collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Tomadas sem terra  (Lida 17544 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Tomadas sem terra
« em: 07 de Setembro de 2013, 14:34 »
Bon dias/tardes/noites :D

Agora que vou para a universidade surgiu um problema. A casa onde vou ficar parece-me não ter terra no meu quarto.
Quando ligo o portatil noto ao toque que há um pequeno campo electrico na chapa (é de aluminio). Nota-se uma impressão. Eu sei que isto é por falta de terra que já me aconteceu.

Quão preocupado devo estar em meter terra nas tomadas?
Apenas no meu quarto não tem, se bem que acho que as outras não tem a terra ligada aos terceiros encaixes da tomada. São tomadas de apenas 2 buracos (sem os contactos metálicos).
Uma questão tambem é por causa do micro-ondas. Está numa dessas tomadas com "meia-terra". Isso traz problemas?
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Tomadas sem terra
« Responder #1 em: 07 de Setembro de 2013, 15:27 »
Não tens de te preocupar.
Vivi a minha vida toda em casas sem terra, e onde moro agora(casa velha em rejuvenescimento conforme se arranjam €€) só tenho terra nas divisões que vou fazendo obras, que por enquanto é só a cozinha.
A principal razão da terra ser instalada é para proteger o utilizador quando um dispositivo tiver uma falha interna e colocar o exterior a um potencial perigoso (fios descarnados internamente ou soltos a tocar na caixa). Sem terra perdes essa protecção, mas com aparelhos recentes já é raro acontecer.

Só tens é de ter mais cuidado com cargas electrostáticas a trabalhar em electrónica :P

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Tomadas sem terra
« Responder #2 em: 07 de Setembro de 2013, 15:52 »
Não tens de te preocupar.
Vivi a minha vida toda em casas sem terra, e onde moro agora(casa velha em rejuvenescimento conforme se arranjam €€) só tenho terra nas divisões que vou fazendo obras, que por enquanto é só a cozinha.
A principal razão da terra ser instalada é para proteger o utilizador quando um dispositivo tiver uma falha interna e colocar o exterior a um potencial perigoso (fios descarnados internamente ou soltos a tocar na caixa). Sem terra perdes essa protecção, mas com aparelhos recentes já é raro acontecer.

Só tens é de ter mais cuidado com cargas electrostáticas a trabalhar em electrónica :P

Quando o meu PC gera um campo perceptivel ao toque acho que não é boa ideia ter la assim componentes...

Não à coisas que usam a terra para descarregar?

Eu queria pelo menos meter a "meia terra" no meu quarto. É irritante o campo que cria no PC
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline jonhy99

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Tomadas sem terra
« Responder #3 em: 07 de Setembro de 2013, 17:34 »
Boas, qual a diferença entre terra e meia terra?

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Tomadas sem terra
« Responder #4 em: 07 de Setembro de 2013, 17:38 »
Boas, qual a diferença entre terra e meia terra?

Meia terra não é um termo...por isso meti em aspas.

Se reparares as tomadas agora tem uns contactos de metais para o aparelho poder se ligar directamente à terra e poder fazer descargas como quiser.

Algumas tomadas de apenas 2 contactos que tenho la, apesar de não ter estes contactos, não criam campo eléctrico...por isso...pergunta a quem sabe :P
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline jonhy99

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Tomadas sem terra
« Responder #5 em: 07 de Setembro de 2013, 17:47 »
Já exprimentas-te a tirar a tomada fora para ver se tem o cabo terra lá dentro? Assim era só substituires a tomada já que nem são muito caras...

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Tomadas sem terra
« Responder #6 em: 07 de Setembro de 2013, 17:49 »
Já exprimentas-te a tirar a tomada fora para ver se tem o cabo terra lá dentro? Assim era só substituires a tomada já que nem são muito caras...

Pessoas paranóicas -.-
Tenho de fazer isso quando me mudar para lá.

Quase de certeza que há um cabo de terra pelas paredes. Afinal em algumas não faz o mesmo efeito.

Outra coisa: Nesta casa a energia das tomadas e das luzes é a mesma no quadro.

Alguem me pode explicar como o efeito do campo electrico não se verifica numas tomadas de 2 buracos de outras divisões?
« Última modificação: 07 de Setembro de 2013, 17:51 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline jonhy99

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Tomadas sem terra
« Responder #7 em: 07 de Setembro de 2013, 17:52 »
Desculpa-lá se estava a tentar ajudar -.- Enfim...

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Tomadas sem terra
« Responder #8 em: 07 de Setembro de 2013, 17:57 »
Desculpa-lá se estava a tentar ajudar -.- Enfim...

Eu sei que estavas ;)

A minha mãe é que pensa que vou ficar preso ao tecto como uma pastilha ou alguma coisa.
Por isso tenho de tratar disso quando tiver la mesmo a viver.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Tomadas sem terra
« Responder #9 em: 07 de Setembro de 2013, 18:09 »
Se cravar um ferro 30cm debaixo da terra ligar um fio a esse ferro e esse fio as tomadas, a tomada fica com terra  ou não.

Pelos menos é assim que fizeram aqui em casa. 

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Tomadas sem terra
« Responder #10 em: 07 de Setembro de 2013, 18:10 »
Se cravar um ferro 30cm debaixo da terra ligar um fio a esse ferro e esse fio as tomadas, a tomada fica com terra  ou não.

Pelos menos é assim que fizeram aqui em casa.

Ligaram ao neutro certo? e depois aos 3º contacto?
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Tomadas sem terra
« Responder #11 em: 07 de Setembro de 2013, 18:44 »
Terra tipicamente é um varão de cobra maciço com 3m, cravado no chão, idealmente é um buraco com 2m, e cravada mais um metro no buraco leva sal para estar sempre humido, e depois o cabo é cravado e aparafusado no varão.

A ligação de terra é comum ao neutro, mas não é directamente, porque se queres que a terra te proteja tens de ter dijuntores diferenciais ou algo assim do género, 230v AC não é muito a minha coisa e o quadro de minha casa é demasiado complexo para eu vos conseguir explicar(temos gerador trifasico e alimentação trifasica, é basicamente um quadro com 1m por 50cm cheio de dijuntores, medidores, comutadores e coisas do género).

O que tu sentes no portatil, são os condensadores de acoplamento(com um leakage de nA, se não ficavas agarrado ao portatil) que o carregador tem entre o primário e o secundário, experimenta desligar a ficha e rodar 180º, á uma posição em que o condensador acopla ao neutro e não sentes nada.

Uma coisa que é muito perigoso trabalhar sem terra é um osciloscópio.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Tomadas sem terra
« Responder #12 em: 07 de Setembro de 2013, 18:56 »
Tenho ideia que já experimentei virar a tomada 180º e não deu.
Sei que é muito fraco mas incomoda um pouco.

Bem se arranjar um osciloscopio ou fica na minha casa mesmo ou mudar a tomada

Aquele quadro é mesmo muito simples.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Tomadas sem terra
« Responder #13 em: 07 de Setembro de 2013, 21:44 »
Sem terra também não existe diferencial, o que acontece caso apanhes um choque é nada disparar, é para isso que serve e não para curtos, nesse caso são os disjuntores.
Não é que faça muito mal ao portátil, até podes tocar-lhe com um busca polos que vai acender, agora tudo o que for semi-condutor é preciso muito cuidadinho, particularmente ICs CMOS.
O que também é prejudicial são aparelhos que ligues ao USB, se esses aparelhos forem alimentados com um transformador externo, vai haver uma diferença de potencial bem grande podendo chegar a uma centena de volts. Podes fazer a experiência de ligar um multímetro a um terminal do USB e ao cabo do transformador.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Tomadas sem terra
« Responder #14 em: 07 de Setembro de 2013, 23:42 »
A diferença de dar "choque" numas tomadas e não noutras não é das tomadas nem do portátil, mas sim da pessoa (tu).
Para apanhares um choque, por mais leve que seja (o que estás a chamar "campo eléctrico") tens de estar a servir de condutor entre dois potenciais diferentes.
Um dos potenciais é o portátil, o outro é algo do teu entorno que estás a tocar. Repara o que há diferente entre as várias tomadas: qual o piso do chão, se te apoias numa parede, calçados diferentes (descalço vs solas de borracha). Vai ser essa a diferença entre as várias tomadas (nos casos em que rodar 180º a ficha não elimina o choque, como muito bem disse o senso).

Já agora:
Os disjuntores disparam por sobrecarga.
Os diferenciais disparam por diferença entre a corrente que passa no Neutro e a que passa na Fase. Se houver uma diferença maior que a especificada para o disparo, ele desliga, não importa se a diferença é causada por passagem ao fio de terra, a uma torneira ou ao chão.
A vantagem da terra é, por exemplo, se tivermos um fogão com o exterior em metal condutor e o isolamento de um fio interior se danificar e fizer contacto como o metal, se tiver terra vai conduzir corrente e dispara o diferencial. Se não tiver terra, fica o electrodomestico ao potencial do fio exposto, e só quando um elemento externo (uma pessoa) tocar no metal, se estiver descalço ou a tocar numa torneira, vai fechar o circuito, apanhar um choque e só depois se for suficiente a corrente, disparar o diferencial.