collapse

* Posts Recentes

LLM Crawlers por jm_araujo
[Ontem às 21:57]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[30 de Abril de 2024, 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]

Autor Tópico: Máquina cnc 3eixos em alumínio  (Lida 91504 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Máquina cnc 3eixos em alumínio
« Responder #60 em: 07 de Setembro de 2014, 10:41 »
Está a ficar com muito bom aspecto, parabéns :)
Parece bem sólida e pelas fotos só vejo um problema que talvez possas vir a ter, o suporte do eixo X está apoiado sob 2 veios laterais, a proximidade entre rolamentos de cada veio é pequena o que pode fazer este eixo torcer caso esteja a fresar numa das pontas X ( exe: veio direito, suponho existirem 2 rolamentos e estes deveriam estar mais afastados).
Há quem coloque dois motores com o fuso onde tens esses 2 veios para eliminar esse problema, mas o mais prático seria colocar o suporte do eixo X fixo à base e fazer a mesa deslizar pelo Y só com um motor.

Foi apenas uma sugestão, pelo que podes confirmar manualmente se torce  ;)
(já vi duas CNCs com esse problema)
Dropes... Eu tive a ver e nao torce.. Esta bem forte... A estrutura e feita em aluminio liga 6060 de 10 mm de espessura.. E para ja ainda vou unir os pilares do eixo x embaixo onde vou ligar ao fuso com uma chapa de aluminio de pelo menos 5mm que ainda nao tenho mas que esta ja esta encomendada... Pois ai ja nao vou ter problema de torcer pois fica bem rija a estrutura... Ja agora para lubrificar os rolamentos e os veios e os fusos o que recomendam... Algum produto de encontrar facilmente nas drogarias ou outras lojas...
Não poderá lubrificar esses tipos de rolamentos com óleo.
Eu costumo utilizar uma massa de silicone, para não danificar nada.

Offline weed2all

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 176
Máquina cnc 3eixos em alumínio
« Responder #61 em: 07 de Setembro de 2014, 11:00 »
Pois por isso perguntei... Onde arranjo esta massa lubrificante?
« Última modificação: 08 de Setembro de 2014, 09:56 por weed2all »

Offline weed2all

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 176
Re: Máquina cnc 3eixos em alumínio
« Responder #62 em: 08 de Setembro de 2014, 15:09 »
E ja qui a tentar montar o eixo z

Acho que esta a ficar bem... Mal de mim se nao ficasse... Lol tanto dinheiro gasto... Tive que medir tudo 2-3vezes antes de fazer os furos pois se estragar o pedaco de aluminio fica puxado para arranjar outro...

Mais 20 euritos ao torneiro para os trabalhos de precissao como furar o topo di eixo z e abrir roscas... Daqui a nada vou buscar a peca de cima onde vai encaixar o motor ...ja tiro umas fotos assim que puder

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.201
Re: Máquina cnc 3eixos em alumínio
« Responder #63 em: 08 de Setembro de 2014, 20:49 »
Muito bom  :)
Acho que é a 1ª CNC que vejo com tanto alumínio por cm³  ::)
Os pormenores dizem tudo, boa continuação que estou a gostar de ver  ;)

Offline weed2all

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 176
Máquina cnc 3eixos em alumínio
« Responder #64 em: 08 de Setembro de 2014, 20:58 »
Eu pensei em fazer em aluminio pq pensei que fosse a maneira mais facil pois nao temho maquina de soldar para poder fazer a estrutura em outro tipo de metal... O aluminio trabalha-se muito bem... Nao e tao rijo e tem um bom aspeto. Nem e precisso preocupar com a ferrugem nem nada disto...

Como se dis em portugal... Matar 2coelhos com uma cajadada...
« Última modificação: 08 de Setembro de 2014, 21:04 por weed2all »

Offline weed2all

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 176
Re: Máquina cnc 3eixos em alumínio
« Responder #65 em: 08 de Setembro de 2014, 21:00 »


Ai fica mais umas coisitas feitas hj...

Offline weed2all

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 176
Re: Máquina cnc 3eixos em alumínio
« Responder #66 em: 10 de Setembro de 2014, 11:17 »
Aluem me sabe dizer onde arranjo aquele material em plastico que muitos usam para fazer as chumaceiras e que eu tive 2 pedacos ai mas precisso para fazer os suportes dos rolamentos para o eixo x... Sabem dizer qual o nome do tal plastico e onde se pode comprar

Offline weed2all

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 176
Máquina cnc 3eixos em alumínio
« Responder #67 em: 10 de Setembro de 2014, 11:20 »
Está a ficar com muito bom aspecto, parabéns :)
Parece bem sólida e pelas fotos só vejo um problema que talvez possas vir a ter, o suporte do eixo X está apoiado sob 2 veios laterais, a proximidade entre rolamentos de cada veio é pequena o que pode fazer este eixo torcer caso esteja a fresar numa das pontas X ( exe: veio direito, suponho existirem 2 rolamentos e estes deveriam estar mais afastados).
Há quem coloque dois motores com o fuso onde tens esses 2 veios para eliminar esse problema, mas o mais prático seria colocar o suporte do eixo X fixo à base e fazer a mesa deslizar pelo Y só com um motor.

Foi apenas uma sugestão, pelo que podes confirmar manualmente se torce  ;)
(já vi duas CNCs com esse problema)
Dropes... Eu tive a ver e nao torce.. Esta bem forte... A estrutura e feita em aluminio liga 6060 de 10 mm de espessura.. E para ja ainda vou unir os pilares do eixo x embaixo onde vou ligar ao fuso com uma chapa de aluminio de pelo menos 5mm que ainda nao tenho mas que esta ja esta encomendada... Pois ai ja nao vou ter problema de torcer pois fica bem rija a estrutura... Ja agora para lubrificar os rolamentos e os veios e os fusos o que recomendam... Algum produto de encontrar facilmente nas drogarias ou outras lojas...
Não poderá lubrificar esses tipos de rolamentos com óleo.
Eu costumo utilizar uma massa de silicone, para não danificar nada.

Nunito gostaria de saber como se chama a tal massa que tu usas para lubrificar as quias e os rolamentos... E se me der umas dicas de onde posso comprar...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Máquina cnc 3eixos em alumínio
« Responder #68 em: 10 de Setembro de 2014, 15:15 »
Spray de silicone, compras até numa sportzone, ou numa drogaria.
Avr fanboy

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Máquina cnc 3eixos em alumínio
« Responder #69 em: 10 de Setembro de 2014, 18:54 »
Nunito gostaria de saber como se chama a tal massa que tu usas para lubrificar as quias e os rolamentos... E se me der umas dicas de onde posso comprar...
A massa de silicone é industrial foi através de uma empresa que em arranjaram um bocado.
Mas como o senso falou existe também na sportzone um liquido do tipo silicone que até vem junto com as passadeiras de ginásio para lubrificar o tapete.

StarRider

  • Visitante
Re: Máquina cnc 3eixos em alumínio
« Responder #70 em: 10 de Setembro de 2014, 22:51 »
Qualquer coisa como isto (ficheiro em anexo):

Silicone Gear Lub: 6,50 euros

Abraços,
PA

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]

Offline weed2all

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 176
Re: Máquina cnc 3eixos em alumínio
« Responder #72 em: 16 de Setembro de 2014, 19:03 »
Boas rapaziada... Amanha ja vou fazer mais qualquer coisa na maquina... Estes dias andei a fazer turnos duplos na bomba onde trabalho e nao tive tempo pra nada... Amanha vou aproveitar para trabalhar um pouco na minha maquina

Offline weed2all

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 176
Máquina cnc 3eixos em alumínio
« Responder #73 em: 09 de Outubro de 2014, 08:58 »
Ai esta o fuso novo para p eixo y.gracas ao StarRider que me vendeu a um bom preco pois o chines enviou 2fusos para o meu endereco so que o dhl tem uns problemas de envio e ainda nao conseguiram entregar..o chines disse que enviou 2 e que devo de receber pelo menos um nos proximos dias..

Offline weed2all

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 176
Re: Máquina cnc 3eixos em alumínio
« Responder #74 em: 09 de Outubro de 2014, 09:01 »
Agora so falta fazer as 2 chumaceiras para o eixo x... Estou a procura de 2 pecas de alinium de 10mm espessura com 160mm de larcura e 50 mm de altura..alguem tem esse material a venda ?