar.

Aquilo que o caro sente a partir daí, é da sua exclusiva competência.

Quando estive onde o caro está, não demorei muito tempo a perceber que a ajuda não cai de bandeja, no mínimo merece-se. A primeira coisa para se merecer ser ajudado implica  ler-se bem a ajuda que nos é dada e, de seguida, voltar a pedir ajuda já com a ajuda anterior bem mastigada.

Se ensinar é difícil, aprender é ainda mais difícil e não adianta reclamar que a ajuda não presta, ainda por cima quando ela é escassa.

O tempo é um recurso que a todos custa e quem o usa para ensinar gratuitamente tem, regra geral, pouca pachorra para quem tem dificuldade em perceber que a cavalo dado não se olha o dente.

Não estou interessado em vender aulas.

SC

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #52 em: 13 de Julho de 2018, 08:46 »
Citar
nao estou a criticar se a ajuda é muita ou pouca

Está. Foi exactamente isso que fez:

Citar
é haver outros que podiam ensinar ou esclarecer e preferem perder tempo

Não se deu bem e agora tenta outro vector. Mas, eu tenho mais que fazer. É por causa do tal problema do tempo, que é escasso, e que deve ser usado parcimoniosamente.

SC

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #53 em: 13 de Julho de 2018, 08:56 »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #54 em: 13 de Julho de 2018, 17:10 »
Partilha aí uma passa, alma :D

Aproveitem e votem na poll.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #55 em: 13 de Julho de 2018, 17:12 »
Citar
nao estou a criticar se a ajuda é muita ou pouca

Está. Foi exactamente isso que fez:

Citar
é haver outros que podiam ensinar ou esclarecer e preferem perder tempo

Não se deu bem e agora tenta outro vector. Mas, eu tenho mais que fazer. É por causa do tal problema do tempo, que é escasso, e que deve ser usado parcimoniosamente.

SC
entenda como quiser ou lhe convier, referi-me à desculpa da falta de tempo para ajudar, mas depois perdem tempo a criticar a inteligência dos outros.. ninguem é obrigado a ajudar alguem ou não, e claro que a decisão é de cada um contribuir no fórum. O que é indecente, não é vender as soluções, mas é usarem o conhecimento para vexar os outros. Não é contributo nenhum responder com um "vai procurar no google" ou um "vai ler primeiro a enciclopédia, porque a sua pergunta é estupida"..

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #56 em: 13 de Julho de 2018, 19:56 »
Citar
Não é contributo nenhum responder com um "vai procurar no google"

É, para aqueles que pretendem trocar o esforço deles pelo tempo dos outros, fazendo perguntas de lana-caprina para as quais há respostas chapadas por tudo quanto é sítio na Internet. Isto não é vexar, é dar-se ao respeito.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Que potência contratada têm em vossa casa?
« Responder #57 em: 14 de Julho de 2018, 00:32 »
Gosto de evitar interferir mas acho que já ambos expuseram bem os vossos pontos de vista.

Njay. A que conclusão chegaste com esta gigantesca adesão à tua sondagem?

Agora a sério. Queres partilhar qual era a tua coriosidade para nos deixares a nós curiosos também?