collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Duvida sobre armazenamento de variaveis  (Lida 21391 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #45 em: 16 de Novembro de 2015, 23:16 »
Desde que a NASA enviou um arduino mega para o espaço que já nada me impressiona.
É necessário haver uma grande fiabilidade neste tipo de equipamentos, sabe-se que os PLCs têm de passar por rigorosos testes de forma a entrar na industria pois eles comandam robots de milhares de euros e com estas coisas não se brincam, sem contar com a integridade física de quem trabalha com eles, por mim não metia a mão no fogo, não é por desconfiar do que o arduino pode fazer, pois isso está bem implementado e se for bem estudado acaba por competir com outras plataformas, é mais por ser-lhe atribuído um interpretador de código que à partida é mal tratado, é por isso associo talvez erradamente, um nome a uma plataforma não muito eficaz.

MENTIRA !!!!!

A experiência foi  suborbital, NÃO FOI NO ESPAÇO !!!

Qualquer MCU acima dos 100km que não seja Hardened frita em 2 horas ... seja ele
qual for o MCU.

Qual arduino, qual carapuça ... alem disso já nem sequer é a primeira vez que um
AVR, uma PIC, um SPARC, etc , etc vai até aos 100km e ninguém sequer mencionou
isso pois não é nada de mais.

Como é de esperar, os arduino-lovers (muitos nem sequer sabem o que é um MCU
nem que o arduino não é nada mais do que isso) tinham que ficar todos babados com
isso ... deve ser por algum complexo de inferioridade, enfim.

Isto realmente é mesmo para rir, alguém ter a veleidade de querer comparar um
"arduino" a um equipamento RAD hardened usado na indústria ... peço desculpa mas
das duas uma, ou és muito ingénuo ou então estás a leste da temática, e nesse caso
devias ter mais cuidado com as afirmações que fazes ... pois podes enganar alguém :)

Abraços,
PA
« Última modificação: 16 de Novembro de 2015, 23:18 por StarRider »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #46 em: 16 de Novembro de 2015, 23:58 »
Boas tenho mais uma duvida para este meu projecto.
Qual será o melhor ADC para uma sonda PT100 ou PT1000?

Para o teu trabalho, qualquer um serve pois nao precisas de precisao de mili-centigrados.
Eu apostaria em uma PT100 de 4 terminais, pois sao mais comuns e os precos mais baixos.

Se vais usar o Arduino, entao o ADC interno eh suficiente desde q tenhas um bom Driver para polarizar a tua PT100. Nao a ligues apenas como divisor de tensao pois perdes precisao.

Um circuito simples ::  LINK

Com tensao de referencia de 4.096V, circula uma corrente de ~1.24mA na PT100, o q faz com q as contas de bits no ADC sejam mais simples. E a 0grausC tens 1.24V na saida do Opamp.

Isto sou eu a pensar alto. Ora isso tem um amplificador diferencial com ganho de 10, e o outro ampop está em montagem não-inversora em que a resistência de cima é a PT100 o que daria um ganho de 1 + PT100/3K3, mas como a entrada negativa do ampop tem que estar igual a Vref, e sabendo que a resistência da PT varia, acaba por variar a corrente na PT (com a temperatura) pois a de 3K3 é fixa e na entrada negativa do ampop não passa (praticamente) nenhuma corrente.
Agora, com Vref = 4.096V como sugerido, para uma PT100 a 0ºC tem 100 Ohm, a corrente teria que ser a mesma que na R de 3K3 ou seja 4.096/3K3 ~ 1.24mA, como diz o Sena. E a queda de tensão na PT100 são 124mV, x10 do amp diferencial 1.24V, como diz o Sena. Mas e a resolução? A resistência da PT100 varia +/- linearmente cerca de 0.366 Ohm/ºC entre 0ºC e 100ºC. Se estiver 1ºC, a resistência é 100.366 Ohm, o que dá uma queda de tensão à saída do amp diferencial de 1.2445V, ou seja a variação é de 4.5mV/ºC, com o ADC de 10bits e a mesma Vref isso dá uma resolução de medida pelo ADC de 4mV, ou seja ~1ºC/LSB.

Este tema "é-me querido" porque em tempos desenhei um circuito para medição de temperatura com uma PT100, e foi um desafio, porque o raio da sonda varia um infinitésimo de Ohm por cada ºC, mas deu-me gozo fazer isto. Por acaso até tenho o esquema on-line:

https://troniquices.files.wordpress.com/2008/07/coscov.png

Era para uma aplicação automotiva (o circuito tem outras coisas para além da parte da medição). Com este esquema consigo uma resolução de ~0.33ºC, usa apenas um ampop externo (meio LM358) como buffer da Vref e a Vref do microcontrolador (um ATtiny26). Este MCU tem a vantagem de ter internamente um andar opcional diferencial e de ganho 20 à entrada do ADC, do qual fiz uso (o ATmega328 do Arduino não tem este bloco). A corrente na PT100 anda em torno de 1mA, e a medição é feita tendo 2 divisores de tensão "similares", em que num deles uma resistência é substituída pela PT100. Exige um passo de calibração.
O que é que achas deste circuito Sena? Sempre quis ter a opinião dum pro :) (e de quem quiser comentar tb :) ) . Testei isto com variação de temperatura no circuito e é basicamente "rock solid" a medir a PT100 em passos de 1/3 ºC.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2015, 00:58 por Njay »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #47 em: 17 de Novembro de 2015, 01:02 »
- @StarRider, não quero enganar ninguém mas a ATMEL tem componentes para fins espaciais como o ATmegaS128:
http://blog.atmel.com/2015/10/21/the-first-ever-rad-tolerant-megaavr-is-out-of-this-world/
- Já vi PLCs antigos com portas lógicas apenas, sem um único MCU, e estes ICs eram banais que se compram numa loja da esquina.
- Minha resposta foi em relação ao link que o @maurosmartins deixou aqui, embora diga "It supports Arduino IDE coding" não quer dizer que tenha lá dentro um arduino, foi daí que apresentei a minha opinião... Sr. perfeitinho :)
- Gosto que me corrijam e critiquem as respostas que dou, é assim que deve funcionar um fórum e todos aprendemos um pouco.
Abraço a todos e desculpem por este descambar de off-topics que nada têm a ver com o tema.




Offline Tiago_D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #48 em: 18 de Novembro de 2015, 22:35 »
Boas tenho mais uma duvida para este meu projecto.
Qual será o melhor ADC para uma sonda PT100 ou PT1000?

Para o teu trabalho, qualquer um serve pois nao precisas de precisao de mili-centigrados.
Eu apostaria em uma PT100 de 4 terminais, pois sao mais comuns e os precos mais baixos.

Se vais usar o Arduino, entao o ADC interno eh suficiente desde q tenhas um bom Driver para polarizar a tua PT100. Nao a ligues apenas como divisor de tensao pois perdes precisao.

Um circuito simples ::  LINK

Com tensao de referencia de 4.096V, circula uma corrente de ~1.24mA na PT100, o q faz com q as contas de bits no ADC sejam mais simples. E a 0grausC tens 1.24V na saida do Opamp.

Isto sou eu a pensar alto. Ora isso tem um amplificador diferencial com ganho de 10, e o outro ampop está em montagem não-inversora em que a resistência de cima é a PT100 o que daria um ganho de 1 + PT100/3K3, mas como a entrada negativa do ampop tem que estar igual a Vref, e sabendo que a resistência da PT varia, acaba por variar a corrente na PT (com a temperatura) pois a de 3K3 é fixa e na entrada negativa do ampop não passa (praticamente) nenhuma corrente.
Agora, com Vref = 4.096V como sugerido, para uma PT100 a 0ºC tem 100 Ohm, a corrente teria que ser a mesma que na R de 3K3 ou seja 4.096/3K3 ~ 1.24mA, como diz o Sena. E a queda de tensão na PT100 são 124mV, x10 do amp diferencial 1.24V, como diz o Sena. Mas e a resolução? A resistência da PT100 varia +/- linearmente cerca de 0.366 Ohm/ºC entre 0ºC e 100ºC. Se estiver 1ºC, a resistência é 100.366 Ohm, o que dá uma queda de tensão à saída do amp diferencial de 1.2445V, ou seja a variação é de 4.5mV/ºC, com o ADC de 10bits e a mesma Vref isso dá uma resolução de medida pelo ADC de 4mV, ou seja ~1ºC/LSB.

Este tema "é-me querido" porque em tempos desenhei um circuito para medição de temperatura com uma PT100, e foi um desafio, porque o raio da sonda varia um infinitésimo de Ohm por cada ºC, mas deu-me gozo fazer isto. Por acaso até tenho o esquema on-line:

https://troniquices.files.wordpress.com/2008/07/coscov.png

Era para uma aplicação automotiva (o circuito tem outras coisas para além da parte da medição). Com este esquema consigo uma resolução de ~0.33ºC, usa apenas um ampop externo (meio LM358) como buffer da Vref e a Vref do microcontrolador (um ATtiny26). Este MCU tem a vantagem de ter internamente um andar opcional diferencial e de ganho 20 à entrada do ADC, do qual fiz uso (o ATmega328 do Arduino não tem este bloco). A corrente na PT100 anda em torno de 1mA, e a medição é feita tendo 2 divisores de tensão "similares", em que num deles uma resistência é substituída pela PT100. Exige um passo de calibração.
O que é que achas deste circuito Sena? Sempre quis ter a opinião dum pro :) (e de quem quiser comentar tb :) ) . Testei isto com variação de temperatura no circuito e é basicamente "rock solid" a medir a PT100 em passos de 1/3 ºC.

Boas.

Ja vi que tiveste muito trabalho no desenvolvimento de um circuito para a PT100, para ser sincero ainda não comecei a trabalhar na PT100, mas vou dar uma vista de olhos no teu circuito, testar e eventualmete postarei os resultados. Não tenho trabalhado nisto tanto como queria, mas uma coisa de cada vez e isto vai la  :).
Obrigado pelo poste e pela partilha do esquema.

Viva pessoal,

é possivel que já conheçam, mas fica aqui a referencia http://www.industrialshields.com/ pode ser util para  este tipo de projectos.

Mauro.

Em relação à discussão que se instalou acerca do "PLC Arduino", posso dizer que numa das fábricas da empresa onde trabalho está instalado um desses PLC para uma aplicação simples de leitura de erros da caldeira, registando e armazenado os dados, não posso ser mais preciso porque ainda não tive oportunidade de ver o equipamento, mas pelo que me foi dito até ao momento não falhou.
Mas, para mim, até que seja mesmo provado que é fíavel e robusto o suficiente para passar a ser utilizado em máquinas industriais eu fico de pé a traz, por algum motivo os PLC's podem custar alguns milhares de euros.
A meu ver tem uma vantagem em relação aos PLC's actuais, a linguagem de programação o Ladder é simples mas, à medida que aumenta a complexidade da máquina, torna-se confuso e pouco intuitivo, mas isto são gostos. O que não significa que só o arduino possa ser utilizado desta forma, há uma infinidade de microcontroladores que podem ser bases para PLC's deste tipo.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #49 em: 18 de Novembro de 2015, 23:39 »
A siemens já permite programação numa linguagem própria derivada do C

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #50 em: 19 de Novembro de 2015, 10:10 »
A siemens já permite programação numa linguagem própria derivada do C

E essa linguagem e' transporta para codigo do processador ou interpretada?

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #51 em: 19 de Novembro de 2015, 10:34 »
A siemens já permite programação numa linguagem própria derivada do C

E essa linguagem e' transporta para codigo do processador ou interpretada?
Fica aqui o link para uma explicação rápida http://www.industry.siemens.com/topics/global/en/tia-portal/controller-sw-tia-portal/simatic-step7-professional-tia-portal/iec-programming-languages/pages/default.aspx?ismobile=true#LAD_20and_20FBD_20_e2_80_93_20graphic_20programming_20languages
Infelizmente ainda n pude experimentar a linguagem, mas está na minha lista assim que conseguir um autómato para experiências

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #52 em: 20 de Novembro de 2015, 09:59 »
A siemens já permite programação numa linguagem própria derivada do C

E essa linguagem e' transporta para codigo do processador ou interpretada?

Deve ser interpretada, automatos decentes actualmente têm um ARM v7 a correr linux(lol) e outro cortex-M0/M3/M4 a tratar dos IO, adc's, dac's e afins, são coisas estupidamente complexas, mas são usados para loops de controlo complexos ou Scada Strangelove..
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #53 em: 20 de Novembro de 2015, 17:30 »
A siemens já permite programação numa linguagem própria derivada do C

E essa linguagem e' transporta para codigo do processador ou interpretada?

Boas,

É P-code ... fica a meio caminho entre as duas ;)

Abraços
PA