collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Reprogramar Arduino (Nano) sem computador  (Lida 4590 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Reprogramar Arduino (Nano) sem computador
« em: 25 de Março de 2019, 17:39 »
Olá a todos.

Supondo que este assunto já foi escalpelizado muitas vezes, fui à Internet e fiquei com a impressão que há uma profusão de soluções mais complicadas do que imaginava. Se calhar não há complicação mas eu não percebi.

O cenário é este.

Tenho um Arduíno Nano numa maquineta qualquer a correr determinado código e preciso actualizar esse código sem que lá possa ligar um computador.

Supus que poderia ligar lá, temporariamente, um segundo Nano para por ele despejar (porta série?) o código para o primeiro. Dá impressão que isso pode ser feito mas não percebi se terá que haver algum código em especial a correr no primeiro (e/ou no segundo) para se transferir a nova versão do segundo para o primeiro. Enfim, eu esperava, se calhar ingenuamente, que haveria forma de fazer com um segundo Nano a ‘mímica’ da transferência de código do IDE eventualmente pela porta série porque, supunha (se calhar por causa de algum sonho), que o ‘bios’ do sistema estaria de alguma forma atento para receber código pela porta série.

É de aplicar alguma coisa ao primeiro Nano, por exemplo um I/F Bluetooth para que possa despejar por ele código guardado num bicharoco Android? Seria uma solução com pinta de elegante.

Eu vi uma placa anunciada como servido para a coisa mas custa 50€. Hmmm. É um bocado pesada e, se calhar, trás espinhas.

Preciso alguma ajuda mas, para já, não perca muito tempo com pormenores porque, com algumas dicas eu poderei descobrir o resto.

Abraço
SC

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Reprogramar Arduino (Nano) sem computador
« Responder #1 em: 25 de Março de 2019, 17:53 »
O sistema que queres programar já está feito, ou ainda é uma ideia? É que no segundo caso, daria para mudar do Nano  para um ESP8266? O preço é semelhante (barato), muito mais rápidos e com mais memória, tem wifi, e suportam programação OTA "Over The Air"  com o código certo, que pode ser feita num browser.

Mas se tiver mesmo de ser Nano, tem de ser por wireless, ou dá para "sacar" os fios da porta série (+reset) para fora?

Edit:
Pelos vistos já fizeram como disseste com Bluetooth, encontrei este "guia" na net: https://www.instructables.com/id/Arduino-Bluetooth-Programming/
Neste exemplo precisa do PC na mesma, a diferença é que em vez de ter uma ligação física, é feita por bluetooth.

Todos os Arduino tem um bootloader, que ao ligar/reset procura um programador na porta série. Se não encontrar continua como se nada fosse e corre o código. Se encontrar, é estabelecida um protocolo para transferir um programa novo (ou verificar código). Se ligares o tal módulo bluetooth/série  o Arduino não sabe distiguir se são fios ou wireless, e conseguir programar depende do que meteres no outro lado da ligação.
Mais uma pesquisa, e pelos vistos há quem já tenha tornado possível atualizar por bluetooth com Android: https://create.arduino.cc/projecthub/mansurkamsur/upload-sketch-arduino-over-bluetooth-using-android-f1ce55
Pela tua descrição inicial parece-me que é exatamente a solução que descreves (mas posso enganar-me, só passei os olhos no texto)

Se procurares no google por "android arduino programmer bluetooth"  aparecem muitos resultados semelhantes.

(desculpa a resposta estar algo confusa, fui escrevendo conforme ia pesquisando e tendo ideias, foi escrito em modo multitask)
« Última modificação: 25 de Março de 2019, 18:08 por jm_araujo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Reprogramar Arduino (Nano) sem computador
« Responder #2 em: 25 de Março de 2019, 21:23 »
Olá Araújo,

Vim aqui numa pressinha para dizer que deixar a jeito a porta série é perfeitamente viável.

Quando chegar a casa direi mais qualquer coisa.

SC

ADENDA:
Desculpem, cheguei a casa mas estou demasiado cansado. Amanhã volto.

Abraço
SC
« Última modificação: 25 de Março de 2019, 23:09 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Reprogramar Arduino (Nano) sem computador
« Responder #3 em: 27 de Março de 2019, 15:21 »
Já amainei um bocado, andei um pouco de volta deste assunto e em princípio não me vou dispersar mais. Vou tentar manter-me na 'zona' em que me vou entendendo relativamente(?) bem.

Entretanto, encontrei isto que é capaz de ajudar quem precise:


Parece, entretanto, que é possível programar-se o Nano a partir de um telemóvel, aparentemente instalando nele o compilador. Não tenciono programar no telemóvel (embora possa ser interessante para pequenas correcções) mas é fácil preparar as coisas num PC e usar o telemóvel apenas para carregar o código. A ser assim vou, provavelmente, ficar por aqui.

Entretanto, há por aí uma data de placas com o ESP8266, umas com mais pinos que outros. Que escolher? Sou capaz de comprar uma só para meter o nariz (se calhar vou cair lá dentro).

E qual o compilador para ele?

Obrigado
Um abraço
SC

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Reprogramar Arduino (Nano) sem computador
« Responder #4 em: 27 de Março de 2019, 16:21 »
Para esp8266 recomendo a Wemos D1 Mini. Tem todos os pinos utilizáveis disponíveis nos headers, interface por USB incluída, 4Megas de memória (já dá para meter ficheiros, tipo pagina web ou logs) e é dos mais baratos: https://www.ebay.com/itm/381524981999 .Só casos muito específicos é que justificam outras versões.

Para compilar/programar a forma mais fácil é com Arduino, é suportado pelo IDE.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Reprogramar Arduino (Nano) sem computador
« Responder #5 em: 27 de Março de 2019, 16:47 »
Obrigado.

No link do e-bay encontrei um resumo do bicho e a forma como se complementa o IDE Arduino (a bold).

Entretanto, o que é o GIT?

==========================

D1 Mini NodeMCU Lua ESP8266 ESP-12 WeMos D1 Mini WIFI 4M Bytes Module

Descriptions:
This is D1 mini, it is a mini WIFI board based on ESP-8266EX.
11 digital input/output pins, all pins have interrupt/pwm/I2C/one-wire.
supported(except D0).
1 analog input(3.3V max input).
A Micro USB connection.

How to get started in Arduino:
1.Setup driver
Before you use miniD1 boards, you need setup CH340g driver.
2. Python
On Windows you need install Python 2.7.10.
On Linux & MAC OSX, you don't need install it, comes preinstalled with OS.
3. Installing Hardware package
There is two ways to install hardware package, Boards Manager or GIT
4. Installing with Boards Manager
Starting with 1.6.4, Arduino allows installation of third-party platform packages using Boards Manager. We have packages available for Windows, Mac OS, and Linux (32 and 64 bit).
<1>. Install Arduino 1.6.7 from the Arduino website.
<2>. Start Arduino and open Preferences window.
<3>.Enter http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json into Additional Boards Manager URLs field. You can add multiple URLs, separating them with commas.
<4>. Open Tools?Board:xxx?Boards Manager and install esp8266 by ESP8266 Community (and don't forget to select your ESP8266 board from Tools > Board menu after installation).

5. Installing with GIT (Recommend):
We recommend using GIT to install Hardware package, you can always get the latest version of it.
« Última modificação: 27 de Março de 2019, 17:19 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Reprogramar Arduino (Nano) sem computador
« Responder #6 em: 27 de Março de 2019, 16:51 »
"On Windows you need install Python 2.7.10."

Tenho mesmo que instalar?

Ai, ai, ai ai, é que em minha casa nada se pode parecer com o símbolo do Python, caso contrário tenho um divórcio garantido. Nem queiram saber.

SC

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Reprogramar Arduino (Nano) sem computador
« Responder #7 em: 27 de Março de 2019, 18:44 »
Esses gajos fizeram uma salada das instruções.
Versão oficial: https://arduino-esp8266.readthedocs.io/en/2.5.0/installing.html#boards-manager

Se não vais desenvolver bibliotecas ou contribuir para o projeto Arduíno, não precisas de Git nem Python nem nada disso.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Reprogramar Arduino (Nano) sem computador
« Responder #8 em: 27 de Março de 2019, 23:09 »
Ok, Obrigado.

Assim é limpinho.

Tks,
SC