collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Maquina CNC a partir de CD/DVD drives  (Lida 45661 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Maquina CNC a partir de CD/DVD drives
« em: 10 de Setembro de 2014, 01:18 »
Boas,

Vou refazer um projecto que fiz em tempos de uma CNC a partir de motores de CDROM/DVDROM para quem se queira iniciar neste mundo.
É um projecto muito barato que pode servir para dar alguns conhecimentos no mundo destas maquinas.

Vou postando aqui a medida que for avançado os detalhes do processo.

Lista de material necessario para o projecto :

- Arduino UNO ou MEGA
- 3 easydrivers v4.4 ou outro driver para controlar os motores de passo de 2 fases (o driver tem de ter como input para o motor STEP e DIR)
- 2 drives de CDROM/DVDROM
- 1 drive de diskettes ou uma terceira drive de CROM/DVDROM (neste projecto que vou usar vai ser uma drive de diskettes mas é facil adaptar para outra qualquer)
- Fios de jumper ou outro fio para soldar nos motores.
- Multimetro para medir continuidade

Vou deixar o Arduino e as easydrivers para o fim pois requerem algumas configurações.

Fica aqui uma foto do easydriver que estou a usar



Passo 1 :

Abrir duas drives de CD/DVD e retirar a "cama" onde esta o laser, não vou colocar o detalhe de como la chegar pois é bastante straight forward, a unica coisa necessaria é uma chave de parafusos.
De qualquer forma se tiverem alguma duvida de como lá chegar digam que eu tentarei ajudar.

O que queremos obter é o que está na imagem abaixo, e dependendo da drive esta estrutura pode ser diferente mas muito similar.


De seguida temos de ver dos 4 pinos do motor quais deles tem "continuidade", ou seja, pegar num multimetro e ir tocando nos pinos e ver que pares dão o efeito sonoro de continuidade.O objectivo final é ter dois pares de dois fios que vao ser as duas fase


Depois de identificadas as duas fases, soldei 1 pares de fios jumper (preto e vermelho) a cada fase. Cuidado para nao fazer curto circuito de uma fase para a outra pois pode queimar a driver e o motor sobreaquecer. Coloquei fios de jumper por uma facilidade para depois conectar a driver (no meu caso easydriver).


Amanha coloco mais fotos dos proximos passos.
"We are legion"

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Maquina CNC a partir de CD/DVD drives
« Responder #1 em: 10 de Setembro de 2014, 09:12 »
É preciso ter um bocado de sorte a encontrar essas drives. Já desmontei umas 7 e todas elas com motor DC.

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Maquina CNC a partir de CD/DVD drives
« Responder #2 em: 10 de Setembro de 2014, 09:27 »
Boas Ivitro,

não estaras a desmontar drivers de portatil ou slim? Todas as drives de CD/DVD de desktop que desmontei tinham 3 motores:
1 DC para abrir o tray
1 de Passo igual ao que postei
1 de passo montado em PCB.
"We are legion"

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Maquina CNC a partir de CD/DVD drives
« Responder #3 em: 10 de Setembro de 2014, 10:20 »
Tem de ser drives antigos. Os mais recentes usam servos (com feedback via ótica) em vez de steppers. É semelhante ao que aconteceu nas impressoras.
A solução é ir à cata da sucata de PCs.

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Maquina CNC a partir de CD/DVD drives
« Responder #4 em: 10 de Setembro de 2014, 10:39 »
Ou então pedir a uns amigo drives de CD/DVD :)
Tambem podes usar drives de diskettes, mas tem um curso menor...
"We are legion"

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Maquina CNC a partir de CD/DVD drives
« Responder #5 em: 10 de Setembro de 2014, 11:22 »
Eu ja descasquei de velhinhos pentium 3 e nada...

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Maquina CNC a partir de CD/DVD drives
« Responder #6 em: 10 de Setembro de 2014, 11:51 »
Podes colocar foto dessa zona do cdrom pff?

Acho estranho, pois eu ja abri mais de 5 ou 6 CD/DVD e em 100% usaram motores de passo.
Eram drives antigas, mas as mais recentes deviam ser de 2009.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2014, 11:53 por MRData »
"We are legion"

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Maquina CNC a partir de CD/DVD drives
« Responder #7 em: 10 de Setembro de 2014, 22:43 »
Boa noite,

Continuando onde deixei ontem:

O proximo passo é fazer um suporte para que a "mesa" onde vamos colocar o papel posso ficar.

Como tinha uns pedaços de esferovite decidi usa-los para fazer essa parte. Porque esferovite? porque estava a mão, porque quero fazer o projecto com material que é comum, é uma forma de não gastar nenhum dinheiro e é uma um "amortecedor" natural para alem de ser leve (os motores de passo não tem assim tanto torque) pois quanto mais leve for a estrutura, mais rapido o motor se movimenta.
Cortei 3 pedaços com aproximadamente as mesmas dimensões e colei com cola quente (antes lixei um pouco o esferovite para agarrar melhor a cola)



Chegando a este resultado


Chegou a parte de fazer a "mesa" propriamente dita. Andei a procura e encontrei um pedaço de contraplacado (um quadrado com 60mm) e decidi usar isso mesmo.


Mas antes de colar esse bloco ao esferovite, arranjei 2 pedaços de aluminio com 0,5mm de espessura da tampa de um cdrom slim (que cortei) e vou usar para fazer uma "mola" para prender o papel.


O aspecto final é este, atençao!! deixar pelo menos 50 a 55mm entre os furos (a amplitude de movimento dos motores é de cerca de 40mm)



Hoje infelizmente não tive tempo para fazer mais, mas amanha ca estaremos para avançar mais um pouco, amanha ja devo colocar um video com o teste de movimento do eixo que está feito.
"We are legion"

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Maquina CNC a partir de CD/DVD drives
« Responder #8 em: 11 de Setembro de 2014, 00:18 »
Esses leitores de CDs devem ser de 1x ou 2x, eram um bocadinho lentos, talvez existam numa aparelhagem já que a sua leitura é de 1x.
Das centenas de leitores que já vi para áudio e data, este é o 1º que vejo ter um stepper para controlar a posição do grupo-óptico.

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Maquina CNC a partir de CD/DVD drives
« Responder #9 em: 11 de Setembro de 2014, 00:22 »
Boa noite,

Por acaso nao, estes eram de dois leitores combo (CD/DVD) cd 52x e dvd 16x se nao estou em erro.
Tenho outros de motores de gravadores de cdrom e dvdrom de 48x tambem iguais a estes.
"We are legion"

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Maquina CNC a partir de CD/DVD drives
« Responder #10 em: 11 de Setembro de 2014, 00:48 »
Não me levem a mal, não estou a duvidar de que o que estão a dizer é verdade, mas em 4 CD/DVD que abri os 4 eram deste tipo de motores, alias os unicos que vi serem com motores DC até a data são os SLIM (usados em portateis e servers blade)

Estive a ver a data de fabrico deles e um é de 2008, dois de 2006 e um de 2005.
O mais lento deles todos é um gravador de CD de 48x



"We are legion"

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Maquina CNC a partir de CD/DVD drives
« Responder #11 em: 11 de Setembro de 2014, 22:04 »
Boa noite,

Aqui vai mais uns passos que consegui fazer hoje.

Tinha uma pequena placa de contraplacado que usei como base para poder "suspender" o eixo do X.
Decidi suspender para poder com porcas de cada lado do parafuso nivelar a base (não que seja absolutamente necessario, mas ajuda ;)

Resultado da base



De seguida coloquei o eixo do Y por "cima" tentando fazer um angulo de 90º sobre a o eixo do X, marquei o local para a furação e coloquei o eixo do Y e nivelei.


No "Topo" do eixo Y


Na "Base" do eixo Y


E transversalmente


Este alinhamento não necessita de estar 100% perfeito, basta estar minimamente...

Agora que ja temos dois eixos prontos, está na hora de testar.

Para testar basta ligar o Arduino, a driver e um motor da seguinte forma, nas fases do motor não tem importancia qual é a A e a B, basta ligar lado a lado os fios da mesma fase, o que pode acontecer é ter de inverter para o eixo se mexer na forma pertendida, no limite, conseguimos inverter por software sem necessidade de trocar nenhum fio.


Convem alimentar o motor de uma fonte externa, uma pilha de 9V é suficiente para testar um motor. Para o projecto completo devem arranjar um transformador de 15 a 18V de 1.5A ou mais. No meu caso estou a usar uma fonte regulavel.

Agora vamos escrever umas linhas de codigo no Arduino para testar se o Motor está a funcionar.

Código: [Seleccione]
void setup() {               
  pinMode(8, OUTPUT);     
  pinMode(9, OUTPUT);
  digitalWrite(8, LOW);
  digitalWrite(9, LOW);
}

void loop() {
  digitalWrite(9, HIGH);
  delay(10);         
  digitalWrite(9, LOW);
  delay(10);         
}

Não se preocupem pois não vão ter de escrever mais nenhuma linha de codigo, isto é para testar se o motor funciona correctamente, devem colocar o grupo optico a meio (manualmente) pois nao sabem em que direção o motor vai andar, pois se estiver na ponta e tentar andar no sentido "negativo" vai estar a forçar.

De seguida devem fazer upload do sketch para o arduino e ver se funciona.

No meu caso fiz um programa um pouco mais complexo onde o motor anda para tras e para a frente a velocidade maxima possivel.

Movimento do eixo X.


Movimento do eixo Y.
"We are legion"

StarRider

  • Visitante
Re: Maquina CNC a partir de CD/DVD drives
« Responder #12 em: 11 de Setembro de 2014, 22:27 »

Para testar basta ligar o Arduino, a driver e um motor da seguinte forma, nas fases do motor não tem importancia qual é a A e a B, basta ligar lado a lado os fios da mesma fase, o que pode acontecer é ter de inverter para o eixo se mexer na forma pertendida, no limite, conseguimos inverter por software sem necessidade de trocar nenhum fio.


Como assim ???
Os outupts do A3967 DEVEM ser ligados ás respectivas coils do stepper, se uma fase ficar invertida NÃO é possível corrigir
por "software".

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Maquina CNC a partir de CD/DVD drives
« Responder #13 em: 11 de Setembro de 2014, 22:30 »
Boas StarRider,

Em parte tens razão, se usares software como o Mach3 ou algo comercial, como o que vou usar no projecto é Full Arduino Suported, consigo mudar a "mascara" dos bits e fazer o "reverse" das coils por Software ;)
Se calhar expliquei-me mal, o que quis dizer é que nao interessa se o sentido é para a esquerda ou para a direita, podes inverter isso por software.
As coil não podes inverter se juntares o negativo da coil A com o negativo da coil B.

Quando chegar la depois explico como.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2014, 22:33 por MRData »
"We are legion"

StarRider

  • Visitante
Re: Maquina CNC a partir de CD/DVD drives
« Responder #14 em: 11 de Setembro de 2014, 22:39 »
Boas StarRider,

Em parte tens razão, se usares software como o Mach3 ou algo comercial, como o que vou usar no projecto é Full Arduino Suported, consigo mudar a "mascara" dos bits e fazer o "reverse" das coils por Software ;)

Quando chegar la depois explico como.

Boas,

Sim, isso funciona quando se controla o stepper directamente, mas o A3967 (que é usado no EasyDriver) é um interpretador
com um sequenciador interno e uma interface SD (step / dir) pelo que não existe forma de dar volta à questão.

Abraços,
PA