collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Módulo Wi-Fi - ponto de acesso para realizar as configurações  (Lida 8836 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Viva,

Num dos meus projetos pessoais (word clock) tenho a necessidade de realizar um sistema que permita configurar o dispositivo, como é normal em qualquer projeto.

A forma mais comum é criar uma interface física com botões/menus e configurar o dispositivo. No entanto, tenho pensado numa solução mais alternativa e que está a se tornar comum com a popularização dos módulos Wi-Fi baratos como os ESP8266 que é criar um ponto de acesso com uma página de configurações. A vantagem deste método é que permite a configuração do dispositivo através de qualquer sistema (o acesso através de um browser é praticamente universal) e não exige uma conexão always on à Internet (existe outra forma onde se liga o módulo à rede doméstica comum nos projetos Internet of things).

Ao pesquisar mais sobre esta solução vi que um dos maiores problemas é a estabilidade destes módulos Wi-Fi como servidores. Múltiplas ligações TCP fazem com que o módulo fique instável e caso uma página web tenha imagens ou seja mais "pesada" a ligação é lenta/instável.

Não era preciso que a página de configurações fosse muito "elaborada", mas também não queria que fosse uma página super básica como se costuma ver (com meia dúzia de linhas no código HTML). Com uma compressão eficiente das imagens e do código HTML e CSS seria possível armazenar a página em cerca de 1MB.

O problema é que parece que alojar uma página assim é uma tarefa pouco recomendada: armazenar o conteúdo numa memória externa (já que na ROM do Micro seria impraticável) e depois existiram os problemas da limitação da velocidade da comunicação serial com o módulo Wi-Fi (transmitir 1MB demoraria demasiados segundos).

Depois disto tudo a minha questão é a seguinte:
Alguém já fez algo similar? Existem módulos baratos (5€) que sirvam para este fim?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Módulo Wi-Fi - ponto de acesso para realizar as configurações
« Responder #1 em: 05 de Dezembro de 2015, 02:40 »
Metes BT no módulo lol.
Avr fanboy

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Módulo Wi-Fi - ponto de acesso para realizar as configurações
« Responder #2 em: 05 de Dezembro de 2015, 09:17 »
Não percebi essa resposta de meter BT

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Módulo Wi-Fi - ponto de acesso para realizar as configurações
« Responder #3 em: 05 de Dezembro de 2015, 13:15 »
Ligas-te ao bicho por BT, configuras e depois ele sabe usar o WiFi.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Módulo Wi-Fi - ponto de acesso para realizar as configurações
« Responder #4 em: 05 de Dezembro de 2015, 15:13 »
Isso implica fazer uma app, ele queria uma interface web. Podes e' ter essa interface web alojada num servidor tipo RPI 5$ e depois so envias as configuracoes para o clock. Ou entao em vez de web fazes uma app para o pc ou mobile.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Módulo Wi-Fi - ponto de acesso para realizar as configurações
« Responder #5 em: 05 de Dezembro de 2015, 15:16 »
Se calhar não me expliquei bem senso, queria incluir no meu post mais algumas informações que era para transmitir algum conhecimento para quem quisesse aprender alguns pormenores e a pergunta ficou pouco clara.

Não estou a ver como utilizar um módulo bluetooth poderia resolver este problema. Utilizar uma app para realizar a comunicação por BT e configurar as definições é uma solução muito profissional e com bom aspeto. O problema é que uso exclusivamente iOS e não dá para desenvolver tão facilmente e sem grandes custos como uma app como para dispositivos Android.
Daí a vantagem do Wi-Fi, é um acesso universal sem necessidade de uma app dedicada.

Os maiores problemas neste caso são criar um servidor web mais eficiente/poderoso de forma a conseguir suportar uma página Web mais pesada (com imagens e mais código).

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Módulo Wi-Fi - ponto de acesso para realizar as configurações
« Responder #6 em: 05 de Dezembro de 2015, 15:30 »
metRo_ a solução Raspberry Pi é uma boa solução, neste caso dava substituir completamente o microcontrolador. As minhas dúvidas com respeito a uma solução dessas VS microcontrolador tem a ver com a estabilidade de algo ligado 24h. Embora num projeto deste género o software iria correr sem recurso a grandes leituras/escritas da memória (pelo que li um dos problemas mais comuns é a corrupção dos dados do cartão de memória com o passar do tempo).

Estão satisfeitos com a estabilidade de um Raspberry Pi num projeto 'always on'?

Depois há a questão dos custos finais, teria de conseguir arranjar um desses modelos de 5$ a esse preço, e teria de adicionar o módulo Wi-Fi USB. Se conseguisse arranjar o Raspberry Pi por esse valor iria ser uma solução muito interessante do ponto de vista económico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Módulo Wi-Fi - ponto de acesso para realizar as configurações
« Responder #7 em: 05 de Dezembro de 2015, 21:20 »
A minha resposta foi um bocado meta e provavelmente não entendeste, peço desculpa, á coisas que só fazem sentido na minha cabeça.
Basicamente era algo do estilo mete BT porque é da cena num servidor WiFi.
Resumindo:
 yo dog, you like wireless so much you need wireless to use wireless.
/voltandoparaoburaco..

De qualquer das formas, é meia duzia de campos e umas imagens, um cortex A-banana a correr a 1Ghz ou perto não serve uma página web, os modems/routers/AP's é quase tudo cores MIPS a 300-600Mhz com 4-16MB de RAM e servem bem aquelas páginas todas, algo errado se passa por ai(em relação a um RPi).
Um ESP mesmo assim com jeitinho devia ser mais rápido, de qualquer das formas são uns forms e pouco mais, ou não?
Avr fanboy

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Módulo Wi-Fi - ponto de acesso para realizar as configurações
« Responder #8 em: 06 de Dezembro de 2015, 01:32 »
Já percebi melhor senso :-)

Segundo li (isto porque não tenho experiência prática com algo do género), um RBpi tinha mais que capacidade para servir como servidor web de uma página tão simples. A minha dúvida não é com respeito às capacidades do "bicho" mas mais com respeito à estabilidade do modulo em si com condições específicas (sempre ligado durante 24h a executar um programa simples).
Neste link está um benchmark que fizeram com 200 conexões simultâneas ao servidor. O RBpi até se porta muito bem num cenário de maior stress como esse (é claro que para "servidor web real" não serve como substituto)

http://barracudadrive.com/blog/2013/03/Apache-Nginx-Lighttpd-Monkey-and-BarracudaDrive-Speed-Test

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Módulo Wi-Fi - ponto de acesso para realizar as configurações
« Responder #9 em: 06 de Dezembro de 2015, 01:38 »
Quanto ao ESP ele funciona relativamente bem com uma página web simples (com as tais forms e texto simples). Alem disso apenas terá um cliente ligado de cada vez.
O problema passa quando quisermos complicar a página para lhe dar uma melhor aparência.
Dá para contornar as múltiplas ligações TCP por embeber o código CSS e as imagens em base64, mas aí surge o problema do tamanho final da página e do armazenamento/ comunicação com o ESP. Aí as limitações do ESP ficam bem visíveis.

StarRider

  • Visitante
Re: Módulo Wi-Fi - ponto de acesso para realizar as configurações
« Responder #10 em: 07 de Dezembro de 2015, 22:34 »
MIPS a 300-600Mhz com 4-16MB de RAM e servem bem aquelas páginas todas

A maioria das paginas estão em ROM/FLASH, e muitas são criadas dinamicamente, o
problema não é a RAM, é mais a ROM/FLASH para os elementos estáticos.

Não percebi que o teu "MIPS" se refere à arquitectura (Interlocked Pipeline Stages) ou
do desempenho de  (Milhões de Instruções Por Segundo) ... mas de qualquer forma
existem por ai muitos Web Server (Aplication WS) a correr em MCU a 70Mhz e com
90Kb de RAM ... o que vem reforçar a ideia que querias passar.

Alias, já em tempos vi por aqui um Web Server implementado no AVR a 16Mhz

Edit: o texto tinha alguns erros.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2015, 14:15 por StarRider »

StarRider

  • Visitante
Re: Módulo Wi-Fi - ponto de acesso para realizar as configurações
« Responder #11 em: 07 de Dezembro de 2015, 22:44 »
Boas,

Podes implementar um WS com um ESP8266 na boa, no fundo um ESP8266 acaba
por ser um ETHERNET PHY com um stack TCP/IP que em vez de usar uma interface
MII/RMII usa uma ligação série com um protocolo (AT Command Set).

Acho que já em tempos passou aqui pelo forum um exemplo de um WS feito com
um AVR e um ESP8266 ... existem BUEEEEE de exemplos na net :)

Abraços
PA

StarRider

  • Visitante
Re: Módulo Wi-Fi - ponto de acesso para realizar as configurações
« Responder #12 em: 07 de Dezembro de 2015, 22:47 »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Módulo Wi-Fi - ponto de acesso para realizar as configurações
« Responder #13 em: 11 de Dezembro de 2015, 01:50 »
Obrigado pelas informações StarRider.
Já fui ver o link e está interessante. Todos os outros projetos que vi disponibilizavam uma página muito simples ou então tinham tentado usar um cartão SD para servir de memória flash mas com resultados muito pobres (velocidade de comunicação entre o cartão e o módulo Wi-Fi muito lentas).

Nas minhas pesquisa deparei me com o sucessor do ESP8266, o ESP32

http://esp32.de/

Podem ver neste link mais detalhes. Ainda não vi informações concretas sobre o preço, mas para já o módulo promete:
Um processador dual core 32bits
400Kb de SRAM
Bluetooth
Low power mode
Muitos GPIO
Uma futura IDE para programação (nota: não tem USB o que deve ter sido uma opção para baixar os custos)

Possivelmente com um módulo destes o segundo microcontrolador que servia de "base" ao ESP8266 fica definitivamente sem fazer sentido.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Módulo Wi-Fi - ponto de acesso para realizar as configurações
« Responder #14 em: 11 de Dezembro de 2015, 01:54 »
Falta acrescentar que o ESP32 tem suporte a SSL o que será uma óptima feature para elevar os projetos IoT a outro nível e entrar no campo mais "profissional" (tem de se ler com as aspas que há ainda muitas limitações e outros pormenores que sabemos que são importantes em ambiente industrial ou profissional).

Não consegui foi encontrar a informação da memória ROM e EEPROM deste novo módulo