collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Criar fast blink lampada 12v  (Lida 6049 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Criar fast blink lampada 12v
« em: 08 de Julho de 2018, 20:24 »
Boa tarde,
Já há muito tempo que não fazia nada, e então lembrei criar o seguinte. Tenho 2 lampadas 12v dc, é o objectivo cortar a corrente varias vezes para dar efeito pisca pisca muito rápido, e o circuito consome no maximo 3.5A , 4A por segurança.
O relay exclui logo de parte, pois nao é rapido suficiente para criar efeito blink 4hz
optoacoplador não consegui simular no proteus depois só tem npn, e  no meu caso vou trabalhar com PNP,
Depois peguei aqui nuns circuitos antigos acabei por simular com 2n3055 + tip120 mas acontece que está a "roubar" 760ma ainda é razoavel.
circuito: https://4uupu1.s.cld.pt

Que outras soluções tenho?

obrigado

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Criar fast blink lampada 12v
« Responder #1 em: 08 de Julho de 2018, 21:14 »
Esse circuito não durará mais que 1/10 de segundo.

Quando o interruptor for fechado, a base-emissor do Q3 estoira de imediato e o emissor base do Q2 talvez sobreviva porque Q3 será o seu fusível.

Entretanto, paralelamente, estoirarão os LEDs, a não ser que funcionem próximo de 12V

SC

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Criar fast blink lampada 12v
« Responder #2 em: 08 de Julho de 2018, 21:20 »
5V na base-emissor do Q3 é-lhe mortal.

Se Q3 fechar (com o estoiro), aplicará 12V entre o emissor e a base de Q2 o será mortal para Q2.

Caso Q1 se aproxime da saturação, aos LEDs serão aplicados um pouco menos de 12V o que, salvo se eles forem de 12V, será para eles mortal.

Entretanto, os valores das resistências são extremamente baixos tanto para um caso como para o outro.

SC

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Criar fast blink lampada 12v
« Responder #3 em: 08 de Julho de 2018, 21:21 »
... a maioria dos relés 'piscará' a 4Hz nas calmas.

SC

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Criar fast blink lampada 12v
« Responder #4 em: 08 de Julho de 2018, 21:39 »
mmmmm... 555 com um mosfet, talvez...
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Criar fast blink lampada 12v
« Responder #5 em: 09 de Julho de 2018, 10:47 »
Se estiveres a falar de lâmpadas incandescentes estilo auto (pela tensão e corrente parece), não sei se as consegues piscar tão rápido, são algo lentas no acender/apagar.
Quando ao teu circuito, não tem ponta por onde se lhe pegue: 5V no Vbe de Q1 sem limitação de corrente= puff; se resolveres, 12V no Vbe de Q2 = puff.

Quando se usam semicondutores nestas situações é mais fácil de controlar o negativo da carga que o positivo. Como disse e muito bem o vasco, um oscilador(555) e um Mosfet é tudo o que é preciso, com a vantagem que  para a tua carga o dissipador pode ser muito mais pequeno do que se usares BJTs.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Criar fast blink lampada 12v
« Responder #6 em: 11 de Julho de 2018, 00:34 »
Como já foi respondido aqui, não é preciso repetir a sugestão.
A minha dúvida tem a ver com a vida útil de uma lâmpada que esteja constantemente a piscar... 4Hz e uma frequência baixa, mas como não tenho experiência se terá algum efeito, fica aqui esta minha dúvida  ???

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Criar fast blink lampada 12v
« Responder #7 em: 11 de Julho de 2018, 00:52 »
Se forem de automóvel, são "rijas". Há carros e motas com dezenas de anos com lâmpadas de piscas de origem. Não são 4Hz, mas é muita piscadela e sempre aos pinchos graças ao estado fantástico das nossas estradas e da excelente calçada portuguesa...

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Criar fast blink lampada 12v
« Responder #8 em: 11 de Julho de 2018, 01:44 »
Se forem de automóvel, são "rijas". Há carros e motas com dezenas de anos com lâmpadas de piscas de origem. Não são 4Hz, mas é muita piscadela e sempre aos pinchos graças ao estado fantástico das nossas estradas e da excelente calçada portuguesa...
;D ;D

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Criar fast blink lampada 12v
« Responder #9 em: 11 de Julho de 2018, 10:59 »
jm_araujo:
"e sempre aos pinchos graças ao estado fantástico das nossas estradas e da excelente calçada portuguesa..."

Nos anos 70 e 80 andei de mota. Uma das motos está desmanchada a outra está inteirinha, apenas parada desde essa altura (não, não tem o piston colado).

Nessa altura as estradas eram 50x piores que as de hoje e, justamente, as lâmpadas fundiam de noite quando eu 'caia' nos buracos. Atenção que nessa altura era apenas obrigatório ligar as luzes de noite e 50% das estradas de Lisboa eram em empedrado. Por exemplo, a marginal entre Alcântara e a Matinha (pelo menos) era empedrada.

Uma dessas motos, esta,

só carregava a bateria de dia. À noite piscas, buzina e stop gastavam a bateria que não era carregada enquanto o farol e a presença estivesse ligada.

Irei repo-la em funcionamento e não sei o que farei relativamente à carga da bateria.

Voltando às lâmpadas fundidas, a do farol 2x15W, era cara que se fartava. A bateria era de 6V 4Ah. Ainda, quando se punha em mínimos, era ligada uma resistência-balastro localizada por debaixo do farol, caso contrário, fundiria a lâmpada de mínimos no farol, a de presença na traseira e a de iluminação do velocímetro.

SC

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Criar fast blink lampada 12v
« Responder #10 em: 14 de Julho de 2018, 10:41 »
Montei um circuito com um 555 a alimentar diretamente a gate de um mosfet IRF520 e funciona bem.
Só não consegui por o 555 a dar 4 Hz, apesar de estar a usar valores das resistências próximos dos dado por um calculador obtenho uns 2.5 Hz (mesmo sem carga nenhuma na saída), good enough...

A única lâmpada incandescente de 12v que tenho é de um pisca de scooter e não se aproxima nada das potências que falas (aprox 1W), mas como o IRF520 deve dar para uns 50W a 12V acho que chega .

Montei a lâmpada entre o Source e o GND, mas acho que tb poderia estar entre o VCC e Drain, faz alguma diferença em termos de energia desperdiçada ?

O que observo nas piscadelas é que a lâmpada nunca atinge o brilho máximo que tem quando está simplesmente ligada nos 12V e vê-se muito bem o efeito de ramp-up/ramp-down, provavelmente a 4Hz este efeito deverá ser menos visível e a temperatura deve estabilizar pelo que não deverá fundir-se simplesmente por stress térmico.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Criar fast blink lampada 12v
« Responder #11 em: 14 de Julho de 2018, 11:01 »
Deves ligar entre o drain e vcc. Ao ligar na source o Vgs vai diminuir conforme a tensão aumenta na source com o acendimento da lâmpada, e vais ter muitas perdas no MOSFET que entra na zona linear, podendo até queimar se não tiver dissipador apropriado.
Lâmpada incandescente em veículos de 1W só conheço as do painel de instrumentos.  Nos piscas costumam ser de 21W. Tens a certeza que não é LED?
« Última modificação: 14 de Julho de 2018, 11:06 por jm_araujo »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Criar fast blink lampada 12v
« Responder #12 em: 14 de Julho de 2018, 14:00 »
4hz se calhar é capaz de ser muito rapido, estou a tirar as coisas do armario para fazer uns testes, pois há muito tempo que nao iventava nada. Reparei sim que numa lampada de 2 polos auto o filamento de menor intensidade tem melhor efeito que o de maior intensidade pois demora mais a antigir a intensidade maxima
Por acaso lembrei-me de ontem usar mosfet IRF mas por azar nao tenho P-channel.

A ideia é fazer -Brake Flasher with accelerometer e neste caso usar a luz 3 Stop e activar 4 piscas.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Criar fast blink lampada 12v
« Responder #13 em: 14 de Julho de 2018, 14:23 »
Deves ligar entre o drain e vcc. Ao ligar na source o Vgs vai diminuir conforme a tensão aumenta na source com o acendimento da lâmpada, e vais ter muitas perdas no MOSFET que entra na zona linear, podendo até queimar se não tiver dissipador apropriado.
Lâmpada incandescente em veículos de 1W só conheço as do painel de instrumentos.  Nos piscas costumam ser de 21W. Tens a certeza que não é LED?

Realmente, entre o drain e vcc não só fica mais brilhante como o mosfet não aquece absolutamente nada.
Eu disse 1 W porque foi o que medi na fonte de alimentação, mas a lâmpada tem escrito 12V3W.

« Última modificação: 14 de Julho de 2018, 15:12 por vasco »
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Criar fast blink lampada 12v
« Responder #14 em: 15 de Julho de 2018, 12:54 »
Assim a primeira vista funciona mini-video https://bm52ib.s.cld.pt

Agora este relé é um finder type40.52 6v, será que aqueles azuis dos kits arduino SRD fazem o mesmo efeito funcionaram da mesma forma?