collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ajuda a identificar componente  (Lida 8560 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Ajuda a identificar componente
« Responder #15 em: 04 de Maio de 2013, 00:43 »
Parecem-me ser varistors. São usados para proteger circuitos de picos de corrente, como um "resetable fuse".

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Ajuda a identificar componente
« Responder #16 em: 04 de Maio de 2013, 12:13 »
Tens aqui umas coisas semelhantes: http://www.sztdz.com.cn/offer/652564736.html

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Ajuda a identificar componente
« Responder #17 em: 04 de Maio de 2013, 12:24 »
Parecem-me ser varistors. São usados para proteger circuitos de picos de corrente, como um "resetable fuse".

Tanto um como outro? Por acaso se não falavas neles isso nem me passava pela cabeça. Vendo imagens de varistores reparo que eles são achatados como esse amarelo que postei, até se costuma ver os pinos dentro do "plástico".  Estes têm uma forma rectangular e nas imagens que vi eles são redondos mas acredito que também haja rectangulares sim. Como identifico o valor dele?

Quanto à segunda imagem a mim parece-me mais um condensador de poliester (por não serem tão achatados) mas aquele código eu não reconheço, provavelmente estou enganado.


Tens aqui umas coisas semelhantes: http://www.sztdz.com.cn/offer/652564736.html

Realmente são iguais a esse. Lá diz que são Fusiveis PTC, desconhecia a existência disso :D

Corrente de retenção:   4 (A)
Corrente máxima:   40 (a)
Tensão máxima:   30 (V)

mas um ptc deveria ter um valor de resistência certo??


Obrigado!

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Ajuda a identificar componente
« Responder #18 em: 04 de Maio de 2013, 14:02 »
mas um ptc deveria ter um valor de resistência certo??

Em geral queres é saber qual é a "trip current", ou seja a corrente a partir da qual a PTC/Varistor abre o circuito.
No exemplo que destes é 4A (corrente de retenção). O valor da tensão máxima é em geral elevado e por isso não deve ser tão importante.

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Ajuda a identificar componente
« Responder #19 em: 04 de Maio de 2013, 14:26 »
No site da mouser, na categoria PTC, posso escolher a resistência e tolerância. Não tem como opção de filtro a "trip current".

Não sabia que os PTC abriam o circuito, pensei que alteravam a sua resistência conforme a temperatura mas que não ia para infinito

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Ajuda a identificar componente
« Responder #20 em: 04 de Maio de 2013, 14:48 »
No site da mouser, na categoria PTC, posso escolher a resistência e tolerância. Não tem como opção de filtro a "trip current".

Não sabia que os PTC abriam o circuito, pensei que alteravam a sua resistência conforme a temperatura mas que não ia para infinito

Pesquisa por "resettable fuses": http://pt.mouser.com/Search/Refine.aspx?N=18356501
Aqui está uma descrição melhor: https://en.wikipedia.org/wiki/Resettable_fuse

É como dizes, quando passa uma corrente que supere a "trip current" a resistência varia/aumenta de tal forma que "abre" o circuito. Isto é teoria, em que a resistencia teria de ser infinita, na pratica não é completamente assim como sabes, mas é suficiente para desempenharem a sua função como protecção de circuitos.



Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
« Última modificação: 04 de Maio de 2013, 14:58 por TheDeadLives »

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Ajuda a identificar componente
« Responder #22 em: 04 de Maio de 2013, 15:21 »
É possível saber por que valores devo procurar através dos códigos escritos nos componentes?

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Ajuda a identificar componente
« Responder #23 em: 04 de Maio de 2013, 16:16 »
Já tive a procura, mas não encontrei, dsc. Mas ser possível deve ser

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Ajuda a identificar componente
« Responder #24 em: 04 de Maio de 2013, 16:20 »
Não tens nada que pedir desculpa! Eu é que tenho que vos agradecer. No 1º componente (amarelo) estou a confiar nos valores que estão naquele site. No outro não faço ideia por que valores devo procurar, para além de que tenho outros componentes iguais com códigos diferentes, por isso é que me dava jeito conseguir "descodificar" o valor deles.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Ajuda a identificar componente
« Responder #25 em: 04 de Maio de 2013, 18:38 »
Pois, pelo que eu sei, esses códigos normalmente variam de fábrica para fábrica. São os códigos internos (muito parecido com aquilo que há nos ovo), por isso é que podes ter componentes semelhantes com códigos diferentes.

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Ajuda a identificar componente
« Responder #26 em: 05 de Maio de 2013, 18:58 »
Descobri coisas novas em relação ao 2º componente. O simbolo diz que a marca dele é Matsushita, que segundo percebi, passou a ser Panasonic.

Depois de saber a marca ja descobri mais coisas sobre o código. 7 k 220 --> 7 é o diametro em mm, o "k" deduzo que seja a série, e o 220 é a tensão de "varistencia", os 2 primeiros digitos são o valor e o 3º o multiplicador (como os códigos de resistencias). Então trata-se de um varistor de 7mm com tensão de varistência de 22v (22 x 10^0).

ps: Não tenho a certeza se o termo correcto é "varistência"...