collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Diferenças entre potenciometro e reostato  (Lida 12142 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Diferenças entre potenciometro e reostato
« em: 21 de Junho de 2018, 01:16 »
Boas,

Estou a bater com a cabeça para conseguir perceber a diferença entre utilizar um potenciometro ou um reostato (resistência variável). Consigo perceber que o reostato vai mexer com a corrente, uma vez que é colocado em série. Enquanto que o potênciometro vai mexer com o nível de tensão, uma vez que vai funcionar como um divisor de tensão.

Vamos imaginar um motor. Com o reostato altero o nível de corrente que vai "atravessar" o motor. Enquanto com o potenciometro altero com o nível de tensão que vai ser aplicado aos terminais do motor. Aqui é que dou nó! Pois não consigo perceber qual a diferença ou vantagens nisto!

Para ver se conseguia chegar a alguma conclusão substitui o motor por uma resistência fixa de, por exemplo, 180 ohms. E bora lá fazer análises de circuitos. A conclusão que chegei é que em ambos os casos irei ter sempre uma mudança de tensão e corrente no ramo da minha carga (que neste exercicio é a resistência de 180 ohms).

Toda a ajuda será bem vinda!
Cumps

Nota: durante as minhas pesquisas descobri que existem potenciometros em circuito integrado. Ainda não encontrei nenhum modelo, para consultar o datasheet, mas pelo que percebo posso enviar um sinal binário para um dos vários pinos e obter diferentes níveis de resistências. Muito bom  8) ;D
« Última modificação: 21 de Junho de 2018, 01:19 por edeweld »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #1 em: 21 de Junho de 2018, 09:30 »
Sobre o potenciómetro digital procura na ebay por: digital potenciometer.
No google podes procurar por: digital potenciometer arduino

Acho que a principal diferença entre um potenciómetro e um reostrato é que um reostrato sendo normalmente feito de fio e com um tamanho relativamente grande pode dissipar sem problemas potências superiores ás que um potenciómetro normal (de carvão) pode aguentar. Porque em termos de função são ambos uma resistência variável onde o valor é obtido pela "distância" entre o ponto inicial e o cursor.

Nunca brinquei com um potenciómetro digital, mas a ideia que tenho é que suportam correntes muito mais baixas que o potenciómetro físico. Por exemplo, o X9C104P (o primeiro que me apareceu no search) só suporta uma corrente de 3mA.

Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #2 em: 21 de Junho de 2018, 09:53 »
Estou a ver o datasheet do 4066 (http://www.ti.com/lit/ds/symlink/cd4066b.pdf) e também este anda na casa dos 3 mA e coisa do genero. Servirá apenas para dar sinais a um micro! Certo?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #3 em: 21 de Junho de 2018, 10:13 »
É a mesma coisa.
Potenciómetro é o termo genérico mais comum. Reóstato está em desuso, mas em portugal vai-se usando para se referir a potenciómetros de potência mais elevada.

Como já vai sendo habito, nada que não se tivesse conseguido esclarecer num minuto no google : https://en.wikipedia.org/wiki/Potentiometer#Rheostat
Citar
The term "rheostat" is becoming obsolete,[10] with the general term "potentiometer" replacing it.

Estou a ver o datasheet do 4066 (http://www.ti.com/lit/ds/symlink/cd4066b.pdf) e também este anda na casa dos 3 mA e coisa do genero. Servirá apenas para dar sinais a um micro! Certo?
Completamente errado.
Está no nome "CD4066B CMOS Quad Bilateral Switch".
Como passou de interruptor a potenciómetro é um daqueles mistérios do universo (A resposta é 42, falta é fazer a pergunta certa (só para leitores de Douglas Adams ;D ) )

Tanto esses switchs como os potenciómetros são muito usados no domínio analógico.
Quando se tem dúvidas sobre a utilização de determinado componente, a melhor maneira de as esclarecer é procurar pelas "Application Notes", que tem lá tudo escarrapachado:
https://www.onsemi.com/pub/Collateral/AND8414-D.PDF
http://www.analog.com/media/en/technical-documentation/application-notes/AN-1291.pdf (esta tem montes de circuitos exemplo)






« Última modificação: 21 de Junho de 2018, 10:17 por jm_araujo »

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #4 em: 21 de Junho de 2018, 10:17 »
Vou ler os links que enviaste! Thanks

Apliquei agora uma shunt resistor, muito bom! Calcular a corrente com o multimetro em modo voltimetro! Lei de ohm a funcionar  ;D ;D ;D

A minha pergunta do reostato versus potenciometro veio no sentido de saber qual a diferença de aplicações. Quando aplicar um (que influencia a corrente) ao invés do outro (que funciona como divisor de tensão)...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #5 em: 21 de Junho de 2018, 10:24 »
A minha pergunta do reostato versus potenciometro veio no sentido de saber qual a diferença de aplicações. Quando aplicar um (que influencia a corrente) ao invés do outro (que funciona como divisor de tensão)...

Um potenciómetro/reóstato é só uma resistência variavel, mais nada! Não é um divisor de tensão ou um "influenciador" de corrente. Se passares a olhar para eles dessa forma (resistência que podes variar o valor) e não como um componente novo com um fim específico como pareces querer fazer, deixam de ter os segredos que lhes estás a inventar quando tentas atribuir uma finalidade estática.

E numa resistência (se for variável chama-lhe reóstato ou potenciómetro), se houver uma variação de corrente há uma variação correspondente da tensão. É a famosa e que deveria estar mais que interiorizada lei de Ohm: U=I*R !!! É dos princípios mais básicos que já devias ter interiorizado!


« Última modificação: 21 de Junho de 2018, 10:27 por jm_araujo »

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #6 em: 21 de Junho de 2018, 10:28 »
Ok, mas qual a razão de duas montagens distintas. Pelo que tenho lido e visto existe diferença entre regular pela tensão e regular pela corrente. Por vez tens interesse em ter tensão mas o nível de corrente pode ser muito baixo. Outras podes tens interesse em ter corrente alta e nível de tensão baixa.

No exemplo que dei, do motor, qual é a diferença entre controlar pela montagem de dividor de tensão (utilizando os 3 pinos do pot) ou através do reostato (utilizando apenas 2 pinos do pot).

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #7 em: 21 de Junho de 2018, 10:57 »
Faz um estudo com valores e vais ver que as razões se tornam evidentes. Dica: olha às potências dissipadas.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #8 em: 21 de Junho de 2018, 11:24 »
uam resistencias de 180 ohms de 1/4w significa que suporta até 37mA (P=R.I²), certo?
« Última modificação: 21 de Junho de 2018, 11:26 por edeweld »

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #9 em: 21 de Junho de 2018, 13:00 »
É só vantagens! Significa que para controlar uma carga é sempre melhor um potenciometro do que uma resistensia variavel (ou pot como resistencia variavel) https://drive.google.com/file/d/1K18Rvxwjed18BDZl8hlZTJ07q2ZzD7ii/view?usp=sharing

Para melhor mexer nos valores as resistencias de 1200 é o potenciometro e a resistencia variavel.
Está certo?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #10 em: 21 de Junho de 2018, 14:02 »
Pega num motor e experimenta controlar-lhe a velocidade/força com um potenciómetro. Tá na hora de te começares a habituar ao cheiro do magic smoke. Vais perceber e aprender rapidinho.
« Última modificação: 21 de Junho de 2018, 14:03 por Njay »

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #11 em: 21 de Junho de 2018, 14:13 »
Ok, no motor vou ter problemas pois como é um circuito com bobines a corrente está em atraso, logo vou ter uma série de "problemas". Mas a lógica, o raciocinio que apliquei no exercicio está correcto, aplica-se na prática? Por exemplo no controlo de que?

Cumps

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #12 em: 21 de Junho de 2018, 15:23 »
Ok, no motor vou ter problemas pois como é um circuito com bobines a corrente está em atraso

Corrente em atraso em DC... Boa malha, arranja-me desse produto que deve ser do bom !!!

É mais liga um motor a uma fonte e mede quanta corrente precisa. Dica: Não são 20mA....

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #13 em: 21 de Junho de 2018, 15:43 »
Vou arranjar um motor!  ;D

Agora lembrei-me das aulas de electromagnetismos e reparei no erro que disse lá atrás hehe  ;D

Onde se aplica o tipo de montagem que partilhei na imagem?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #14 em: 21 de Junho de 2018, 16:02 »
Potenciómetro/reóstato a controlar um motor?